Formulação de materiais cerâmicos É a primeira etapa envolvida no desenvolvimento de um produto cerâmico, onde são realizados os cálculos das quantidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Científico das Ciências da Natureza
Advertisements

Como se faz Cerâmica Artística? Viviane Cristina Albarici.
2 MATÉRIAS-PRIMAS 2.1 Classificação.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
DIAGRAMA DE FASES.
AULA 2 CONCLUSÕES.
Matérias-primas Classificação geral: Cerâmicas Vidros Vitro-cerâmicos
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
REAÇÕES E EQUILÍBRIO DE FASES
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Propriedades Termodinâmicas de Substâncias Puras Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Considerações sobre as Propriedades Termodinâmicas de Gases e Líquidos Prof. Dr. Vicente Luiz.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Ciência dos Materiais I - Prof. Nilson – Aula 6 Ciência dos Materiais I - Prof. Nilson – Aula 6 Ciência.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MACAU FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA Termoquímica Érico de Moura Neto 2º semestre.
Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo
Mudança de estado físico e densidade
FÍSICA Calorimetria Aulas de Conceito de calorimetria Mudança de fase
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
CALOR E SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO
Mudanças de Estado de Agregação
1.4. Economia atómica e química verde
IECETEC Orgulhosamente apresenta: profº msc Etevaldo costa
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Análise de Estruturas.
IMM - diagramas de equilíbrio
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Sinterização.
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Propriedades Mecânicas
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Desenvolvimento de microestrutura de materiais cerâmicos
FABRICATION OF LI 2 TIO 3 PEBBLES BY A FREEZE DRYING PROCESS ALEX GALVÃO RODRIGO SOWA.
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Substâncias e Misturas
Curvas tempo temperatura transformação-T. T. T. e curvas C. C. T
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
Aula 06 – Ciências dos Materiais
Equações Diferenciais Ordinárias
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
8. Diagramas de fase em condições de equilíbrio
Cerâmicas a base de Silicato
Diagramas de equilíbrio eutético e eutetóide
Diagramas de equilíbrio entre cerâmicas
Propriedades Físicas Densidade.
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
DILATOMETRIA 1 TERMOLOGIA Professor Antenor Araújo
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
Diagramas de Fase.
Capítulo 1: Tensão.
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
Fatores que afetam a posição das curvas TTT, e temperabilidade
Diagramas de equilíbrio binários
Cinética de processos fermentativos
Termodinâmica e Íons Complexos
Imperfeições cristalinas
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Ligas metálicas: são misturas HOMOGÊNEAS de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.
Leis Ponderais “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas): Numa reação química, em.
Estequiometria:.
Estática dos Sólidos e dos fluidos PROF.: EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR.
LEIS PONDERAIS, RELAÇÕES NUMÉRICAS E ESTEQUIOMETRIA
Transcrição da apresentação:

Formulação de materiais cerâmicos É a primeira etapa envolvida no desenvolvimento de um produto cerâmico, onde são realizados os cálculos das quantidades de MPs disponíveis a serem misturadas e queimadas, afim de se obter um produto com características específicas.

Fatores que influenciam na sinterização e microestrutura final de um corpo cerâmico Fatores da massa: composição química, tipo e quantidade de impurezas Fatores de processamento: granulometria, densidade a verde Fatores relacionados a queima ou sinterização: tempo e patamar (tempo de permanência) no forno; taxas de aquecimento e resfriamento

O Processo de fabricação é selecionado em função da geometria do produto e dos custos envolvidos na obtenção do mesmo As MPs são escolhidas em função das reações ocorridas entre as diferentes MPs, ponto de fusãa e das fases formadas durante a queima (sinterização). Na formulação, o foco é a previsão das fases presentes no produto final, obtido a partir da mistura e queima de um conjunto de MPs.

FERRAMENTAS  Análise química das MPs  Diagrama de fases

Na etapa de formulação, determinam-se as devidas porcentagens de MPs a serem misturadas para que quantidades pré-determinadas de fases sejam obtidas. Assume-se que a cinética de reação entre os componentes do sistema é favorecida e que o equilíbrio termodinâmico seja atingido.

TRIAXIAL CERÂMICO Massas triaxiais são compostas basicamente por argilas cauliníticas, feldspato e quartzo, muitas vezes, com pequenas quantidades de metais alcalino- terrosos.

A composição do produto cerâmico é selecionada em função das propriedades exigidas para o produto final ou ainda em função de suas propriedades reológicas e comportamento durante a secagem e sinterização.

 Argilas cauliníticas: principal componente é a caulinita: Al 2 O 3.2SiO 2.2H 2 O É responsável pela plasticidade necessária ao processamento.  Quartzo: um das formas polimórficas da sílica, é responsável pela estrutura do corpo. SiO 2  Feldspato: são modificações da estrutura da sílica, onde parte dos átomos de silício é substituída por átomos de alumínio. Exemplo: albita, anortita, ortoclásio. É usado como fundente ou formador de fase líquida.  Ortoclásio: K(AlSi 3 )O 8

Argila: plasticidade Feldspato: temperatura de aparecimento de fase líquida e volume de fase líquida Quartzo: granulometria e nível de porosidade atingido no produto final

RESUMO A partir da análise química das MPS e cálculos utilizando os diagramas de fases envolvendo os óxidos majoritários da composição química, torna-se possível prever quais as fases presentes no produto final e qual o melhor conjunto de MPs para se obter um produto cerâmico com as melhores características exigidas.

Vale observar que os diagramas de equilíbrio ilustram a formação de fases a partir da reação entre os óxidos presentes na MP, independentemente da sua composição mineralógica e, portanto, são invariáveis para quaisquer misturas de MPs. Por outro lado, nos diagramas representantes das massas triaxiais, os campos referentes às caracterísitcas típicas de cada classe de produtos pode variar em função da procedência de MPs.

Triaxial

As posições dos campos que ilustram diferentes classes de produtos cerâmicos triaxiais variam não só em função da composição química das MPS de determinada região, mas também considera as especificações técnicas definidas para esses produtos em determinada região, por exemplo, dureza, porosidade e absorção de água. Outros fatores, considerados mais recentemente, estão relacionados à exigências ambientais e toxicidade das MPs.

Deve-se ressaltar que a região de proporções, dentro de um diagrama triaxial é diferente da relação estequiométrica, devido ao fato de que não se trata de um único composto, mas sim de um conjunto de fases.

Diagrama de fases

Análise química das MPs disponíveis no Laboratório de cerâmica

Método matemático Consiste em adequar equações que satisfaçam a estequiometria da composição química da fase desejada, dada em porcentagens em peso dos óxidos que a constituem ou do ponto de interesse localizado em um diagrama de equilíbrio binário ou ternário