Curso MATLAB 6 Instrutor: Marcelo Escobar Tópicos Especiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carlos André Vaz Junior
Advertisements

MATLAB – Aplicações a Engenharia Construção de Interfaces Gráficas
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Instrutor: Marcelo Escobar
PowerPoint 6ª série.
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Orientações para PowerPoint
POWER POINT.
POWER POWER POINT POINT.
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Introdução ao MATLAB 5.3 para Hidrólogos
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Excel.
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
1 Aula 08 Conteúdo de Suporte ao Trabalho 2 Prof. Filipe Mutz.
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
Programação Orientada a Objetos com C++ Descrição do Trabalho Final.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
Treinamento Elipse E3 para Iniciantes Capítulo 9 Estrutura de telas e quadros Equipe 1: Carlos, Eduardo, Jader, Lindolfo e Marcondes.
Por Cybele Meyer. CLIQUE EM INICIAR – TODOS OS PROGRAMAS ESCOLHA O Windows Movie Maker Vai abrir a tela para se trabalhar.
Como criar o seu site no WEBNODE. O Webnode O Webnode é um site que permite que você crie sites pessoais, empresariais, de jogos, de vendas ou de qualquer.
Tutorial Prezi Criando apresentações interativas.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Word 2013 Processador de Textos.
Gerenciando fontes bibliográficas no
Carta Mensal através do site ens.org.br, Ipad e Iphone
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Como formatar um trabalho científico de acordo com as Normas da ABNT
Introdução Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão
ListBox O componente ListBox permite que os usuários selecionem um ou mais itens de uma lista preferida. Use o componente ListBox para criar um controle.
Microsoft Office.
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Como Customizar Documentos no Gdoc do ASP
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Aula Introdução ao MATLAB
Criação de Grupos no Rooda
Cursos para Microsoft Office
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Programação de Computadores I – Arquivos
INFORMÁTICA TRT – PF – PRF WORD E EXCEL
Cursos para Microsoft Office
Soft Starter ATS48 Comunicação ATS48, CLP Ethernet e IHM em Modbus TCP.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Cadastro de Funcionário
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - EAD Módulo I
Linguagem de Programação TM 333
Grupos de Acesso A funcionalidade Grupos de Acesso permite criar acessos personalizados no sistema, definindo quais funcionalidades cada grupo criado poderá.
Inventário Balanço de Estoque
Tecnologias da Informação e Comunicação
CRIANDO UMA PESQUISA ORGANIZACIONAL
Aula de power point Nesta aula iremos aprender: Operações básicas;
SISTEMA OPERACIONAL. Área de trabalho; Como personalizar a área de trabalho; Como criar atalhos; Como personalizar o menu Iniciar; Como associar sons.
Conceitos Básicos do Excel. O Excel é um editor de planilhas eletrônicas para visualização, gerenciamento e análise de dados, mas também possui alguns.
Editor de textos -Writer
SOBRE O TRABALHO E AULA SOBRE O WORD
Nova CMB.
Passo a passo – Instrutor
A utilização do Google Apresentação como ferramenta pedagógica
Microsoft Excel: Módulo 1 – Introdução O Microsoft Excel é um software destinado à criação e edição de planilhas eletrônicas. É utilizado e requisitado.
Microsoft Excel: Módulo 1 – Introdução O Microsoft Excel é um software destinado à criação e edição de planilhas eletrônicas. É utilizado e requisitado.
Tipos Primitivos de Dados
Elaborado por: André Aparecido da Silva
AULA SOBRE O WRITER.
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Introduza os detalhes do seu evento aqui
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Iniciação Digital (25 horas)
Transcrição da apresentação:

Curso MATLAB 6 Instrutor: Marcelo Escobar Tópicos Especiais

Tópicos Especiais: Importação e Exportação de Dados. Interfaces de Programação Arquivos de áudio e vídeo. Interfaces gráficas com o Usuário.

