UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER VOCÊ JÁ VIU NÚMEROS COMO ESTES?
VOCÊ SABE ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESTES NÚMEROS?
INTRODUÇÃO Algum TEMPO ATRÁS OS MATEMÁTICOS SENTIRAM A NECESSIDADE DE USAR ESTES NÚMEROS NOS CÁLCULOS.
INTRODUÇÃO DEVIDO A ESTA NECESSIDADE SURGIRAM ESTES NÚMEROS TÃO IMPORTANTES NO ESTUDO DA MATEMÁTICA. ELES AUXILIAVAM OS MATEMÁTICOS NÃO SOMENTE INDICANDO AS QUANTIDADES, MAS TAMBÉM REPRESENTANDO O GANHO OU A PERDA DE VALORES, ATRAVÉS DE NÚMEROS, COM SINAL POSITIVO OU NEGATIVO.
INTRODUÇÃO SURGE ENTÃO O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS COMO A UNIÃO DO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS, O CONJUNTO DOS OPOSTOS AO DOS NÚMEROS NATURAIS E O ZERO. ESTE CONJUNTO É IDENTIFICADO PELA LETRA Z
Vamos tentar conhecer um pouco mais sobre a história destes números? Procure por informações em sites de Internet, livros, revistas e siga os seguintes passos: Onde estes números apareceram pela 1ª vez (local, época, ano, século, etc. ); Quem os descobriu e como concluiu a existência deles; Como (exemplos de como utilizavam os números negativos). OBS: Não esqueça de colocar em sua pesquisa a bibliografia. TAREFA Vamos ser pesquisadores ???
Procure também por informações como: onde estes números aparecem em nosso cotidiano. Traga gravuras variadas para elaboração de um cartaz bem criativo. TAREFA Vamos ser pesquisadores ???
1º PASSO- TRABALHO: ORIGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS PROCESSO 1º PASSO- TRABALHO: ORIGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS DEVERÁ SER REALIZADO E ENTREGUE POR ESCRITO INDIVIDUALMENTE. APÓS FAREMOS UM DEBATE COM AS INFORMAÇÕES. ESPERO QUE VOCÊ SAIBA RELATAR SOBRE O QUE PESQUISOU. 2º PASSO- DESCOBERTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS NÚMEROS NEGATIVOS NO COTIDIANO MUNIDOS DE INFORMAÇÕES E IMAGENS COLETADAS, EM GRUPOS DE TRÊS ALUNOS, SERÃO ELABORADOS PEQUENOS CARTAZES E APRESENTADOS PARA A TURMA POSTERIORMENTE.
TEMPO ESTIMADO DE DURAÇÃO DOS VÍDEOS: 2 A 3 MINUTOS. PROCESSO 3º PASSO- NOSSAS ATIVIDADES NÃO PARAM POR AÍ. TEMOS UM GRANDE DESAFIO!!! EM DUPLAS DEPOIS DE TER ADQUIRIDO E TROCADO INFORMAÇÕES COM OS COLEGAS DURANTE AS APRESENTAÇÕES ORAIS E PESQUISAS, UM VÍDEO DEVERÁ SER CRIADO, ENGLOBANDO TUDO O QUE JUNTOS APRENDEMOS, E AS INFORMAÇÕES, AINDA PODERÃO SER APRIMORADAS, BASTA VOCÊ TER UM ESPÍRITO DE BUSCA. TEMPO ESTIMADO DE DURAÇÃO DOS VÍDEOS: 2 A 3 MINUTOS. SEJA PESQUISADOR!!!
VOCÊ TAMBÉM PODERÁ ACESSAR OUTROS SITES. RECURSOS OLÁ PESSOAL. VOCÊS PODEM PESQUISAR NOS SITES ABAIXO OU EM LIVROS DE 7º ANO DE MATEMÁTICA. WWW.SOMATEMATICA.COM.BR/NEGATIVOS WWW.CCUEC.UNICAMP.BR/REVISTA/INFOTEC/ARTIGOS/LED WWW.MUNDOEDUCACAO.COM.BR WWW.BRASILESCOLA.COM/MATEMATICA VOCÊ TAMBÉM PODERÁ ACESSAR OUTROS SITES.
AVALIAÇÃO PARA OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS SERÃO CONSIDERADOS: O ENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DE CADA UM NAS TAREFAS PROPOSTAS; O DESEMPENHO INDIVIDUAL E O DO GRUPO, NA ELABORAÇÃO DOS CARTAZES E NA APRESENTAÇÃO ORAL; A PONTUALIDADE NA ENTREGA DAS TAREFAS PROPOSTAS; O DESEMPENHO NA ATIVIDADE AVALIATIVA INDIVIDUAL.