Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
Deus Módulo III Objetivo Geral
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
CENTRO ESPÍRITA VINHAS DO SENHOR Grupo de Estudos “Caminhando com o Espiritismo” DEUS: inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas 3º. caminhar.
Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
Estudo Mensal de Março de 2010
ROTEIRO DEUS AS LEIS DE DEUS COMPREENSÃO ESPÍRITA DE DEUS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
Orientações ao professor
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
MITOS E CRENÇAS.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
1.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
FLORESÇA ONDE DEUS TE PLANTOU... (1ª parte) Facilitador: Alonso Filho Reflexões à luz do Evangelho de Jesus segundo o Espiritismo.
Filosofia patrística e medieval
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Se você está pensando em desistir de viver, pare um pouco e pense que Deus faz milagres. Cada dia existe uma renovação constante, nunca um dia será como.
É lindo falar com Deus Irene alvina
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
ESTUDO METÓDICO O LIVRO DOS MÉDIUNS
Orientações ao professor
da criação espontânea… à inteligência artificial… Qual é a nossa Origem? Qual o nosso Destino?
ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUISTAS Deus nos chamou por isso nos reunimos aqui para rezarmos e meditarmos sobre nossa vocação. Cada um vai se apresentar.
F?T7? Slide ’layer Advertisements Busca A apresentação está carregando. Por favor, espere O, Apresentação em tema: "vos digo que o céu e a Terra não passarão,
Penas e gozos terrestres
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
D E U S.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Atributos da divindade
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Atributos da divindade
Curso Básico de Espiritismo
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Juventude Espirita Ave luz. CRIAÇÃO DIVINA ✓ Deus (...) Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Aula: Renascimento e Modernidade
TRANSFORMAÇÃO INTERIOR E OBSESSÃO
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
“ Parte de Nós ”.
Transcrição da apresentação:

Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville e mesas girantes; Allan Kardec; metodologia e obras básicas.

MÓDULO III DEUS

MÓDULO III Roteiro 1 – Existência de DEUS; Roteiro 2 – Provas da existência de Deus; Roteiro 3 – Atributos da divindade; Roteiro 4 – A providência divina.

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO III – ROTEIRO 1 EXISTÊNCIA DE DEUS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - explicar a necessidade da crença em Deus, para o homem; - conceituar Deus à luz da Doutrina Espírita.

DESDE SUA ORIGEM, O HOMEM CRÊ EM DEUS

QUAL A SUA IDÉIA DA CRENÇA EM DEUS ?

Por possuir inteligência, o homem deseja saber qual é: - a fonte, a causa e a lei da vida. Há um sentimento instintivo da existência de um ser superior, desde o homem mais primitivo até nós. Já foram cultuados: - os fenômenos atmosféricos, o Sol, a Lua, animais, deuses maus e vingativos, etc. A busca da verdade sobre Deus, sobre o mundo e a vida, é necessária para o ser humano.

A existência de Deus nos é mostrada a toda hora, através: - da perfeição do corpo humano; - da perfeição da natureza; - das leis imutáveis e perfeitas que regem o Universo.

Einstein e a religião Quando escreveu o ENSAIO RELIGIÃO E CIÊNCIA, para a New York Times Magazine, em 1930, Einstein elaborou a idéia de três estágios do desenvolvimento da religião.

- O primeiro estágio, ele chamou de “religião do medo”. “Foi, antes de tudo, o medo, seja da fome, dos animais, das doenças ou da morte que levou o homem primitivo a adorar um deus. A mente humana criou seres imaginários de cuja vontade dependiam a vida ou a morte do indivíduo e da sociedade. E, para aplacar esses seres, os humanos lhes ofereciam súplicas e sacrifícios, formas primitivas de oração e rituais religiosos”.

- O segundo estágio ele escreveu, foi a “concepção social ou moral de Deus”, decorrente do desejo de orientação, amor e apoio”. É o Deus que premia e castiga, ao qual ele já havia se referido anteriormente. Einstein via no Antigo e no Novo Testamentos uma ilustração admirável dessa transição de uma religião do medo para a religião da moral, ainda ligada a uma concepção antropomórfica de Deus.

- O terceiro estágio Einstein chamou de “sentimento religioso cósmico” e, segundo explicou, “é um conceito muito difícil de elucidar para as pessoas que não têm esse sentimento, uma vez que ele não comporta qualquer concepção antropomórfica de Deus”.

COMO É DEUS? Cada povo o concebe conforme sua evolução: - um ser material, poderoso; - vingativo, que precisa de prendas e sacrifícios de animais e humanos; - bom, mas severo, que castiga; - finalmente, bom, compreensivo, que nos ama e que nos oferece oportunidades de refazermos nossos caminhos.

A Doutrina Espírita Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (Livro dos Espíritos, questão 1)

Viver sem a crença num ser superior é: - negar a obra da criação; - omitir o evidente, o real; - alimentar nosso orgulho; - permanecer no estado de ignorância; - negar a realidade, pois tudo, o visível e o invisível, nos mostra sua existência. “O que pensa que o Reino está longe terá que andar muito para encontrá-lo, mas o que sabe que o Reino já está aqui mesmo, ao nosso lado, já o traz dentro de si. Ai, porém, do que pensar que o Reino já está nele e deixar de buscá-lo!" - Herculano Pires