Engenharia genética. A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transformação de Plantas Por Quê ?
Advertisements

E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA.
Trabalho de biologia Aluna= ingride t. professor=hosmany data=
DIVISÃO CELULAR (Setor A) Profº: Luís Eduardo de Souza Gazal.
A genética e os genes. Genética? Biotecnologia? Biologia molecular? Engenharia genética? Transgênicos? Projeto Genoma Humano? Terapia gênica? Clonagem?
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
Vírus Profª Cinthia Costa
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Pentose  ribose Base Nitrogenadaexclusiva  uracila Fita  simples OS TRÊS TIPOS DE RNA RNA – ribossômico (RNA-r)  componente do ribossomo, juntamente.
Biotecnologia DNA recombinante Clonagem reprodutiva Clonagem terapeutica Teste de paternidade Terapia gênica PCR.
Thamilis J. Menezes.  GENÔMICA NOVOS CONCEITOS MARCADOR MOLECULAR CHIP DE SNP SELEÇÃO GENÔMICA VIÁVEL EFICAZ PRODUÇÃO Melhoramento Genético.
Hélio Sylvestre ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA / RNA. Hélio Sylvestre.
ÁCIDOS NUCLÉICOS. DNA RNA Nos núcleos das células, das mitocôndrias e dos cloroplastos encontramos dois tipos de ácidos nucléicos:
Profa. Danielle Galvão CTPM-Betim - BIOLOGIA Capítulos 15 e 16.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
Seguinte Apoio e Financiamento: Seguinte enética P G.
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Vírion A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.
Bactérias.
Biologia 2 ano EM profª Juh
DNA A molécula da vida.
Cultura de Tecidos Vegetais
PROTEÍNAS I Prof. Ana Rocha.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
CLONE População de células geneticamente idências
Engenharia Genética.
Identificação de pessoas pelo DNA
Clonagem Capítulo 5.
ENGENHARIA GENÉTICA.
Biotecnologia.
Correção das atividades
Ciências Naturais – 9.o ano
Prof. Andréa E. M. Stinghen
Professor: Guilherme Vieira
BIOTECNOLOGIA MODERNA
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
NÚCLEO Página 150.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Diferenciação celular Maria Armanda Vieira Dias
Determinado gene de interesse
Professor: Guilherme Vieira
GENÉTICA Genética.
Ciências da Natureza Juçara Bio C
Sociedade, Tecnologia e Ciência
Estrutura e Nomenclatura dos Cromossomos
Biotecnologia Prof:Adauto galiza.
SISTEMA IMUNE. Formado por um conjunto de células e órgãos Importante na defesa do organismo contra agentes agressores ( microrganismos e toxinas) Retirada.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Biotecnologia PROF MARCELLO LASNEAUX AULAS: lasneauxcursos.com.br
BioApoio - Grupos de estudos de biologia Módulo 15
ENZIMAS Boa Vista – RR Maio de CESAR AUGUSTO HELVÉCIO DEEKE JOÃO PEDRO LETÍCIA ANGELIM Boa Vista – RR Maio de 2018.
Engenharia Genética DRA. CRISTIANE SUELY MELO DE CARVALHO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOTECNOLOGIA CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Vacina Genômicas Discente: Cristian Fabiano, Gabriel A. Costa, Gabriel Cornetta, Isadora Santos, Jonathan Almeida, Paloma Yuki.
Professora: Luciana Ramalho 2018
GENÉTICA MICROBIANA.
Reino Monera.
Aplicações do cultivo de células animais
METABOLISMO CATABOLISMO: reações químicas que promovem a destruição ou degradação de material biológico. Exemplo: reabsorção de tecidos, digestão.
Células tronco, clonagem e transgênico.
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Biologia Celular.
O QUE É TRANSCRIÇÃO ? É o processo de formação do RNA a partir da cadeia-molde de DNA. E não é todo o DNA que vai ser sintetizado, apenas alguns fragmentos.RNADNA.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
Professora: Naillin Ruiz
Vírus e Bactérias
Reino Monera.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Seminário de Biologia  Núcleo Celular  Cromossomos  Genoma e genes.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
Transcrição da apresentação:

Engenharia genética

A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma artificial. Esta manipulação envolve duplicação, transferência e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funções e produzir substâncias úteis ao homem. Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejáveis em seres humanos. O hormônio de crescimento era extraído da hipófise de cadáveres e houve casos de pessoas que se contaminaram com uma doença neurológica chamada Creutzfeldt-Jakob.

Mapeamento Genético Através da técnica de hibridização in situ os genes dos cromossomos podem ser mapeados. Para isso são utilizadas sondas feitas a partir de proteínas ou de RNA mensageiro, que produz uma cadeia de DNA complementar contendo um marcador. Células de um organismo são retiradas e são feitas várias cópias do DNA, que são marcadas com os marcadores que podem ser radioativos ou fluorescentes e estudadas. Podemos também identificar nos cromossomos, genes que causam certas doenças, como foi o caso da doença de Tay-Sachs. Através da técnica de screening genético, adolescentes que vivem na Europa do Leste e Central podem fazer este exame para diagnosticar gene recessivo e optar por não terem filhos.

Clonagem Através do processo de clonagem podemos produzir várias cópias idênticas de um mesmo organismo. Utilizando a técnica do DNA recombinante, que é a união de fragmentos de DNA de diferentes fontes biológicas, é possível isolar enzimas de restrição de bactérias e cloná-las. As enzimas de restrição promovem a fragmentação do DNA em regiões determinadas. São produzidas por bactérias e atuam na defesa delas contra os vírus, cortando os pedaços do DNA viral, porém em regiões específicas, de acordo com a seqüência de bases nitrogenadas. Unindo-se um fragmento deste DNA cortado com o DNA de outro organismo, cria-se um DNA recombinante, que é introduzido em um organismo, que se reproduz, dando origem à varias cópias deste gene. Este processo chama-se clonagem de DNA. Através desta técnica, pode-se inserir no DNA de certas bactérias o gene humano responsável pela produção de insulina, estimulando-as a produzir este hormônio, que é idêntico ao produzido pelo pâncreas. O hormônio de crescimento somatotrofina também utiliza desta técnica para se produzido em laboratório.

● Podemos também identificar nos cromossomos, genes que causam certas doenças, como foi o caso da doença de Tay-Sachs. Através da técnica de screening genético, adolescentes que vivem na Europa do Leste e Central podem fazer este exame para diagnosticar gene recessivo e optar por não terem filhos.

genetica/ BR&rlz=&=&q=engenharia+genetica&gs_sm=c&gs_upl=1902l8305l0l11091l10l9l0l0l0l0l591l2136l l9l0&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&biw=13