Introdução à Informática com Software Livre 11:37.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Novas Tecnologias – Instrumentos que não são instrumentos? Disciplina: Música Ano: 7º Pergunta-desafio : O computador é um instrumento musical? Podemos.
Advertisements

Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Automatização de Serviços – P1 SHELL SCRIPT Charles J. Busarello - IFPR.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 18.
Disciplina:PROA3V José Henrique Verhalem e Renan Tenório Professor: Alexandre Cassimiro Novembro 2015.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO AO PYTHON EWERTON AMORIM DE OLIVEIRA.
Programando em Python Claudio Esperança. Por que programar? É divertido Melhor que usar programas feitos por outros Fazer programas = resolver quebra-cabeças.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 6. Estrutura e Formatação A famosa ABNT: (Associação Brasileira de Normas Técnicas Mar de Regras! Deveria.
Prof. Anderson Terroso Março/2017
1) Defina sequências numéricas.
XVIII Escola de Verão IAG/USP Python Contêiner Marcelo Bianchi
Registro de Dados (Parte 2)
Banco de Registradores e ALU
Introdução a Programação
Monitora Izadora Bighetti Brito
IP – Começando no Python
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
Fichamento acadêmico:
Prof. Wellington Franco Manipulação de Arquivos em C
Workshop Agile tdd - Test Driven development
Arquitetura de Computadores
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Andrew Rodrigues.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - EAD Módulo I
Bem-vindo ao PowerPoint
Intersecção e Reunião de Intervalos
Programação Orientada a Objetos
Programação para Internet Rica
Programação.
Florianópolis,18 e 19 setembro 2017
Sistema de Abertura de Chamados
Leia tudo a respeito Microsoft Notícias do SharePoint
Linguagem de Programação I
Profa. Maria Augusta Constante Puget
Sistemas Operacionais
Pacotes Servem para organizar o código, por exemplo, agrupar classes correlatas. Vamos supor uma classe Ponto2D pertencente ao pacote formas. A classe.
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Algorítmos e Técnicas de Programação
Informática Básica Introdução a informática básica FUNCIONAMENTO
Laboratório I Mateus Raeder.
Programação em C Aula 1 – Apresentação Prof. Rafael Mesquita.
Writer Editor de texto do BrOffice.org
Introdução à Lógica Programável
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Bem-vindo ao novo PowerPoint
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
ALGORITMOS.
Arrays de caracteres: strings
ALGORITMOS.
Formatando a Monografia
Python: Comandos Básicos
N Q E modelo VIAGENS S Como projetar uma localização com base em uma viagem de campo visualizada por outros estudantes. Um modelo para alunos criarem.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
<nome da colônia>
Prof. Elisson de Andrade
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Digite aqui os detalhes do evento
Percorrendo coleções com Iterator
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Dicas: Slide com tópicos (sem muito texto)
Transcrição da apresentação:

Introdução à Informática com Software Livre 11:37

O que é um Programa? Um programa (em inglês, software) é uma sequência de instruções específicas que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador, na manipulação de dados, de maneira lógica. É como uma receita de bolo.

11:37 O que é um Programa? Um programa (em inglês, software) é uma sequência de instruções específicas que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador, na manipulação de dados, de maneira lógica. É como uma receita de bolo. Mas para escrever um Programa é preciso de uma Linguagem de Programação.

11:37 Linguagens de Programação Assim como nós, seres humanos, os computadores usam diferentes linguagens para se comunicar, que são chamadas de Linguagens de Programação.

11:37 Linguagens de Programação Assim como nós, seres humanos, os computadores usam diferentes linguagens para se comunicar, que são chamadas de Linguagens de Programação. Uma Linguagem de Programação é um meio para que seres humanos possam se comunicar com computadores. São instruções que pessoas e computadores podem entender.

11:37 Linguagens de Programação Algumas linguagens de programação: -Ada -Pascal -BASIC -FORTRAN -C -Python -Java -Tcl/Tk

11:37 Linguagens de Programação Algumas linguagens de programação: -Ada -Pascal -BASIC -FORTRAN -C -Python -Java -Tcl/Tk

11:37 Gravando o Programa em um Arquivo Como tornar mais rápido o desenvolvimento de um programa?

11:37 Gravando o Programa em um Arquivo Para acelerar o desenvolvimento de um programa podemos gravar todos os comandos em um arquivo e executar todos os comandos deste arquivo automaticamente.

11:37 Gravando o Programa em um Arquivo Para acelerar o desenvolvimento de um programa podemos gravar todos os comandos em um arquivo e executar todos os comandos deste arquivo automaticamente. Mas como fazer isso?

