1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Blocos Econômicos.
Advertisements

UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
Notas sobre o Acordo Transpacífico Lia Baker Valls Pereira IBRE/FGV FCE/UERJ Brasília, 29 de outubro de 2015 Senado Federal Comissão de Relações Exteriores.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Bloco Econômico SADC: Comunidade para Desenvolvimento da África Austral Southern Africa Development Community.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos econômicos.
América do Sul.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Trabalho de Geografia E.E 20 de Agosto Prof° Ronaldo 8°Série A
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana.
Da geopolítica do pós-guerra à globalização
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
Marina nº11 Tiago nº22 Mariana nº10 Tânia nº19
ECONOMIA INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Grupo Isabela Carnelós Aline Carvalho Vitória Silva Guilherme Martins.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
VI Unidade Geopolítica, geoeconomia e poder mundial
Prof: Rafael Dall’Agnol
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
“Não é mole não meu irmão, isso é Globalização!”
Blocos econômicos Blocos econômicos
Ensino Fundamental, 8º Ano
Dimensões e Consequências
ECONOMIA INTERNACIONAL
ASSOCIAÇÃO DE NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO (ASEAN)
MARKETING INTERNACIONAL
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Elementos naturais e humanos
Bloco Econômico ALCA E.E 20 de Agosto Geografia Jessica Melo
Aula 13. A Política Externa Brasileira e a Cooperação Sul-Sul
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
Capitalismo informacional e blocos econômicos
DESAFIOS PARA UM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVO
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL
Globalização e blocos econômicos
China regiões autônomas e províncias
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
O MUNDO DA GUERRA FRIA AULAS 10 E 11.
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Os diferentes níveis de desenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Globalização 29 de fevereiro de º Ano “A”
Os principais fluxos migratórios
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Industrialização das Américas
Preparatório EsPCEx História Geral
Geografia – Professor Fernando
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
China regiões autônomas e províncias
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL, UNASUL, ALCA
O Outro lado da globalização
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Stella Bettencourt da Câmara*
Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL Índice Comércio internacional OMC Os grandes blocos econômicos Apec Mercosul Outros blocos americanos

Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL Comércio Internacional OMC A partir da década de 1990 houve expressivo crescimento do comércio internacional. A OMC (Organização Mundial do Comércio), criada em 1995, substituiu o GATT (criado em 1947) e tem como finalidade incentivar o comércio multilateral por meio da diminuição das barreiras comerciais entre os países, estabelecer as regras que regem o comércio mundial e mediar os conflitos comerciais entre os países.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL Os grandes blocos econômicos Nos últimos anos, difundiu-se a associação entre países situados numa determinada região do planeta em blocos econômicos, em diversos continentes. O objetivo é a ampliação do comércio entre os países sócios, incentivando a abertura de novos mercados e a interdependência econômica. Muitos críticos da criação de blocos afirmam que a entrada de produtos importados pode ser prejudicial para os produtores locais, uma vez que muitos não teriam como competir com as mercadorias importadas. As consequências poderiam ser negativas: redução na produção local, demissões de trabalhadores e falência de empresas. Quase todos os blocos funcionam como zonas de livre comércio, são exemplos: ● Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai ● Nafta (EUA, Canadá e México) e ● Apec (Ásia, Oceania e América). Há blocos que apresentam objetivos culturais e geopolíticos, a exemplo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), integrada por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste com o objetivo desse bloco de fortalecer a língua portuguesa e fomentar a integração cultural e geopolítica entre os membros.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL O caso da APEC A Cooperação Econômica da Ásia e Pacífico (APEC) foi criada no início dos anos 90 e é integrada por países margeados pelo Pacífico (Ásia, Oceania e América) com diferentes níveis de desenvolvimento. São seus membros: EUA, Canadá, México, Chile, Peru, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Papua Nova Guiné, Indonésia, Japão, Malásia, Cingapura, Vietnã, Filipinas, Tailândia, China (incluindo Hong Kong) e Taiwan. O Mercosul Com a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, foi criado o Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco composto por cinco membros plenos: Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai O Mercosul proporcionou um grande incremento do comércio entre os países da América do Sul. Porém, existem alguns problemas: ● divergências comerciais entre os países devido a medidas protecionistas; ● assimetria entre as economias, uma vez que o Brasil representa 70% bloco; ● frequentes crises políticas em alguns membros.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 29 AULA DIGITAL outros blocos americanos A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por Colômbia, Equador, Peru e Bolívia que foi enfraquecido com a saída da Venezuela. Nos anos 2000, foi criada a UNASUL (União das Nações Sul-Americanas) um bloco diplomático formado por todos os países da América do Sul com o objetivo de estimular a integração entre os países e mediar conflitos internos e entre países da região. Na América Central, os principais blocos são a Comunidade do Caribe e o MCCA (Mercado Comum Centro-Americano). Na década de 1990, o governo dos EUA desejou criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), um bloco econômico que incluiria todos os países do continente, com exceção de Cuba. Havia uma desconfiança de que a ALCA tinha o objetivo de expandir a hegemonia norte-americana sobre a América Latina. Problemas como o protecionismo dos EUA e a resistência dos países do Mercosul encerraram as negociações. Nos anos 2000, surgiu a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), um bloco geopolítico idealizado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez formado por países governados pela esquerda mais radical: Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba e Dominica.