Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques 15/10/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Comercial
Advertisements

Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
CONTABILIDADE DE CUSTOS - ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE DE CUSTOS Aulas Semana 03 Prof. Edilei Rodrigues de Lames ADMINISTRAÇÃO – 3º PERÍODO.
Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do Questor.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
7. DISTRIBUIÇÃO INTERNAIONAL
Noções de Contabilidade
Introdução e Conceitos.
Disciplina: Economia Internacional
Estoques O que incorpora o valor dos estoques no BP?
Empresas de Manufatura
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Lucro Real Anual e Trimestral
Componente curricular: Gestão e Análise de Custos Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
TOKIO MARINE AUTOMÓVEL
Agregados Macroeconômicos (Balanço de Pagamentos)
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Custeios para fins gerenciais
PIS e COFINS Creditamento sobre o IPI e o ICMS/ST destacados nas aquisições 24 de janeiro de 2013.
CUSTOS INDUSTRIAIS CUSTOS POR ABSORÇÃO.
Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Demonstração de Fluxo de Caixa
ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO
Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques
Transferências entre depósitos e Filiais
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
Conceitos Básicos de Custos
PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Tópico 3a: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
INCOTERMS.
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
CRITÉRIOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO- I/III
GESTÃO DE LOGÍSTICA ESTOQUES.
Sistema de acumulação de custos
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
Operações com Mercadorias
Planejamento de Produção
Contabilidade Geral I Site:
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Sonhare Plano de Suprimento, Produção e Estocagem
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Cartões de movimentos contabilísticos (para imprimir)
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Formação de Preços de Venda e Custos
2ª AULA O Processo Contábil
Administração amintas paiva afonso.
Profa. Gabriele B G Andrade
Armazenagem e Manuseio de Materiais
Introdução à Administração de Materiais
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Custos Material Direto Estocagem
Aula 4 - Operações com Mercadorias
Logística e Gerenciamento da
GESTÃO DE CUSTOS E IMPOSTOS
A Administração de Material corresponde, no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas de aquisição, guarda,
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. Heny Ford.
Macroeconomia 1.2 – Principais agregados econômicos: produto, renda e despesa Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva.
PLANO FINANCEIRO Investimento total para o funcionamento da empresa;
Noções de Contabilidade
Capital de giro e análise financeira
Professor: Dr. Geovane Paulo Sornberger
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Contabilidade de Custos
Operações com Mercadorias
Transcrição da apresentação:

Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques 15/10/2010

Veris Faculdade 2 UM DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO, EM BOA PARTE DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS, É O GASTO REPRESENTADO PELO CONSUMO DE MATÉRIAS- PRIMAS, MATERIAIS DE EMBALAGENS E MATERIAIS DIVERSOS OU AUXILIARES.

Veris Faculdade 3 DETERMINADA INDÚSTRIA LOCALIZADA EM RECIFE/PE ADQUIRIU, EM MAIO, QUILOS DA MATÉRIA-PRIMA X DO FORNECEDOR ALFA LOCALIZADO NO PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, NA BAHIA. O PREÇO DE VENDA DESSE FORNECEDOR É DE $ 30,0 POR QUILO. O COMPRADOR PAGOU $ 4.000,00 DE FRETE, PARA O TRANSPORTE DA BAHIA ATÉ RECIFE, MAIS $ 2.000,00 DE SEGURO CONTRA RISCOS DIVERSOS. COM BASE NESSAS INFORMAÇÕES, O CUSTO DE AQUISIÇÃO TOTAL E UNITÁRIO DESSA MATÉRIA-PRIMA FOI O SEGUINTE:

Veris Faculdade 4 ITENS$ VALOR PAGO AO FORNECEDOR ALFA = QUILOS X $ 30,0 CADA FRETE PAGO AO TRANSPORTADOR PRÊMIO DE SEGURO SOBRE FRETES CUSTO TOTAL DE AQUISIÇÃO CUSTO UNITÁRIO DE AQUISIÇÃO = $ /5.000 QUILOS 31,20 CADA QUILO CUSTOU, NA REALIDADE, $ 31,20, APÓS A INCLUSÃO DO FRETE E DO SEGURO PAGO PELA EMPRESA COMPRADORA.

