Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
Advertisements

O emprego do pronome pessoal
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
Predicação Verbal e Complementos Verbais
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Transitividade Verbal
Professora: Vilma Paixão
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS
Resumo Assuntos estudados
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
GRAMÁTICA Sintaxe - Funções sintáticas. Retoma e consolidação: sujeito, predicado, vocativo, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo,
LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.
Período composto por coordenação
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 19. Transitividade Verbal AULA DIGITAL.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Classes de palavras: o verbo
Dicas de Português Produção Textual.
Profª Giovana Uggioni Silveira
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
PREDICADO Possui verbo Na oração: o que não é sujeito é predicado.
Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
GIOICY CRISTINA PIRES 7°B
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
Funções sintáticas Porto Editora.
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
Funções sintáticas.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
do grupo verbal (predicado)
Pronomes oblíquos átonos
REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
Funções sintáticas - 1.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Classes de palavras: o verbo
Coordenação e subordinação
Coesão e coerência textuais
Pronome pessoal em adjacência verbal
Relações Sintáticas. Prof. Fernando Lira.
OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO. “O João comprou uma bicicleta.” “O que é que o João comprou?” Uma bicicleta. (este é o complemento direto) O QUE É.
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Funções sintáticas.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Vozes do verbo Flexões que indicam se o sujeito é o responsável pela ação (agente) ou se sofre a ação (paciente). Voz ativa sujeito agente; verbo de ação;
Período composto por coordenação
Conto Contigo 8.
Indeterminação do sujeito
Sintagma Nominal Sujeito.
Coordenação e subordinação
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Pronomes Demonstrativos
Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Gramática PRONOMES.
PROJEÇÕES.
Funções sintáticas Porto Editora.
Classes de palavras: o verbo
Coordenação e subordinação
VOZES VERBAIS.
Transcrição da apresentação:

Complementos verbais

Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido por preposição. Carla vendia livros. Os passageiros esperavam o trem.

Objeto direto pleonástico Quando o objeto é citado duas vezes na frase. Ex: “ A correntinha, guardou-a no bolso da camisa de riscado”. (Mário Palmério). Aquelas inesquecíveis melodias, ouço-as constantemente. Os presentes, entreguei-os à aniversariante.

Objeto direto preposicionado Pode, às vezes, ocorrer com preposição não exigida pelo verbo. Bebeu do vinho.(OD preposicionado) Vence o bem ao mal.(OD preposicionado) Eles amam a Deus. (OD preposicionado)

Objeto Indireto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto. Geralmente, vem introduzido por uma preposição exigida pelo verbo. Carlos gosta de música. Todos confiam em você.

Objeto indireto pleonástico Da mesma forma que antecipamos o objeto direto para depois repeti-lo e criar um pleonasmo, também poderemos elaborar uma frase em que haja um segundo objeto indireto repetindo um primeiro. Ex: “Aos pais, Cristina não lhes obedece.” “Ao mendigo, não lhe darei outra esmola.”

Objeto direto pleonástico Ou seja... Objeto indireto pleonástico ocorre quando há uma repetição e intensificação do objeto indireto, para que seja mais expressivo, ou seja, quando o objeto indireto se encontra no início da oração, sendo repetido depois do verbo através de um pronome oblíquo. Ex: Aos meus filhos, dei-lhes muito carinho. Ao funcionário, pedi-lhe um esclarecimento.

Pronomes oblíquos com função de objeto Os pronomes também ocupam a posição de complementos verbais, atuando ora como objeto direto, ora como indireto. E, por assim dizer, vejamos como estas ocorrências se evidenciam mediante os enunciados linguísticos: Os pronomes pessoais do caso oblíquo, representados por o, a, os, as (lo, la, los, las, no, na, nos, nas), em determinadas circunstâncias funcionam como objeto direto.

Pronomes oblíquos com função de objeto Gostaria de vê-los mais tarde em minha casa. O verbo ver, de acordo com sua transitividade, classifica-se como transitivo direto, ou seja: quem vê, vê alguém. Portanto, quem o sujeito gostaria de ver? Eles. Neste caso, o pronome “los” ocupa a função de objeto direto.

Pronomes oblíquos com função de objeto Convidaram-na para a reunião na empresa. Convidaram quem? Ela.

Pronomes oblíquos com função de objeto O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Pronomes oblíquos com função de objeto Atendo-nos à transitividade verbal, identificamos que se trata de um verbo transitivo indireto e direto, pois sempre entregamos algo (objeto direto) a alguém (objeto indireto). Concedemos-lhe um desconto especial na compra daquela mercadoria. Semelhantemente ao exemplo anterior, constatamos que algo só pode ser concedido a alguém.

Pronomes oblíquos com função de objeto Quanto aos demais pronomes, a referida classificação se dá, também, mediante a transitividade expressa pelo verbo. Exemplos: Eles te respeitam muito / Todos me conhecem pelo apelido.