Hidrografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

POTAMOGRAFIA Estudo das águas continentais
JEFFERSON MAMEDE NUNES
Hidrografia.
O Rio da Integridade Nacional
Antonio Neto Lima Bonfim
Bacias Hidrográficas do Brasil
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Hidrografia brasileira
A Hidrografia Brasileira
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
Hidrografia Brasileira
Bacias Hidrográficas brasileiras
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
BRASIL
Hidrografia
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Brasil. BACIA AMAZÔNICA - Drenagem de quase 7milhões de Km % da superfície do Brasil - - Rio Amazonas – 6570km - - Regime Pluvia-Nival -
Bacias hidrográficas brasileiras
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Hidrografia - Características
Hidrografia e o ciclo da água
Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
- Litorâneo - Subtropical. Divisão do Clima do Paraná De acordo com a divisão do climatologista alemão Wladimir Köppen (1948) no Paraná ocorrem os seguintes.
HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO. Aspectos Gerais Área da bacia: km2; Extensão do rio São Francisco: km; Vazão média de m3/s; 47,2 % da área.
Hidrosfera Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. O termo hidrosfera.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Vegetação Brasileira.
Hidrografia - Características
Colégio Jesus Maria José
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
HIDROGRAFIA GEOGRAFIA- JANDERSON.
Hidrografia e o ciclo da água
Biomas brasileiros.
A região Norte do Brasil
PERFIL DE UM RIO.
GEOGRAFIA.
Hidrografia GG.06- p.36.
Região norte.
As principais bacias hidrográficas brasileiras
Hidrografia – conceitos, usos e geopolítica
HIDROSFERA.
Regiões Hidrográficas
Pantanal.
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
Hidrografia Brasileira
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
A influência da Bacia Platina na Geopolítica Sul-americana
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Bacias hidrográficas brasileiras. Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Riqueza em rios e pobreza.
Conselhos para um bom Semestre
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
A Organização dos espaços no País
Fenômenos Atmosféricos 1º EM
Sub-regiões do Nordeste
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
Vegetação Brasileira.
Região Centro-Oeste Capítulo 18 A
Rios 6º Ano.
BACIAS HIDROGRÁFICAS MUNDIAIS
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
1 Usinas Hidrelétricas. 2 As Usinas Hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios em energia.
O Complexo Centro-Sul.
Transcrição da apresentação:

Hidrografia

As partes de um rio e seu curso

Partes de Rio Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso – caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante – sentido do curso do rio. Confluência – quando 2 rios se juntam. Talvegue – parte mais funda do leito. Foz – estuário, delta ou misto.

Foz em delta Foz em estuário

RIOS - DRENAGEM Endorréica – rios que correm para o interior. Exorréica – rios que correm para os mares.

BACIAS HIDROGRÁFICAS Bacias – rios, lagos e lençóis que sofrem influencia da mesma vertente topográfica. Rede – conjunto de escoamento superficial. No Brasil: Rios volumosos. Cheias no verão. Drenagem exorréica. Maioria de planalto. Foz em estuário.

Rede hidrográfica rica em rios, mas pobre em lagos O regime de alimentação é basicamente pluvial-tropical A hidrografia é bastante utilizada como fonte de energia, com predomínio de rios de planaltos A grande maioria dos rios brasileiros é perene, ou seja, nunca secam.

BACIA AMAZÔNICA Maior bacia do mundo. Envolve Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guianas, Bolívia e Brasil. Apresenta duas cheias anuais. Seus afluentes provêm tanto do hemisfério norte, quanto do hemisfério sul. Principal rio é o Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes(Peru), recebendo o nome de Apurimac, em seguida, Ucayali. É a Bacia que apresenta o maior potencial hidroelétrico do país. Apresenta excelente potencial para navegação desde Belém até Manaus.

BACIA DO ARAGUAIA - TOCANTINS É a maior bacia totalmente brasileira. É a terceira em potencial hidrelétrico do país. Apresenta o Rio Araguaia como seu principal afluente. Nasce em área de cerrados. Nascente em regime tropical e tropical úmido. Passa por Goiás, mato grosso, Tocantins, Maranhão, Pará. Usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará que abastece o setor ferrífero.

BACIA SÃO FRANCISCO Nasce na Serra da Canastra – MG. (São Roque de Minas) Passa por Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Rio da integração Nacional. Nasce na mata Atlântica, passa pelo cerrado, Caatinga, Agreste e Zona da Mata.(Rio Perene) É navegável no trecho de 1.370 Km que vai de Pirapora até Juazeiro.(Eclusas) Rio de planalto com grande aproveitamento hidrelétrico. Três Marias Sobradinho Paulo Afonso Xingo

BACIA SÃO FRANCISCO Rio São F. recebe investimentos na agricultura, para irrigação no semi-árido. Transposição do São Francisco procura transformar rios intermitentes e rios perenes. Intensificação da agricultura sertaneja.

BACIA PLATINA A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do planeta. Se estende pelo Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina. É a que apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil. cerca de 60,9% das hidrelétricas em operação. Sua posição geografia é estratégica . É constituída pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.

Bacia do Paraná O rio Paraná é o segundo em extensão na América. Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando a Usina de Itaipu, entre outras. Sua navegabilidade e a de seus afluentes vem sendo aumentada pela construção da hidrovia Tietê-Paraná.

Bacia do Paraguai É basicamente formada por rios de planície, que atravessam a planície do pantanal, sendo o Paraguai o principal. Destaca-se por sua navegabilidade possuindo importantes portos fluviais, por onde são transportados gados de corte, minérios e cereais

Bacia do Uruguai A bacia do Uruguai tem um trecho planáltico, com bom potencial hidrelétrico. Porém com pouco aproveitamento. É navegável no seu médio e baixo curso O rio Uruguai nasce pela fusão dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS).

O Aqüífero Guarani É um reservatório de água subterrânea. Trata-se de um conjunto de rocha porosas por baixo do nível do terreno com águas em seus poros. O aqüífero é trans-fronteiriço.