LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O modelo morfossintático
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Prof. Francisco Platão Savioli
Sujeito Sujeito.
Profª Monize Diniz Silva
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Tipos de Sujeito.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS O A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos:
Concordância Verbal O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito simples posposto ou anteposto.
REPRESENTAÇÕES DE LINGUAGENS Adorilson Bezerra Santa Cruz - RN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS AVANÇADO DO NATAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA.
Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido.
Adjetivo. O que é adjetivo? substantivo É uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade ou característica, estado ou modo de ser.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 19. Transitividade Verbal AULA DIGITAL.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Dicas de Português Produção Textual.
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
Sintaxe do período simples
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Funções sintáticas Porto Editora.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe do período simples
Concordância verbal: VERBO SER
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Constituintes frásicos
Prof. Wellington Franco
Funções sintáticas - 1.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
INE 5201 – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
BANCO DE DADOS II.
Banco de Dados Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado.
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
FEBRACE FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Conto Contigo 8.
Exercícios Análise Sintática
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Prof. Francisco Platão Savioli
Termos essenciais da oração.
Indeterminação do sujeito
Sintagma Nominal Sujeito.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Disciplina: Monografia I
SUBSTANTIVOS - FLEXÕES
Sintaxe do período simples
Artigo Definido e Indefinido.
Permutação.
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Funções sintáticas Porto Editora.
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
VERBOS DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO
Unidade 4 VERBOS.
O número como mídia para a música
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo

Aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. TERMOS ESSENCIAIS

Constituintes básicos da oração SUJEITO E PREDICADO As chuvas provocaram inundações sujeitopredicado Elemento ao qual o predicado atribui algo Termo que atribui algo ao sujeito

Tema ou assunto ao qual o predicado agrega afirmações ou comentários que incluem um verbo SUJEITO Qualquer substantivo pode ser um sujeito ao qual se agregam predicados compatíveis Livro educa. custa caro. faz o progresso de um povo. é uma invenção moderna. leva o leitor a outros mundos. Exemplos:

MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO Palavra ou expressão que responde à pergunta quem ou que é que, feita ao verbo da oração. É o termo com o qual o verbo concorda em pessoa e número. Sua posição usual é antes do verbo (ou à sua esquerda, na escrita). Quando formado por substantivo, é permutável pelos pronomes do caso reto (ele, ela, eles, elas).

MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO ‒ EXEMPLO Ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores produtos agrícolas sem adubo. Que é que ganhou cada vez mais prestígio? — Produtos agrícolas sem adubo. Produtos agrícolas sem adubo ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Ganharam (3ª pessoa do plural) concorda com produtos (3ª p. p.) Eles ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Sujeito = produtos agrícolas sem adubo Predicado = ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores

TIPOS DE SUJEITO Algumas orações não possuem sujeito, mas a maioria delas possui. Quando isso ocorre, o sujeito pode se apresentar de duas formas: determinado, quando é possível identificá-lo, ou indeterminado, quando não é possível identificá-lo, apesar de sabermos que existe algo ou alguém com o que ou com quem o verbo concorda.

As alunas chegaram tarde Sujeitopredicado Considera-se como determinado qualquer sujeito que venha representado por qualquer palavra da oração.

SUJEITO DETERMINADO Simples Composto Oculto (elíptico ou desinencial)

SUJEITO SIMPLES As neves friasdescem dos montes. sujeito simplespredicado Núcleo do sujeito: é o elemento central do sujeito, isolado de todos os outros determinantes. Morfologicamente, o núcleo do sujeito é sempre constituído de substantivos ou pronomes substantivo, não precedidos de preposição. Aquele que tem só um núcleo

SUJEITO COMPOSTO Aquele que tem mais de um núcleo A lua e as estrelas brilham no céu. sujeito compostopredicado

SUJEITO OCULTO É aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelo contexto. Levantarei cedo sujeito oculto (eu)predicado Numa oração como Levantarei cedo, o sujeito é determinado, mas não aparece explicitamente na oração. Trata-se de sujeito oculto, elíptico ou sujeito determinado implícito na desinência verbal.

? Chegou-se tarde. sujeito indeterminadopredicado O sujeito é indeterminado quando não vem representado por nenhuma palavra e o contexto não permite identificar a quem o predicado se refere. Sabe-se que há um sujeito, mas não há indícios no texto para identificar quem é nem quantos são.

ø Choveu ontem. sujeito inexistentepredicado O sujeito é inexistente quando a oração é constituída por um predicado puro, que não é endereçado a sujeito algum. Quando o sujeito é inexistente, diz-se que o verbo é impessoal.