Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência de Bactérias a Antibióticos
Advertisements

Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada.
Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
IMUNIZAÇÃO. 1973: 6 vacinas existentes  Poliomielite  Sarampo  Varíola  BCG (oral e intradérmico)  DTP (Difteria, tétano e coqueluche)  TT (toxóide.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
 O sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças. De modo a funcionar corretamente, o sistema.
FACULDADE DE CAMPINA GRNDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques SEMESTRE
DVVTR/CEPI/SVS/SESA Vigilância Epidemiológica da INFLUENZA 2016 PARANÁ.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Lavagem das mãos Resultados.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
Bactérias.
Posse responsável Projeto de Extensão: Aplicação dos conceitos básicos sobre posse responsável de animais e principais zoonose urbanas para educação em.
Doenças Bacterianas.
Medidas individuais de bem-estar
Doenças Tropicais.
Medidas individuais de bem-estar
O DESENVOLVIMENTO DE EUCARIONTES AERÓBIOS E FOTOSSINTETIZANTES
Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos.
ORDENHADOR. ORDENHADOR TRANSFORMAÇÕES NA PECUÁRIA DE LEITE DO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS. 1ª - Crescente competição, que leva a necessidade de redução.
Bactérias e Doenças Associadas
Causas Básicas de morte Nº óbitos % Afecções do período perinatal 22
História Natural da Doença
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Influenza A H1N1 Fique por dentro! Ângela Ginbo-Lima Ângela Ginbo-Lima.
Hymenolepis nana Menor e mais comum cestoda de ocorrência humana;
Imunização – ativa e passiva
PROFESSORA: LUANA DE MELO EUFRASIO PAIVA MATÉRIA: CLÍNICA DE EQUÍDEOS MARA LÚCIA SARA SIRLENE SÔNIA REZENDE THAIS PRUDENTE VITOR SOUZA.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Professor: Guilherme Vieira
Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P.
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
Momento ENEM 2017 Ciências da Natureza.
INDICADORES DE SAÚDE.
Surto de Doença Transmitida por Alimento
Protocolo Diarréias Infecciosas
ENTENDA MAIS SOBRE A TOXOPLASMOSE !!
Centro Educacional Profissional Alpha Coc Curso Técnico em Enfermagem Trabalho de Conclusão de Curso Lábio Leporino, Micrognatia e Retrognatia Alunos:
Profa. Sirlei PiresTerra
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Vacina Genômicas Discente: Cristian Fabiano, Gabriel A. Costa, Gabriel Cornetta, Isadora Santos, Jonathan Almeida, Paloma Yuki.
TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
Teste de provocação oral  Pode ser indicado em qualquer idade, para: – confirmar ou excluir uma alergia alimentar; – avaliar a aquisição de tolerância.
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Dr. Fabio Rocha Lima Médico patologista Rotary Club de Dourados Caiuás
Bactérias.
ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências – 6° ano.
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
História Natural da Doença
MENINGITE POR HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO b EM LACTENTE COM ESQUEMA VACINAL COMPLETO Alexandre Ely Campéas; Alexandre Suzuki Horie; Éder Gatti Fernandes;
Nutrição Materno Infantil. Reação adversa aos alimentos: qualquer reação indesejável após ingestão de um alimento normalmente tolerado pela maioria dos.
Sífilis.
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Calendário vacinal para gestantes e idosos
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
GRIPE = INFLUENZA. É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA INFLUENZA ≠ RESFRIADO.
Semana Mundial da Alergia 2019
Parasitologia.
INTRODUÇÃO o A evolução da área médica ao longo dos anos proporcionou uma melhora da saúde da população. Dessa forma, algumas das consequências positivas.
Micotoxinas Tricotocenos Alunas: Beatriz Nolasco, Joyce Dantas e Katherine Ferreira Turma: AM261.
Semana Mundial da Alergia 2019
Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha EFASERRA ALEXANDRE VERGANI DIOGO TONIETO HENRIQUE FORMIGHERI JANIFER LEMOS.
Cuidados com o Coto Umbilical Enfa Nildiany Bispo.
Sinais e sintomas de intoxicações e medidas de primeiros socorros.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
CONCEITO  A vacinação para prevenção do HPV representa potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. O Ministério da Saúde.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
Transcrição da apresentação:

Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior

Tétano é uma doença infecciosa aguda imunoprevenível causada pelo bacilo de Nicolaier (Clostridium tetani). A quantidade de toxina produzida pela bactéria e a resistência do hospedeiro determinam a gravidade da doença. Estes bacilos podem formar esporos, tornando-se arredondados e podendo sobreviver em condições adversas. ESPASMOS MUSCULARES

O primeiro registro de ocorrência de tétano é de autoria de Hipócrates, dando inúmeras descrições clínicas da doença. Durante muitos anos o antídoto era feito por injeção de toxina em cavalos, e o seu soro rico em anticorpos era administrado aos doentes. ANTICORPOSANTICORPOS

A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Existem duas formas de adquirir a doença, através do Tétano Acidental e Tétano Neonatal. FERIMENTO QUE PODE SERVIR COMO PORTA DE ENTRADA PARA A BACTÉRIA DO TÉTANO

Alojado na pele, o esporo libera o bacilo, que passa a se reproduzir. O esporo é resistente e permite que o bacilo sobreviva, no intestino humano ou no meio externo. ILUSTRAÇÃO DE BACTÉRIAS PROTEGIDAS POR ESPOROS

Os primeiros sintomas começam a se manifestar entre 5 a 10 dias após a infecção, mas eles podem ocorrer de 2 a 50 dias após. À medida que a doença evolui, o indivíduo desenvolve dificuldade para abrir a mandíbula Há três formas clínicas distintas de tétano. RIGIDEZ MUSCULAR

Diagnóstico do tétano é essencialmente clinico Aos pacientes internados devem ser solicitados exames rotineiramente EXEMPLO DE EXAME CLINICO

Tomar cuidados gerais para não estimular o paciente mantendo-o na penumbra. Em casos muito graves, usa-se o curare (composto orgânico que exerce ação relaxante sobre a musculatura). SEDATIVOSSEDATIVOS

A vacinação das crianças deve ser feita a partir dos 2 ou 3 meses de idade, (vacina da tríplice). Uma pessoa com algum ferimento que possa levar ao tétano. Todas as vacinas antitetânicas são produzidas a partir da toxina tetânica Vacina Antitetânica

Grande parte da população adulta nunca recebeu, ou desconhece que tenha recebido a vacina contra o tétano. É preciso limpar o ferimento com água e sabão, para retirar sujeiras. É recomendado que os viajantes verifiquem a necessidade de atualizar a vacinação antitetânica. Lavar as Mãos após um possível ferimento