Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Advertisements

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Curso Técnico/a de Informática - Sistemas
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Quem quer ser informático?!
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
Organização de Computadores
Introdução à INFORMÁTICA
Introdução Informática
(Sistema de Processamento de Dados)
TIC - Tecnologias da Informação e
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Sistema Multiutilizador
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
O Hardware do Computador Objetivos deste tópico: 1.Descrever a importância do Hardware e apresentar a CPU e a Memória do Computador; 2.Apresentar a hierarquia.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
MedidaRepresenta BIT - b0 ou 1 – menor unidade Byte - BConjunto de 8 bits Kilobyte - KB1024 B Megabyte - MB1024 KB Gigabytes.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Aula 1 – conceitos básicos
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
IFAC1 Hardware e software.
Tecnologias de Informação e Comunicação
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Como a matemática participa da informática?.
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Barramento ou Bus de um Sistema Informático
Tecnologias da Informação e Comunicação
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Arquitetura e organização de computadores
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores
Administração de Gerência de servidores
Informática Básica Raphael de Melo Galvão
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Prof. Wellington Franco
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
O Power Point na Sala de Aula
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
NOÇÕES DE HARDWARE.
Representação dos dados
Os diversos tipos de memorias
Organização de Computadores
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Unidades de Medidas na Informática
Arquitetura de Computadores
Linguagem de Programação I
Organização de um Computador
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Conceitos Introdutórios
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Sistemas Embarcados Prof. Dr. Cesar da Costa
BUILDING INFORMATION MODELING = MODELAÇÃO DA INFORMAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
Introdução à Informática. IE – Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias da Informação e Comunicação

Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados, Processamento, Informação Áreas de aplicação das TIC Computador – Informática e Burótica Comunicação – Telecomunicações e Telemática Controlo e Automação – Robótica e CAD-CAM Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

Informática Informação+Automática Informática Tratamento da Informação por meios automáticos Dispositivos Electrónicos Computadores Sistemas Informáticos

Informática É o tratamento da informação por meios automáticos. É a ciência que estuda os computadores. É a responsável pela criação de programas e jogos. Indica a opção correcta (X). Explica o significado de informática.

Tecnologia da Informação e Comunicação (TI) Processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios electrónicos, nomeadamente, computadores ou sistemas informáticos.

Informação Dados: conjunto de “informação em bruto”, factos, valores numéricos. Por si só têm pouca utilidade. Processamento: conjunto de operações lógicas e aritméticas que são aplicadas, de forma automática, sobre os dados, com o auxílio de equipamentos informáticos. Informação: conjunto de resultados que são obtidos após um processamento Exemplo: 1,67 m Pedro 15 Porto O Pedro tem 15 anos, mede 1,63 m e mora no Porto Processamento DADOS INFORMAÇÃO

Informação Informação Dados Conhecimento Processamento

Informação Digital Toda a informação a que podemos aceder através do computador chama-se Informação Digital. O computador não entende os símbolos que nós utilizamos, assim, tem que os traduzir e codificar para uma linguagem própria, composta por dois símbolos: 0 e 1 A esta linguagem damos o nome de código binário e com base nela o computador transforma e codifica toda a informação.

Unidades de Informação Bit Bit – A unidade mínima de informação, com a qual funcionam os sistemas informáticos. A sua designação resulta da contracção dos termos ingleses “binary” e “digit” (digito binário). Byte Byte – conjunto de 8 bits, sendo a unidade utilizada como base de quantificação da informação. Múltiplos 1 Byte = 8 bits 1 KB (Kilobyte) = 1024 bytes 1 MB (Megabyte) = 1024 KB 1 GB (Gigabyte) = 1024 MB 1 TB (Terabyte) = 1024 GB

Unidades de Informação CD650/700 MB DVD4 a 6 GB Disco Rígido 180 a 250 GB Memória Flash (PEN)512 MB a 8 GB Pergunta: Qual o valor em MB de um DVD com a capacidade de 6 GB? Resposta: 6144 MB

Áreas de Aplicação das TIC: Computador Informática: Diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Exemplos: os alunos quando utilizam um computador, pessoas que trabalham sem sair de casa (Teletrabalho). Burótica: A aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios. Exemplos: bancos, na bolsa, indústria. Domótica: A domótica permite o acesso às funções vitais da casa, como aquecimento, electrodomésticos, alarme, fechaduras das portas, quer seja através de um comando remoto, da Internet ou do seu telemóvel. Exemplo: casas inteligentes Biometria: Ciência que pretende medir, de forma digital, características físicas ou, comportamentos originais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Exemplos: Identificação criminal, controle de ponto, controle de acessos. Ex: TAC – Tomografia Axial Computorizada (meio de diagnostico)

Áreas de Aplicação das TIC: Comunicações Telemática: Associação de todo o tipo de informação multimédia à teleinformática. Aliança das telecomunicações com a informática, com o objectivo de tratar e divulgar informação à distância. Exemplos: Internet, , MSN. T E L E C O M U N I C A Ç Õ E S I N F O R M Á T I C A T E L E M Á T I C A

Áreas de Aplicação das TIC: Controlo e Automação Intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais: Robótica – sistemas electromecânicos CAD/CAM CAD (Computer Assisted Design) – Projecto ou desenho realizado com a utilização de computadores e software específicos. CAM (Computer Aided Manufacturing) – Sistemas de fabrico controlados por computador.

Estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Hardware: Todos os dispositivos físicos que constituem um sistema informático. É responsável por: Entrada de dados (Input) – Recepção dos dados a serem processados Processamento – Manipulação dos dados por forma a obter informação Armazenamento – Armazenamento de informação para posterior reutilização e transporte Saída de dados (Output) – Visualização e obtenção da informação produzida Software: Programas – conjunto de instruções – que fazem a gestão e controlam o hardware, para que o computador possa funcionar correctamente.

Estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Estrutura de Von Neumann Todos os computadores presentes no mercado subordinam a uma: estrutura-padrão, Definida por um matemático com o nome de Von Neumann na década de 40 do século passado Determinou um modo de perceber o funcionamento dos computadores

Estrutura básica do Sistema Informático (Von Neumman) Um computador é um conjunto de dispositivos mecânicos e electrónicos capazes de processar informação. Unidade Central de Processamento (CPU) Memória Primária Dispositivos de Saída (Output) Dispositivos de Entrada (Input) Dispositivos de armazenamento secundário