Importação\Exportação de Dados e Informações:. Podemos exportar e importar dados através de um procedimento interativo ou automático. Normalmente quando criamos rotinas queremos automatizar a troca de dados entre aplicativos e programas.Em casos mais simples podemos apenas querer ler uma tabela em excel sem ter que digitar todos os dados em Matlab. A seguir temos exemplos de que forma podemos fazer isso entre os aplicativos mais comuns e utilizados não só na troca de dados(importação e exportação) como na troca de informações (interface de programação). Mais simples possível: File  Import Data no menu do Matlab

Importação de Dados: Arquivos de Texto: >>help dlmread [lê dados em arquivo de texto] Ex: >>dlmread(‘dados.txt’, ‘,’) Dados.txt 1, 2,3 Excel: >>help xlsread [lê dados em planilha de excel] Arquivos.mat ou tipo Ascii: >>load nome_do_arquivo >>save nome_do_arquivo [ salva em arquivo tipo mat]

Importação de Dados: Podemos querer abrir um arquivo de texto e escrever nele dados de saída da nosso programa: >> help fopen [abri ou cria um arquivo novo] retorna um fid [identificador do arquivo] >>fid=fopen(‘resultados.txt’,’w’) permissão Tipos de Permissão: 'r' [leitura] 'w' [escrita (criação se necessário)] >>help fclose [fecha o arquivo] >>fclose(fid) Escrita: >>help printf [escreve dados formatados]

Importação de Dados: Devemos escrever o texto e indicar com % a posição do número e inserir a formatação. %a.bc: a= número de espaços, b=numero de dígitos. c=Formatos: d, i, o, u, x, X, f, e, E, g, G, c, s f-real. e-notação cientifica Após o formato podemos inserir: \n \t [ nova linha, tab] Exemplo 1: x=[ 1 2 3] >>fprintf(fid,’o valor de x é:=%5.4f/n) O valor de x e: Exemplo 2: x = 0:.1:1; y = [x; exp(x)]; fid = fopen('exp.txt','w'); fprintf(fid,'%6.2f %12.8f\n',y); fclose(fid); >>help scanf [ lê dado de um arquivo]

Importação/Exportação de Dados: Via Troca Dinâmica de Ddados [DDE] e ActiveX. >>help winfun 1)DDE: Canal=ddeinit(‘excel’, ‘nome_do_arquivo.xls’) [inicio de comunicação] M = ddereq(canal, 'r1c1:r2c2'); [ importação] N=ddepoke(canal,'r1c1:r5c5', eye(5)); [exportação] rc=ddeterm(canal) [ fim de comunicação]

Active X: Exemplo Excel 2) Active X: Excel = actxserver('Excel.Application'); [ inicio] set(Excel, 'Visible', 1); [abrindo excel] Workbooks = Excel.Workbooks; [inserido planilhas] Para arquivo novo: Workbook = invoke(Workbooks, 'Add'); Para arquivo existente: fid=invoke(Workbooks,'Open','myfile.xls'); Ativação da Planilha 2 por exemplo: Sheets = Excel.ActiveWorkBook.Sheets; sheet2 = get(Sheets, 'Item', 2); invoke(sheet2, 'Activate');

Active X: Exemplo Excel Pegando o handle da planilha ativa: Activesheet = Excel.Activesheet; Dado que desejamos enviar: [ importação] A = [1 2; 3 4]; Definindo o Range: ActivesheetRange = get(Activesheet,'Range','A1','B2'); set(ActivesheetRange, 'Value', A); [ inserindo o valor A] Salvando e Fechando o Excel: invoke(Workbook, 'SaveAs', 'myfile.xls'); invoke(Excel, 'Quit'); Obs: podemos usar get para importar do excel de maneira similar.

Active X: Exemplo Word: Active X: Word Wrd=actxserver(‘Word.Application’); Wrd.Visible=1; [torna o Word visível] Para arquivo novo: Doc=invoke(wrd.Documents,’Add’); Para arquivo existente: Doc=invoke(wrd.Documents,’Open’,’myfile.doc’); Inserir parágrafo: Invoke(Doc.Content,’InsertParagraphAfter’); Inserir Texto: Invoke(Doc.Content,’InsertAfter’,’Meu texto aqui’); Invoke(Doc.Content,’InsertParagraphAfter’); Capturar fugura 1 atual: print('-dmeta','-f1'); Invoke(Doc.Content,'Collapse',0); Colar no documento: Invoke(Doc.Content,'PasteSpecial',0,0,1,0,3);

Active X: Exemplo Word: Salvando: Invoke(Doc,’SaveAs’, ‘name’,1); Fechando o Documento: Invoke(Doc,’Close’); Terminando Contato: Invoke(wrd,’Quit’); Delete(wrd); Obs: O comando invoke(nome da application), permite acesso a suas propriedades.

Excel Link: Quando o Matlab é instalado, ele cria uma pasta de nome toolbox, dentro dessa pasta tem uma sub pasta de nome exlink.O Arquivo excllink.xla permite troca de dados interativos entre o Matlab e o excel. O arquivo vem com macros que são acionadas por botões na barra de ferramentas: macros

Excel Link: Putmatrix [exporta do Matlab] Basta selecionar os dados a serem enviados, clicar em putmatrix e definir o nome da variável a ser criada no Matlab. Getmatrix[importa para o matlab] Basta selecionar a célula superior esquerda onde será colado o dado do matlab clicar em getmatrix e definir o nome da variável putmatrix e definir o nome da variável do Matlab.