11:37 Gravando o Programa em um Arquivo Abrir o editor de texto em Aplicações -> Acessórios -> Editor de Texto e digitar no cabeçalho os comandos: #!/bin/sh #A próxima linha reinicia usando o wish \ exec wish "$0"

11:37 Gravando o Programa em um Arquivo Abrir o editor de texto em Aplicações -> Acessórios -> Editor de Texto e digitar no cabeçalho os comandos: #!/bin/sh #A próxima linha reinicia usando o wish \ exec wish "$0" Depois salvar o arquivo com o nome meu_programa.tcl

11:37 Executando o Programa Gravado Para fazer o programa funcionar é necessário tornar o arquivo meu_programa.tcl executável. Para fazer isso digite no terminal: chmod +x meu_programa.tcl

11:37 Executando o Programa Gravado Para fazer o programa funcionar é necessário tornar o arquivo meu_programa.tcl executável. Para fazer isso digite no terminal: chmod +x meu_programa.tcl Então para executar o programa basta digitar:./meu_programa.tcl

11:37 Recheando o Programa Por enquanto o programa meu_programa.tcl só possui o cabeçalho. Ou seja não faz nada.

11:37 Recheando o Programa Por enquanto o programa meu_programa.tcl só possui o cabeçalho. Vamos “rechear” o programa incluindo alguns comandos (instruções)?

11:37 Recheando o Programa Nós já aprendemos sobre Variáveis e como fazer contas com Tcl/Tk. Agora vamos conhecer strings e listas.

11:37 String Uma string é uma sequência de letras e números. Uma palavra ou uma frase é uma string. Para criar uma string com Tcl/Tk, basta colocar entre aspas (“). Vamos criar duas strings no programa meu_programa.tcl e salvar: set s1 “há muitas moradas” set s2 “na casa de meu Pai”

11:37 String Como combinar essas strings para formar uma frase?

11:37 String Como combinar essas strings para formar uma frase? Experimente o comando: puts $s1$s2 ou puts $s2$s1

11:37 String Como combinar essas strings para formar uma frase? Experimente o comando: puts $s1$s2 ou puts $s2$s1 Dica: acrescentar espaço em s1 ou s2.

11:37 String Agora armazene o conteúdo das variáveis s1 e s2 na variável s3. E em seguida exibir o conteúdo de s3.

11:37 String Agora armazene o conteúdo das variáveis s1 e s2 na variável s3. E em seguida exibir o conteúdo de s3. Resposta: set s3 $s1$s2 puts $s3 Dica: acrescente um sinal sonoro no final do seu programa com o comando “puts \a”

11:37 Fazendo o programa Ler uma string Para fazer o seu programa ler uma string. incluir os comandos no arquivo meu_programa.tcl puts “Por favor, digite o seu nome:” gets -stdin nome puts “Bom dia $nome”

11:37 Listas Uma lista é uma sequência ordenada de elementos tais como strings, outras listas, e outras variáveis. Vamos criar uma lista com times de futebol?

11:37 Listas Para criar uma lista, você pode usar o comando list: set times [list flamengo botafogo vasco fluminense] ou set times [list \ flamengo \ botafogo \ vasco \ fluminense ] E depois veja o conteúdo da lista times

11:37 Tamanho da Lista O comando llength retorna o número de elementos de uma lista. Vamos guardar o número de elementos da lista times na variável numero_times: set numero_times [llength $times]

11:37 O comando llength retorna o número de elementos de uma lista. Vamos guardar o número de elementos da lista times na variável n_times: set n_times [llength $times] Depois execute o comando: puts “Oi $nome. A lista contém $n_times times” Tamanho da Lista

11:37 Adicionando elementos na Lista O comando lappend adiciona elementos a uma lista. Vamos adicionar um time na nossa lista de times?

11:37 O comando lappend adiciona elementos a uma lista. Vamos adicionar um time na nossa lista de times? Então adicione os comandos ao seu programa: lappend times guarani puts "Lista depois do comando lappend: $times" Adicionando elementos na Lista

11:37 O comando lindex permite obter um único elemento da lista. Como obter apenas o primeiro e o terceiro elemento a lista de times? Dica: Os elementos da lista são numerados a partir do “0”. Posição dos Elementos na Lista

11:37 O comando lindex permite obter um único elemento da lista. set time1 [lindex $time 0] set time3 [lindex $time 2] puts “Primeiro time da lista: $time1” puts “Terceiro time da lista: $time2” Posição dos Elementos na Lista