Veris Faculdade 5 IMPOSTOS RECUPERÁVEIS – IMPOSTOS SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI) E IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS – ICMS NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS, OS TRIBUTOS INDIRETOS IPI e ICMS PAGOS PELA EMPRESA COMPRADORA PODEM SER COMPENSADOS COM OS IMPOSTOS DA MESMA NATUREZA QUE SÃO DEVIDOS PELA EMPRESA POR OCASIÃO DAS VENDAS DOS PRODUTOS ACABADOS. POR ESTE MOTIVO, ESTES IMPOSTOS NÃO DEVEM COMPÔR O CUSTO DE AQUISIÇÃO QUE SERÁ INCORPORADO AOS ESTOQUES.

Veris Faculdade 6 EXEMPLO: A INDÚSTRIA DE ARTEFATOS METÁLICOS BH LTDA, ADQUIRIU EM SETEMBRO DIVERSAS MATÉRIAS-PRIMAS, NO TOTAL DE $ , INCLUÍNDO $ DE ICMS e $ de IPI, AS QUAIS SÃO UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE 10 TIPOS DE PRODUTOS METÁLICOS DIFERENTES. NO MÊS DE SETEMBRO, FORAM VENDIDOS VÁRIOS TIPOS DE PRODUTOS METÁLICOS ACABADOS, PRODUZIDOS COM AS DIVERSAS MATÉRIAS-PRIMAS ADQUIRIDAS EM SETEMBRO OU NOS MESES ANTERIORES. O VALOR DAS RECEITAS COM AS VENDAS TOTALIZOU $ , INCLUINDO $ DE ICMS E $ DE IPI.

Veris Faculdade 7 APURAÇÃO CUSTO AQUISIÇÃO MATÉRIA-PRIMA $ PAGAMENTO AOS FORNECEDORES ( - ) ICMS FATURADOS PELOS FORNECEDORES ( ) ( - ) IPI FATURADO PELOS FORNECEDORES ( ) ( = ) TOTAL CUSTO AQUISIÇÃO MATÉRIA-PRIMA

Veris Faculdade 8 APURAÇÃO VENDAS PRODUTOS ACABADOS $ RECEBIMENTO CLIENTES ( - ) ICMS FATURADOS ( ) ( - ) IPI FATURADO ( ) ( = ) TOTAL RECEITA LÍQUIDA

Veris Faculdade 9 APURAÇÃO TRIBUTOS A RECOLHER ICMSIPI TRIBUTOS DEVIDOS SOBRE VENDAS ( - ) TRIBUTOS COMPENSADOS SOBRE COMPRAS (90.000)(50.000) TRIBUTOS A RECOLHER

Veris Faculdade 10 PREÇO CIF E PREÇO FOB CIF CIF SIGNIFICA “ COST, INSURANCE AND FREIGHT”, OU SEJA, CUSTO, SEGURO E FRETE. FOB FOB SIGNIFICA “FREE ON BOARD”, OU SEJA, POSTO A BORDO. A DIFERENÇA ENTRE UMA MODALIDADE E OUTRA ESTÁ NO FATO DE O PREÇO DE VENDA INCLUIR OU NÃO O VALOR DO FRETE E DO SEGURO DE TRANSPORTE. NA MODALIDA CIF, O COMPRADOR JÁ PAGA ALÉM DO MATERIAL, FRETE + SEGURO ( CUSTO DO VENDEDOR ) NA MODALIDADE FOB, O COMPRADOR PAGA SOMENTE O VALOR DO MATERIAL. O FRETE E SEGURO É POR CONTA DO COMPRADOR.

Veris Faculdade 11 PREÇO CIF E PREÇO FOB A RESPONSABILIDADE DO VENDEDOR ESTÁ LIMITADA A “ PÔR A MERCADORIA A BORDO DO VEÍCULO DO COMPRADOR OU DE QUEM ESTE INDICAR PARA O TRANSPORTE.