Matlab Notebook: Permite a execução de comandos digitados no word, uma ferramenta bem útil para relatórios. Para utilizar o Matlab notebook é necessário realizar um setup: Digite: >>notebbok –setup O Matlab pede a versão do seu Word e em seguida pede dois arquivos por meio de uma caixa de dialogo, um executável e outro.dot (normal.dot por exemplo).Esses arquivos se encontram dentro do diretório em o que o Office se encontra instalado. Esse procedimento só precisa ser realizado uma vez.Daí em diante basta digitar >>notebook que uma arquivo de word é aberto com macros na barra de ferramentas.

Matlab Notebook: Escreva seu texto normalmente, selecione o texto com o comando do Matlab que deseja executar,exatamente como faria em ambiente Matlab. Define Input Cell [define como entrada] Evaluate M-book [executa em Matlab os input cell definidos}

Compilação de Funções: O Matlab permite a compilação de um arquivo m em C, o que pode reduzir o tempo de computação em até 40%. Exemplo: >>mcc –x teste_mcc [teste_mcc.m é um arquivo tipo m] A chamada é feita normalmente, e não é necessário que o arquivo m permaneça no diretório. >>Mcc –m teste_mcc [cria um executável]

MEX Files: Funções e sub-rotinas em C ou em Fortran podem ser chamadas pelo Matlab por meio de arquivos MEX.O Matlab também pode executar Cálculos para programas em C ou em Fortran por meio do Matlab Engine. Estrutura do mex file: A rotina computacional que contém a parte do código que implementa as operações desejadas no MEX-file. [subrotina em C ou em Fortran].A rotina de ligação que faz o interfaceamento entre a rotina computacional com o MATLAB através do ponto de entrada da função mexFunction e seus parâmetros prhs, nrhs, plhs, nlhs, onde prhs é um array com os argumentos de entrada da direita, nhrs é o número de argumentos de entrada da direita, plhs é um array com os argumentos de saída da esquerda e nlhs é o número de argumentos de saída da esquerda. [Modificação da subrotina] Será mostrado um exmplo em C. Para mais exemplos e para Fortran,visite o site:

MEX Files para C e C++:

Exemplo: No editor do Matlab #include "mex.h" /* A rotina de cálculos */ void timestwo(double *y, double x) { *y = 2.0*x; } /* A rotina de ligação */ void mexFunction( int nlhs, mxArray *plhs[], int nrhs, const mxArray *prhs[] ) { double *y; double x; plhs[0] = mxCreateDoubleMatrix(1,1,mxREAL); /* Cria matrix 1x1 */ x = mxGetScalar(prhs[0]); /* Obtém o valor escalar e coloca em x */ /* A função mxGetScalar retorna um valor, não um apontador */ y = mxGetPr(plhs[0]); /* Referencia o apontador para y */ timestwo(y,x); } /* Chama a função de cálculo */ Salvar como: timestwo.c >>mex timestwo.c [cria o arquivo mex] >>timestwo(4) >>8

Arquivos de Som : Som: O Matlab permite a leitura de arquivos de som no formato.wav e.au : >>help auread [armazena o som tipo.au em um vetor] >>help wavread [armazena o som tipo.wav em um vetor] A leitura cria um vetor no qual o som fica armazenado, para executar é necessário usar o comando sound: >>help sound O arquivo handel é um arquivo de amostra do Matlab que contém um som armazenado na forma de um vetor: Ex:>>load handel >>sound(y,Fs)

Arquivos de Imagens: Imagem: O Matlab permite a exibição de imagens: >>help imread [armazena a imagem em uma matriz] >>image [ exibe a imagem em uma janela padrão] Ex: >>A=imread(‘foto’,’jpg’) >>image(A) >>axis image off [não exibe os eixos, apenas a figura]

Handle: Como já dito anteriormente cada objeto possui o seu identificador. h-identificador. >>set(h, ‘propriedade1’,valor1) [seta o valor da propriedade no valor1] >>get(h, ‘propriedade1’) [ fornece o valor da propriedade] >>h=plot(x,y) [ retorna o handle do gráfico] >>gca [ retorna o handle do eixo atual] >>gcf [ retorna o handle da figura atual] >>gco [ retorna o handle do objeto atual] >>get(gca,’title’) [ retorna o handle do titulo no eixo atual] >>get(gca, ‘xlabel’) [ retorna o handle do texto na abscissa atual] Usando set podemos editar o tipo da fonte, o tamanho da fonte, a cor, o estilo de linha do gráfico, espessura,...basta usar o handle correto.

