Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CONTROLE REMOTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
Advertisements

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEFONE.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física RADAR.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Powerline Eb 2e3 de Lamaçães Trabalho realizado por: Márcia Costa Nº10 9º8 CEF – Operador de Informática.
ONDULATÓRIA. Pulso Perturbação que se propaga para regiões vizinhas; Ocorre a propagação da ENERGIA, sem o transporte de matéria. Conjunto de pulsos periódicos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AVIÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ELEVADOR.
Tipos de Energia Nomes : Renato Cavalcante e Emanuel Ferr eira Turma:501 Professora : Andrea Loureiro.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ANTENA.
Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
Eletrocardiograma. ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração.
Ciências da Natureza e suas
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Gladius Acesso Treinamento.
Manutenção de Periféricos II
Tecnologias para automação
Meios Físicos de Transmissão
Ciências da Natureza e suas
RADIOLOGIA DIGITAL CLAUDIO CARVALHO.
PROJETO P5 Clique para iniciar....
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Máquinas Térmicas Turbinas.
Introdução a Informática Hardware e Software
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 11 – P2 Prof
Interconexão de Redes Locais
Aula 07 Tipos de Sinais.
Nome : Bruna carvalho de Souza Série : 3N01 Prof. :Lucas
Ventilador USB Portátil
CAMADA DE ENLACE DE DADOS
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
AS ENERGIAS DO MUNDO Nomes: Alanna C. Sousa e Rebeca Bruce Mattos
Automatismos e Autómatos
Redes: Camada de Enlace, protocolos pt. II Prof. Rafael Vieira
Componentes de Redes de Computadores
Aula 07 Camada Física.
RELÉS.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 7: Endereçamento IP.
Comunicação nas Organizações
Atividades 1: Alimentação
Aplicações de Flip-Flops Registradores
Técnicas de Transmissão
MEMORIAS.
Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2011/02.
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Apresentação de Produtos rev data Dezembro 2005.
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Conversores CC-CA (Inversores)
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Arquitetura de Computadores
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
PROPRIEDADES DO SOM. SOM O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um.
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Questionário Cada questão valerá 0,1 décimo a mais na nota de umas das provas anteriores; Ordem de respostas: lista de chamada. Caso o aluno chamado não.
Institutos Lactec, Eletronorte Brasil - ELN
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
REDES WIFI (LOCAIS) GIAN, JEFERSON, JULIO..
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CONTROLE REMOTO

São dois os principais sistemas de controle utilizados para realizar o comando à distância de diversos aparelhos: O controle efetuado através de um cabo que liga o operador ao aparelho, ou o sistema que emprega sinais de rádio. O primeiro apresenta como principal desvantagem a necessidade de operar a curtas distâncias. No segundo sistema obtém-se maior autonomia, além de maior precisão e complexidade no controle. Os modelos radiocontrolados mais comuns são carros, barcos e aviões. O controle remoto de aeromodelos por meio de sinais de rádio, pode ser realizado por meio de dois equipamentos básicos: o monocanal e o multicanal. O primeiro, em que a transmissão é feita por um único canal de rádio, pode controlar, por exemplo, um leme de direção, transmitindo ordens do tipo "esquerda-direita" e ainda acelerar ou desacelerar o motor do modelo. Já os equipamentos multicanal são mais sofisticados e podem controlar um maior número de funções. São dois os principais sistemas de controle utilizados para realizar o comando à distância de diversos aparelhos: O controle efetuado através de um cabo que liga o operador ao aparelho, ou o sistema que emprega sinais de rádio. O primeiro apresenta como principal desvantagem a necessidade de operar a curtas distâncias. No segundo sistema obtém-se maior autonomia, além de maior precisão e complexidade no controle. Os modelos radiocontrolados mais comuns são carros, barcos e aviões. O controle remoto de aeromodelos por meio de sinais de rádio, pode ser realizado por meio de dois equipamentos básicos: o monocanal e o multicanal. O primeiro, em que a transmissão é feita por um único canal de rádio, pode controlar, por exemplo, um leme de direção, transmitindo ordens do tipo "esquerda-direita" e ainda acelerar ou desacelerar o motor do modelo. Já os equipamentos multicanal são mais sofisticados e podem controlar um maior número de funções.

O sistema monocanal mais simples é formado por um transmissor, um receptor, um relé e um dispositivo eletromecânico que opera um balancim. Quando se aciona a tecla de controle do transmissor, um sinal de freqüência constante é enviado ao modelo e amplificado pelo receptor. O sinal amplificado põe o relé em operacão; este faz funcionar o balancim, que converte o impulso elétrico em mecânico. O multicanal é operado por meio de sistemas digitais de envio de pulso. Por intermédio do sistema de pulsos é possível comandar a execução de uma função por estágios que são atingidos com o movimento da alavanca de controle do transmissor.

O transmissor digital gera pulsos durante todo o período em que está ligado: cerca de 50 a 80 trens de onda por segundo são enviados ao receptor, que amplia o sinal e o leva ao decodificador. Esse aparelho lê os sinais e envia-os ao servocomando apropriado, segundo a ordem neles contida.

A radiação infravermelha é utilizada para enviar sinais nos controles remotos de aparelhos domésticos, como a televisão e vídeo cassetes. O controle envia mensagens codificadas por meio da luz infravermelha - invisível ao olho humano - para o aparelho controlado. Quando apertamos o botão do controle, fazemos essa luz piscar, emitindo pulsos longos e curtos que compõem um código binário, convertido em comandos pelo aparelho ao qual se destina. A cada botão do controle remoto corresponde um código específico, gerado por um microprocessador, que, por sua vez, aciona um gerador de frequência que envia os sinais para o equipamento controlado. Esse equipamento contém outro microprocessador, que trata de receber os sinais e identificar o código enviado. Para evitar interferência no aparelho errado, três códigos binários são enviados simultaneamente: o código da tecla em questão; esse mesmo código invertido; e o código do fabricante do aparelho.