Veris Faculdade 12 CIF = Cost, insurance and freight ( custo, seguro e frete ) FOB = Free on Board ( posto a bordo )

Veris Faculdade 13 INVENTÁRIO FÍSICO DOS ESTOQUES ENTENDE-SE POR INVENTÁRIO A CONFERÊNCIA PERÍÓDICA DOS BENS DA EMPRESA. NO CASO DOS ESTOQUES, DEVE SER EFETUADA UMA CONTAGEM DE ITEM A ITEM PARA QUE SEJA POSTERIORMENTE CONFRONTADA COM OS ESTOQUES EXISTENTES NA EMPRESA. COMO CONSEQUÊNCIA, APURAM-SE ENTÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS CONTROLES E AS QUANTIDADES APURADAS NO INVENTÁRIO.

Veris Faculdade 14 INVENTÁRIO FÍSICO DOS ESTOQUES O PROCEDIMENTO PERMITE A CONSTATAÇÃO DE POSSÍVEIS FALHAS NOS SISTEMAS DE REGISTROS CONTÁBEIS E DE CONTROLES INTERNOS. POSSIBILITA, TAMBÉM, A APURAÇÃO DE DESVIOS E OUTRAS IRREGULARIDADES NA MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DOS ESTOQUES.

Veris Faculdade 15 INVENTÁRIO FÍSICO DOS ESTOQUES PARA A REALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO, VÁRIAS MEDIDAS SÃO TOMADAS: 1 – PARALISAR AS ATIVIDADES DA EMPRESA; 2 – ARRUMAR ADEQUADAMENTE AS MERCADORIAS; E 3 – SEGREGAR OS MATERIAIS OBSOLETOS E SUCATAS.

Veris Faculdade 16 INVENTÁRIO FÍSICO DOS ESTOQUES EXISTEM DOIS TIPOS DE INVENTÁRIOS: INVENTÁRIO PERMANENTE: TRATA-SE DO CONTROLE DE ESTOQUES EFETUADO DE FORMA PERMANENTE, OU SEJA, CONTROLADO PELA EMPRESA DURANTE TODO O TEMPO POR FICHAS DE ESTOQUES, EM QUE SERÃO CONTROLADAS EM QUANTIDADES TODAS AS ENTRADAS E SAÍDAS DE ITENS E PRODUTOS ACABADOS. INVENTÁRIO PERIÓDICO: É O INVENTÁRIO REALIZADO NO FINAL DE CADA PERÍODO CONTÁBIL, GERALMENTE ADOTADO QUANDO NÃO EXISTE O PERMANENTE, OU PARA CONFERIR OS SALDOS DOS CONTROLES DE FICHAS DE ESTOQUES.

Veris Faculdade 17 INVENTÁRIO FÍSICO DOS ESTOQUES FÓRMULA INVENTÁRIO PERÍÓDICO: CMV = EI + C – EF, ONDE: EI = ESTOQUE INICIAL C = COMPRAS EF = ESTOQUE FINAL.

Veris Faculdade 18 MÉTODO DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES INVENTÁRIO PERMANENTE 1.CUSTO MÉDIO PONDERADO 2.PEPS – PRIMEIRO QUE ENTRA, PRIMEIRO QUE SAI; 3.UEPS – ÚLTIMO QUE ENTRA, PRIMEIRO QUE SAI OS MÉTODOS DE AVALIÇÃO DE ESTOQUES OBJETIVAM, EXCLUSIVAMENTE SEPARAR O CUSTO DOS MATERIAIS, DAS MERCADORIAS E DOS PRODUTOS ENTRE O QUE FOI CONSUMIDO OU VENDIDO E O QUE PERMANECEU EM ESTOQUE.

Veris Faculdade 19 EXEMPLO

Veris Faculdade 20 EXEMPLO PEPS

Veris Faculdade 21 EXEMPLO UEPS

Veris Faculdade 22 MÉDIA PONDERADA

Veris Faculdade 23 RESUMO TRÊS CRITÉRIOS MÉTODO UTILIZADO CUSTO MATÉRIA-PRIMA UEPS $ MÉDIA PONDERADA $ PEPS $