Propriedades: Se não editarmos,ao criar uma janela, o matlab usa o padrão de configuração.Uma propriedade que é muito comum se quere alterar é o tamanho e posição de exibição da janela ou caixa de mensagem. A propriedade position é que pode alterar isso, a posição esta relacionada com as unidades utilizadas para medição, units: >>figure >>get(gcf,’position’) [ retorno da posição atual] >>get(gcf,’units’) [ retorno da unidade usada para medição] Vetor posição= [ esquerda base largura altura] [ ] >>get(0) nos fornece as propriedades padrão do Matlab

Caixas de Diálogo: >>help uigetfile [ janela para selecionar arquivo] >>help uiputfile [ janela para salvar arquivo] >>help fileparts [propriedades de arquivo selecionado] >>help uisetcolor [ seleção de cor] >>help uisetfont [ seleção de fonte] >>help warndlg [ caixa de mensagem de warning] >>help errordlg [ caixa de mensagem de erro] >>help helpdlg [ caixa de mensagem de help] >>help questdlg [caixa de pergunta-menu: sim ou não] >>help inputdlg [ caixa para entrada de dados] >>help listdlg [ caixa para seleção em lista] >>help menu [ caixa com menu de opções]

Caixas de Diálogo: Todos esses comando são fáceis de usar, alguns exemplos será mostrado a seguir: >>h=warndlg(‘ Veja os resultados na tela’,’titulo’) Lembrando, h é o handle, podemos editar todas as propriedades, como tamanho, tipo de fonte,etc... Os comandos errordlg, helpdlg,msbox, funiconam de maneira similar. >>s=questdlg(‘ Deseja sair?’,’titulo’,’sim’,’não’) A seleção é retornada como um string em s.

Caixas de Diálogo: Menu: >>k=menu(‘titulo’, ‘opcao1’, opcao2’,’opcao3’) A seleção de um dos botões retorna k=1 se o botão 1 for selecionado, K=2, se o botão 2 for selecionado e assim sucessivamente. Inputdlg: >>k=inputdlg({‘ Altura:’, ‘Comprimento:’},’titulo’) O retorno e feito em uma célula. K{1} valor dado para a altura e K{2} valor dado para a o comprimento. Para realizar cálculos, necessitamos converter para números. K1=k{1}; k1=char(k1); k1=str2num(k1) H=k1;

Uicontrols : >>help uicontrol O uicontrol permite a criação de uma janela com botões: >>h=uicontrol >>get(h) [ propriedades] >>set(h) Propriedade Style: {pushbutton | togglebutton | radiobutton | checkbox | edit | text | slider | frame | listbox | popupmenu } Propriedade Position: Posição na janela. Propriedade String: Texto escrito no botão. Propriedade BackGroundColor: Cor de fundo

Uicontrols : Exemplo: pushbutton : >>h=uicontrol(‘style’,’pushbutton’,‘string’,’executar’) Pushbuttons servem para executar algum arquivo do matlab.Para editar a chamada do arquivo, devemos inserir o nome do arquivo na propriedade Callback. Set(‘h’,’Callback’,’nome do arquivo’) Assim quando acionarmos o botão ele executa o arquivo contido no seu callback.

Uicontrols : Exemplo: edit : >>h=uicontrol(‘style’,’edit’) Edit serve para entrar algum dado na própria janela, ou para retornar saídas. O valor pode ser inserido no edit, usando set: >>set(h,’string’,2) coloca o valor 2 no edit >>a=get(h,’string’) retorna o valor contido como um caracter. Devemos converter para numero se quisermos efetuar cálculos. >>a=str2num(a) [ conversão para numero]

Uicontrols : Exemplo: text : >>h=uicontrol(‘style’,’text’) Text serve para escrever textos na janela. >>set(h,’string’,’ Meu texto’) As propriedades mais importantes são as de formatação, como tamanho da fonte, cor etc... Que podem ser setadas com set.

Uicontrols : Exemplo: checkbox : >>h=uicontrol(‘style’,’ checkbox’) Checkbox serve para selecionar alguma opção. Se o checkbox estiver acionado, é retornado o valor 1 na propriedade Value, e 0 caso não esteja selecionado.

