O que é um Banco Comunitário? É quando os serviços bancários e financeiros são geridos pela própria comunidade, ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMATIVO – Casa Sol Outubro/2012 CASA SOL
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Metas DIAS DE FEIRA +300 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO +20 MIL VAGAS OFERTADAS 17 MIL VISITANTES DURANTE TODO O EVENTO +100 TEMAS DIFERENTES.
NOTA FISCAL GAÚCHA O que significa mesmo???. N OTA F ISCAL G AÚCHA E um programa que incentiva os cidadãos a solicitar a inclusão do seu CPF na emissão.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Projeto Reviver Cerrado. Objetivo deste projeto: Em uma parceria universidade- comunidade-poder público, desenvolver um trabalho vise a difusão de uma.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
Projeto de Extensão Unisul
Bancos Comunitários UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Princípios Economia Solidária
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Apresentação - formação
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Encontro de integração Geral
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Base Nacional Comum Curricular
Centro Educacional Unificado
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Missão Difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Áreas da Coordenação de Pastoral
Apoio:.
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Sistema Divina Providência
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
ROTARACT CLUB DE CURITIBA NORTE - PUC
Forças da Economia Solidária
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Programa municipal de coleta Seletiva
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
GRUPO CONVÊNIO OBJETIVO
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Política de Crédito UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
EMEF Prof. Lênio Vieira de Moraes
O conceito básico da Agenda 21
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
GRUPO CAPACITAÇÃO OBJETIVO:
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Apresentação de Resultados
MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL PIB EM CARMO “ Elevar o Risco na tentativa de chamar a atenção das pessoas para a Fé em Cristo” “ Repensar como treinamos pessoas.
Caminhos de Sustentabilidade
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
IV Conferência Estadual
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Toninho Evangelista - ENAC
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Oficinas Musicando Local de Realização : Em Ramos no RJ na Associação Beneficente Projeto Elikya – ASBEPE.
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Transcrição da apresentação:

O que é um Banco Comunitário? É quando os serviços bancários e financeiros são geridos pela própria comunidade, ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento do bairro. É a própria comunidade quem cria o banco, tornando-se gestora por meio de uma associação local. Financia a produção e o consumo local, promovendo o desenvolvimento da comunidade. Fomenta o desenvolvimento do comércio local e da economia popular.

Quem somos? Um grupo de pessoas e entidades já atuantes na comunidade, com um olhar diferenciado sobre o bem- viver, a troca de saberes e que vem junto com o NEGA (Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa, UFRGS) implementar esse projeto, que é pioneiro na região sul.

Visita do Joaquim (Banco Palmas) Em setembro de 2015 tivemos a visita de um dos fundadores do primeiro Banco Comunitário de Desenvolvimento do Brasil, Joaquim Melo, do Banco Palmas. Joaquim dividiu conosco a as dificuldades enfrentadas pea sua comunidade e as soluções encontradas a partir da organização da comunidade em torno do Banco, o que reafirmou a certeza de estarmos no caminho certo e renovou as nossas esperanças em relação a esse grande desafio.

Ações Executadas Mapeamento: Uma das propostas do Banco é de se saber o que se faz, o que se vende e o que se consome dentro da comunidade. Para isso, a comunidade, a UFRGS e o Banco Palmas organizaram três dias de mapeamento, cadastrando empreendimentos da comunidade. Implantação da OFICINA DO PAPEL NO CENEAM 2. Visita das integrantes ao Banco Palmeiras no mês junho de Constituição da ASSOCIAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDARIA EDUCAÇÃO E CULTURA DA CASCATA, como guarda chuva jurídico do Banco Comunitário da Cascata. Formação sobre o aplicativo E-DINHEIRO moeda eletrônica com destino social, na Escola de administração da UFRGS.

Ações Executadas Construção do lastro: Coleta do PET, com dois núcleos de armazenamento (casa da dona Mira, e no Misturando Arte) e diversos Venda das refeições da Feira, produzidas com trabalho voluntário do Grupo Mobilizador, parceria com o espaço da Escola Professor Oscar Pereira e alimentos doados pela Avesol e Cáritas. Oficina de Cerveja artesanal com a CEREZ e a produção da oficina foi comercializada em parceria com a Padaria Aliança e o valor revertido para o lastro.

Ações Executadas 1ª Feira de Natal de Economia Solidária da Cascata: Foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, contando com 8 bancas, entre expositores individuais e empreendimentos de economia solidária, além de oficinas e atividades culturais. Dentre as oficinas realizadas, a oficina de moedas sociais, trazida pela Rede Estadual de Trocas Solidárias, foi um momento marcante e descontraído, onde e participaram e batizaram a moeda com o nome de Antena.

Ações Executadas Construção e Consolidação da Entidade Gestora do Banco Comunitário da Cascata: Associação de Economia Solidária, Educação e Cultura da Cascata, que é um instrumento que facilita a organização da comunidade, com o objetivo do desenvolvimento local pautado no bem-viver e na solidariedade, através da prática das finanças solidárias, com moeda com destino social.

Ações Executadas Dois Feirões de Trocas, no fim da linha do 1º de Maio.

Ações Executadas Feirão de Trocas no espaço da Escola de Educação Infantil Criança Feliz na comunidade Canudos.

Ações Executadas Feira de Páscoa de Economia Solidária (22, 23 e 24/03)

Ações Executadas Feira do Dia das Mães de Economia Solidária.

Ações Executadas

Ações Executadas Oficina de Trocas dentro das atividades da Ocupação POP.

Ações Executadas Oficina de Confecção de papel artesanal dentro das atividades da Ocupação POP

AÇÕES FUTURAS Implementar toda a quinta-feira Oficina de papel artesanal no espaço CENEAMM 2. Formação e capacitação integrantes do banco em E-Dinheiro e finanças solidárias; Implementar a moeda eletrônica social na comunidade o E-Dinheiro; Oficinas de vários temas; Feiras de Economia solidária mensais; Participação nos espaços de organização da região.

“MUITA GENTE PEQUENA FAZENDO COISAS PEQUENAS, EM MUITOS LUGARES PEQUENOS, MUDARAO A FACE DA TERRA.” P rovérbio Africano