SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador

Roteiro  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Trabalhos correlatos  Especificações do sistema  Implementação do sistema  Operacionalidade do sistema  Resultados e discussão  Conclusões  Extensões

Introdução Automatização de processo. Melhoria na busca de informações gerenciais. Controle de informações.

Objetivos Desenvolver um sistema web para controle de uma frota de veículos. Redução de custos obtidos com o controle gerencial da frota. Obtenção de relatórios gerenciais da frota de veículos.

Fundamentação teórica Sistema de Processamento de Transação Segundo Laudon e Laudon (2001, p. 31), os mesmos afirmam que “... um sistema de processamento de transações é um sistema computadorizado que executa e registra as transações rotineiras diárias, que são necessárias para a condução dos negócios”.

grande quantidade de dados de entrada. grande quantidade de saídas, inclusive arquivos de dados e documentos. necessidades de processamento eficiente para lidar com grandes quantidades de entradas e saídas. capacidades de entradas/saídas rápidas. Fundamentação teórica

Principal objetivo de um SPT Manipulação de dados (informações). Ordenação de dados. Armazenamento de informações. Fundamentação teórica

Gerenciamento de frotas É uma atividade de gerenciar ou administrar uma frota de veículos pertencentes a uma organização. Propicia um controle e racionaliza os custos. Fundamentação teórica

Sistema atual Como controle atual da AMMVI, temos uma planilha que é preenchida manualmente. Fundamentação teórica

Diagrama do sistema atual

Trabalhos correlatos Bacher (2009), desenvolveu um aplicativo desktop para controle de frota de veículos. Este utilizou a linguagem Delphi em conjunto com o banco de dados Firebird. O Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa de Itajaí, desenvolveu um aplicativo web em PHP e banco de dados em PostgreSQL para controle da frota de veículos.

Especificações do sistema Principais requisitos funcionais O sistema deverá permitir ao administrador a consulta de veículos ativos e inativos. O sistema deverá permitir ao administrador emitir relatório de reservas filtrando por período, veículo e totalizando por reserva. O sistema deverá permitir ao administrador emitir relatório de locações filtrando por período, veículo e totalizando por locação. O sistema deverá permitir ao administrador emitir relatório de manutenções. O sistema deverá permitir ao administrador emitir relatórios gerenciais de veículos e colaboradores.

Principiais requisitos não funcionais O sistema deverá possuir dois perfis de usuário. Cada um com diferentes níveis de privilégio. O sistema deverá utilizar banco de dados MySQL. O sistema deverá ser desenvolvido utilizando a linguagem de programação PHP. Aplicação suportará tanto Mozilla Firefox 1.5 quanto Internet Explorer 6 ou superior. Especificações do sistema

Caso de uso perfil “colaborador” Especificações do sistema

Caso de uso perfil “administrador”

Modelo entidade relacionamento Especificações do sistema

Implementação do sistema Codificação da linguagem PHP utilizando a ferramenta Macromedia Dreamweaver CS3. Estruturas da página em HTML.

Diagrama de navegação Implementação do sistema

Operacionalidade da aplicação Tela de login

Operacionalidade da aplicação Tela de entrada do sistema – perfil “administrador”

Código de validação dos dados Operacionalidade da aplicação

Tela de pesquisa de reservas Operacionalidade da aplicação

Tela de relatórios de reserva Operacionalidade da aplicação

Tela de reserva – controle de veículos Operacionalidade da aplicação

Tela principal – perfil “colaborador” Operacionalidade da aplicação

Resultados e discussão Resultados obtidos com a automatização do processo de controle de frota de veículos. Comparativo com o método anterior, demonstração do sistema atual. Relatório de Reservas

Conclusões O sistema atendeu ao objetivo principal e seus requisitos, auxiliando o gestor da frota no controle da mesma. Automatização de processos e uso de SI’s se tornam imprescindíveis às organizações. Redução significante dos custos, pelo controle gerencial.

Extensões Adequar o sistema para ser além de um SPT um SIG. Desenvolvimento de módulo para acompanhamento de abastecimento. Bloqueio de usuário com dados inválidos (CNH). Implementação de relatório para controle de consumo de combustível. Módulo para integração com sistemas ERP’s. Módulo para manutenção preventiva.

Agradecimentos Muito Obrigado! Ricardo Sorroche