Uicontrols : Exemplo: axes : >>axes(‘position’, [ ]) Serve para colocar um eixo na janela para plotagem. Assim podemos plotar na própria janela. No caso de termos, mais de um eixo na mesma janela, é necessário criar o eixo e plotar em seguida sobre ele. Se no inicio já temos eixos vazios basta obter a posição deles através do handle e sobrepor novos com o gráfico.

Exemplo Uicontrols : Calculadora:

Exemplo Uicontrols : Calculadora.m: %Construcao do Formato: esp=0.2; A=2; B=6; d=[]; %Titulo: ht=uicontrol('style','text','units','centi','position', [A B ],'string','CALCULADORA'); %Visor: hs=uicontrol('style','edit','units','centi','position',[A+5,B-5, 4, 1],'string',d); %Botao desliga: ho=uicontrol('units','centi','position',[A,B-5, 1, 1],'string','OFF','callback','close all'); %Visor de Memoria: hm=uicontrol('style','text','units','centi','position', [A+1.2 B-5 2 1],'string','MEMORY');

Exemplo Uicontrols : Calculadora.m: %Construcao dos botões: for i=1:4 for j=1:8 s={'1' '2' '3' '+' 'Raiz' 'Rd' 'SM' ','; '4' '5' '6' '-' 'Log' 'Exp' 'GM' ';';.... '7' '8' '9' '*' 'SEN' 'TAN' '[' '('; 'clear' '0' '=' '/' 'COS' '.' ']' ')'}; h(i,j)=uicontrol('units','centi','position',[ A+(j-1)*1.2,B-(i-1)*1.2,1,1]...,'string',s(i,j),'fontsize',10); end

Exemplo Uicontrols : %Chamada dos botões: set(h(1,1),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(1,1))]);' ); set(h(1,2),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(1,2))]);' ); set(h(1,3),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(1,3))]);' ); set(h(1,4),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(1,4))]);' ); set(h(2,1),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(2,1))]);' ); set(h(2,2),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(2,2))]);' ); set(h(2,3),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(2,3))]);' ); set(h(2,4),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(2,4))]);' ); set(h(3,1),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,1))]);' ); set(h(3,2),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,2))]);' ); set(h(3,3),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,3))]);' ); set(h(3,4),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,4))]);' ); set(h(4,1),'callback', 'set(hs,''string'',d);set(hm,''string'',d);'); set(h(4,2),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(4,2))]);' ); set(h(4,3),'callback', 'm=get(hs,''string'');n=eval(m);set(hs,''string'',n);'); set(h(4,4),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(4,4))]);' );

Exemplo Uicontrols : %Chamada dos botões cont set(h(1,5),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',sqrt(str2num(m)));' ); set(h(2,5),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',log10(str2num(m)));' ); set(h(3,5),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',sin(str2num(m)));' ); set(h(4,5),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',cos(str2num(m)));' ); set(h(1,6),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',roun(str2num(m)));' ); set(h(2,6),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',exp(str2num(m)));' ); set(h(3,6),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',tan(str2num(m)));' ); set(h(4,6),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(4,6))]);','fontsize',20 ); set(h(1,7),'callback', 'set(hm,''string'',get(hs,''string''));set(hs,''string'',d);' ); set(h(2,7),'callback', 'm=get(hm,''string'');n=get(hs,''string''); set(hs,''string'',[ n m]);' ); set(h(3,7),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,7))]);'); set(h(4,7),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(4,7))]);'); set(h(1,8),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(1,8))]);'); set(h(2,8),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(2,8))]);'); set(h(3,8),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(3,8))]);'); set(h(4,8),'callback', 'm=get(hs,''string'');set(hs,''string'',[char(m) char(s(4,8))]);');:

GUI: Como vimos anteriormente, é necessário a edição de diversas Propriedades para a criação de uma janela interativa. O Matlab possui um aplicativo que facilita a criação de interfaces. >>guide [ acesso ao GUI] Um arraste permite a inserção de uicontrols.

GUI: Um duplo clique sobre o uicontrol nos fornece um acesso às suas propriedades e facilmente podemos editar.

GUI: Ao salvar o arquivo, ele cria um arquivo m com chamadas para os botões. Se não soubermos qual chamada representa o botão, basta dar um clique Com o botão direito do mouse e selecionar editar Callback, aí é só inserir o nome do programa que ele vai executar A interface é salva como um arquivo.fig com um arquivo.m correspondente >>minha_interface [ chama a interface criada]

GUI: >>nome_do_arquivo Exemplos: Diretório do CD-ROM Rotinas\Especiais