FERRAMENTA PARA SIMULAR A MENSURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS José V. da Silva Júnior Orientador: Ricardo Alencar Azambuja.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
Gerador de grade de horários com Algoritmos Genéticos Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Rodrigo Correia.
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS (SAV) APLICADO A TASCHIBRA Marco Antônio Batista Orientador: Wilson Pedro Carli.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
SISTEMA BASEADO EM LOCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Acadêmico: Arthur Henrique Kienolt.
PROTÓTIPO DE SISTEMA MÓVEL NA PLATAFORMA ANDROID PARA COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E MENSAGENS ENTRE DISPOSITIVOS BASEADO EM PROXIMIDADE GEOGRÁFICA Aluno:
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Sistema para Reservas de Veículos de uma Cooperativa de Saúde Ricardo Hoffmann Orientador: Wilson Pedro Carli.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A EMPRESAS DE LEILÕES JUDICIAIS Jorge Augusto Schoenfelder Prof. Ricardo de Alencar Azambuja - Orientador.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
Luiz Cláudio Hogrefe Orientador: Prof. Roberto Heinzle, Doutor
DIÁRIO DE CLASSE EM DISPOSITIVO MÓVEL (PDA)
Software para Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA DE FACTORING
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
Formação de preços de venda
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Acadêmico: Marciane Schotten
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Gestão Estratégia de Custos
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA PARA SIMULAR A MENSURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS José V. da Silva Júnior Orientador: Ricardo Alencar Azambuja

Roteiro Introdução; Objetivo; Custos; Simuladores; Trabalhos correlatos; Desenvolvimento; Resultados e discussão; Conclusão; Extensões.

Introdução Conhecer os custos envolvidos na fabricação de um produto é uma das chaves para o crescimento e fortalecimento de uma organização; Simuladores facilitam o desenvolvimento por “imitar” o mundo real, dando a flexibilidade necessária para o aprendizado. Contribuição para o treinamento em organizações.

Objetivo Desenvolver uma ferramenta que permita a simulação da mensuração de custos e formação de preços a fim de facilitar o ensino de sistemas integrados de gestão empresarial com ênfase no módulo de custos.

Custos Diretos e indiretos; Fixos e variáveis; Métodos de custeio; Métodos de precificação.

Custos: Diretos e indiretos

Custos: Fixos e variáveis

Custos: Métodos de custeio Custeio integral (absorção) caracteriza-se pela apropriação de todos os custos (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos) aos produtos; Custeio marginal (direto), parte do princípio de que um produto somente é responsável pelos custos e despesas variáveis que gera.

Custos: Métodos de precificação Com base no custo pleno: apurados segundo o método de custeamento integral acrescidos das despesas de vendas, de administração e da margem de lucro desejada; Com base no custo marginal: qualquer contribuição aos custos é melhor do que nenhuma, ou seja, o preço de venda deve cobrir os custos variáveis.

Simuladores Transformam dados em informações de forma prática e eficaz, digerindo de forma mais eficiente conceitos que antes do computador os educandos tinham maiores dificuldades de absorver; Simulam o mundo real, dando oportunidade de tentativas, erros e acertos, sem que estas causem impacto real; Utilizados em diversos ramos, desde o ensino básico à pilotagem de aviões de guerra, por exemplo.

Trabalhos Correlatos Lopes (1994): treinamento de gestão em RH, onde os participantes simulam um gerente de produção e seus subordinados; Hilgert (2000): auxilia crianças de faixa etária entre 5 e 7 anos, na aprendizagem de formação de cores e formas geométricas.

Desenvolvimento

Desenvolvimento: Requisitos Funcionais: Cadastros de conceitos, produtos, componentes de cálculo, métodos/fórmulas, centros de custo, modelo e roteiro de produção; Geração de preço de custo e de venda; Não funcionais: Ambiente Delphi e Interbase, plataforma Windows e módulos conceitual e prático.

Desenvolvimento: Especificação Diagrama de caso de uso; Diagrama de atividade; Diagrama conceitual de classes; MER: Modelo de entidade e relacionamento. Ferramentas Utilizadas: Enterprise Architect; Power Designer.

Diagrama de caso de uso

Diagrama de atividade

Diagrama conceitual de classe

MER: Modelo de entidade e relacionamento

Desenvolvimento: Implementação

Resultados e discussão Real utilização da ferramenta; Dificuldades encontradas no entendimentos dos conceitos relacionados à Custos; Benefício percebido para utilização em treinamentos.

Conclusão Objetivos atingidos; Estudo dos conceitos de custos e formação de preço de venda; Utilização de tecnologias e ferramentas de desenvolvimento.

Extensões Análises gerenciais; Demonstrativo de resultados; ERP completo (demais módulos).

Agradecimentos Ao orientador prof. Ricardo de A. Azambuja; Aos professores membros desta banca, Paulo R. Dias e Evaristo Baptista, e aos demais professores do curso de BSI. Muito obrigado!