A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações ao professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações ao professor"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações ao professor
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2018 e o tema da revista é Israel 70 anos, comentada pelo Pastor Cesar Pereira Roza de Melo. Sinta-se livre para incluir textos, figuras, animações e outros elementos nesta apresentação. Se houver necessidade, fique à vontade para alterar os textos aqui apresentados, porém, sem divergir do conteúdo da revista, que é a base desta apresentação. Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento.

2 “O cativeiro babilônico”
Lição 11 09 de Setembro de 2018

3 “Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos.” (Lm 5.16)
Texto Áureo “Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos.” (Lm 5.16)

4 Verdade Aplicada Deus é poderoso para usar as circunstâncias no cumprimento de Seus propósitos na vida do Seu povo.

5 Textos de Referência II Crônicas

6 Objetivos da lição Mostrar que a transgressão aos mandamentos de Deus trouxe sérias consequências; Informar questões históricas do cativeiro; Evidenciar que o cativeiro babilônico, apesar da humilhação da nação, teve o seu valor pedagógico.

7 INTRODUÇÃO O povo pediu um rei e o Senhor Deus permitiu que os filhos de Israel tivessem uma liderança como as demais nações. Aproximadamente quinhentos anos depois, o governo monárquico fracassou.

8 1. A invasão babilônica Após diversos avisos divinos a respeito dos seus pecados e desobediência, e não haver arrependimento por causa da sua dureza de coração, o reino de Judá foi invadido pela Babilônia, que levou os judeus cativos. O cativeiro babilônico durou setenta anos (Jr ).

9 Comente: 1.1 – A primeira invasão 1.2 – A segunda invasão 1.3 – A terceira invasão

10 2. A vida no cativeiro babilônico
Num primeiro momento, a dificuldade enfrentada pelos cativos foi a adaptação ao novo ambiente. As condições de vida variavam conforme a condição social dos judeus. Alguns podem ter sofrido tratamento mais severo, como parece indicar o texto de Isaías 47.6, enquanto outros, como Daniel, Hananias, Misael e Azarias, chegaram a exercer importantes funções junto ao governo babilônico.

11 Comente: 2.1 – Conhecendo um pouco da Babilônia 2.2 – A vida social do povo na Babilônia 2.3 – Os exilados e a sua vida religiosa

12 3. A importância do cativeiro para Israel
O cativeiro babilônico foi um marco na vida do povo de Deus, pois foi um período de reflexão sobre suas atitudes para com Deus. Setenta anos imersos em uma pátria politeísta fizeram o povo valorizar a adoração ao verdadeiro Deus.

13 Comente: 3.1 – O reverdecimento da profecia messiânica 3.2 – O surgimento das sinagogas 3.3 – A Diáspora

14 CONCLUSÃO O cativeiro babilônico é uma prova inconteste de que o Senhor Deus não tolera os erros do Seu povo. O objetivo de Deus não era apenas punir a nação de Israel, mas, principalmente, resgatar o valor da Sua aliança na vida de cada um deles, para assim viverem um novo ciclo na sua história.

15 Referências Bíblia do Culto – Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical, 3º Trimestre de 2018 – Editora Betel

16 Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco através do Conheça nossa loja virtual: Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades: youtube.com/editorabetel facebook.com/editorabetel instagram.com/editorabetel


Carregar ppt "Orientações ao professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google