Gênero Carta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Advertisements

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Abaixo-assinado.
Texto expositivo & argumentativo
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Artigo De Opinião.
Projeto Cadastro Desenho de Processo 1Desenho de processo.
OFICINA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Direito dos Consumidores C idadania e Profissionalidade DR4 - Direito dos Consumidores Professora Andreia Rufino Trabalho elaborado por: Rafael Lourenço.
Carta do Leitor O que você deve saber sobre a carta do leitor:  Compreender a estrutura e os recursos linguísticos.  Perceber as marcas linguística do.
1ª Feira de Ciências da Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista - FeCIBRA Data : 31/08/2016 local : Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral Comitê Científico do Saberes em Ação III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.
Assim como no mundo real existem algumas regras para a convivência pacífica entre as pessoas, o mundo virtual também está criando suas normas para manter.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Título da apresentação
Objetivo desta aula Aprender a elaborar duas correspondências oficiais: o ofício e o memorando.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “SABERES EM AÇÃO”
Professor Gustavo Borges
Carta Pessoal RITA TRINDADE.
SEMINÁRIOS Orientações Colégio São Luís
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Escrita de Artigos Científicos
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
JESSICA ZIBEL VELTER E CACIANE WESSEL
TÍTULO Identificação Eixo.
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Escolha o fundo e a cor das letras
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
Universidade... Curso de... Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Autor do trabalho Orientador: nome do orientador Local / data.
TRANSFORMANDO FATOS EM NOTÍCIAS
CARTA DE ADVERTÊNCIA NO TRABALHO
GÊNERO ENTREVISTA.
ARTIGO DE OPINIÃO.
Relatórios de Auditoria
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
#portuguêsélindo #portnaveia
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Escolha o fundo e a cor das letras
Funções da Linguagem Profª Suzete
PERFIL E COMPETÊNC IA DO RECEPCIONI STA Perfil e competencia do recepcionista.
Trabalhos científicos
Concordância e variação linguística
SEMINÁRIO Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
Figura 1 – Tecnologias da indústria 4.0
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Escolha o fundo e a cor das letras
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
Sobre o Template de Apresentações...
Tópicos Especiais em TI 2
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
ARTIGO DE OPINIÃO.
Textos da Vida Diária.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
SEMINÁRIOS Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
TEMPLATE PARA POSTERES
Template para elaboração do pôster
.
Transcrição da apresentação:

Gênero Carta

CARTA DO LETOR As principais características: PRODUTOR DO TEXTO – alguém que deseja se posicionar frente a algum assunto lido em revista, jornal ou site; DESTINATÁRIO – instituição de comunicação que publicou o assunto; CONTEÚDO - assuntos publicados; OBJETIVO – posicionar-se sobre o assunto publicado, questionar e/ou parabenizar o órgão de comunicação; Em situação de vestibular, TODA carta deve ser redigida de acordo com a estrutura tradicional (cabeçalho, corpo, despedida) ; exceto aviso no comando.

A estrutura textual, bem como a linguagem empregada no gênero “Carta do Leitor”, é influenciada tanto pelo assunto ao qual se refere, quanto pelo veículo midiático em que ela será veiculada. Observando-se cartas de diversos meios de comunicação (revista, jornal e internet) pode-se apontar traços característicos e que aplicam a todas as cartas do leitor; A maioria das cartas do leitor apresentam-se na 1ª pessoa do singular (o que comprova a opinião assumida pelo produtor do texto) ou a primeira pessoa do plural (que representa um enunciador mais genérico que engloba todos os leitores, o que dá ao produtor da carta o poder de “falar em nome de todos”); É comum também o emprego de advérbios que remetem ao espaço e tempo da produção da carta. Em outras palavras, a utilização desses advérbios deixa-nos entrever o contexto de produção da carta; Nas cartas do leitor, predominam as sequências argumentativas que conduzem a uma conclusão; É bastante comum o emprego de palavras que indicam certeza (é claro, com certeza, na verdade) para reforçar os argumentos e dar ênfase à conclusão que é defendida pelo autor.

A carta de reclamação É um texto de caráter persuasivo/argumentativo que pretende apresentar um problema ocorrido com seu emissor e cobrar uma solução. Costumeiramente, os consumidores sentem-se prejudicados por empresas que lhes fornecem produtos e serviços. Um gênero textual que essas pessoas podem usar para pedir a reparação ou a indenização necessárias ou apenas para demonstrar suas insatisfações é a carta de reclamação. Nesse tipo de texto, o autor da carta dirige-se à empresa ou à instituição cujos produtos ou serviços o levaram a sentir-se lesado. As cartas de reclamação costumam ser iniciadas com a identificação das partes do conflito e pela exposição do fato motivador da reclamação.

Em sua carta de reclamação, siga estes passos: • Seja claro, objetivo e direto (o texto não será lido por um técnico). • Evite excessos (xingamentos, ofensas, ameaças, palavrões). • Não extrapole as regras de boa educação. Em relação à linguagem: • O uso da polidez do falante pode determinar a solução para o problema com a velocidade desejada. • Não utilize uma linguagem muito formal: escreva de forma simples. • Use palavras-chave que criem disposição no outro para ler com atenção e deferência, como: “por favor”, por gentileza”, “muito obrigado”. • Use verbos no futuro do pretérito (“gostaria de poder contar com sua atenção”, “seria bom poder receber sua atenção”) e modalizadores de linguagem, como “provavelmente”, “possivelmente”, “talvez”. • Utilize pronomes de tratamento (Senhor, Senhora, Vossa Senhoria etc.) para dirigir-se à pessoa responsável pelo setor da instituição.

O que deve conter uma carta de reclamação Local e data 02. Nome e endereço do destinatário: fornecedor ou fabricante – envie uma carta para cada empresa responsável. 03. Assunto: por ex.: “Demora na entrega de móveis” 04. Introdução: por ex.: “Prezados Senhores:” 05. Descrição sucinta dos fatos: por ex.: “No dia 20/2/2005, comprei um jogo de sofás na Loja Tal da Rua X, tendo pago à vista – Nota Fiscal nº xxx, cópia anexa – e, apesar de a entrega ter sido prometida para o prazo de 24 horas, até o dia 23/2/2005, não havia sido feita. Entrei em contato com o vendedor Fulano, por telefone, que assegurou que a entrega seria feita até o dia 25/2/2005, promessa que foi, mais uma

06. Exposição clara do pedido: por ex 06. Exposição clara do pedido: por ex.: “Diante do exposto, venho notificá-los a providenciarem a entrega imediata do jogo de sofás. Caso contrário, tomarei todas as medidas legais para exigir o ressarcimento dos prejuízos causados pelo não cumprimento da obrigação de sua empresa”. 07. Prazo: por ex.: “Aguardando resposta no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis”. 08. Encerramento: por ex.: “Atenciosamente 09. Assinatura 10. Nome e endereço do reclamante: exija sua resposta por escrito, via e-mail ou carta. Escreva também seu telefone (apenas para ajustes de entrega).