HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão.
Advertisements

Higiene e Segurança do Trabalho
Higiene, segurança e saúde no trabalho
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
Enfª do trabalho Jamilie Sena
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
acidentes de trabalho: leis, normas e números
Janeiro 2009 Cidália Cardoso AVALIAÇÃO DE RISCOS NOS POSTOS DE TRABALHO DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
1 Educação Física Disciplina: Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida 1º semestre Aula1: Conceitos de SAÚDE Prof. Me. Hélio Cezar Koury Filho.
Acidente do Trabalho Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
CURSO PARA CIPA Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Professor: Daniel Moura Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Graduação em Engenharia de Produção.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
NR 17 Anexo II
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Apresentação Este é um trabalho inédito sobre os efeitos nocivos da criminalidade sobre a indústria de SP. Os dados revelam como a alta lucratividade.
Medicina do trabalho Desde primórdios da idade média tem se registros da atuação da MT, Autores como Cannon em 980dC já descreveram “cólica plúmbica”,
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Seguro Vida AD. Proteção para os seus colaboradores e benefícios para sua empresa.
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Saúde Individual e comunitária
<<TITULO APRESENTAÇÃO>> <<Nome do Orador>>
Comerciantes em Nome Individual
SANTO ANDRÉ 20 DE MARÇO DE 2010 ACIDENTES DO TRABALHO.
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
“ Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
28 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO #CHEGADEACIDENTES Hoje 28 de abril é o dia mundial em memória às vítimas de acidentes.
SEMINÁRIO O MUNDO DO TRABALHO Curso Assistente de Pessoal JUSTIÇA E DIREITO NO TRABALHO GRANDES QUESTÕES NO TRABALHO SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Saúde e Segurança no Trabalho
Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Causam ÓBITOS, INVALIDEZ, FERIMENTOS e INTOXICAÇÕES Contaminam AGUA, SOLO e AR Contaminam AGUA, SOLO.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
PATOLOGIA DO CONCRETO.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Saúde e Segurança do Trabalho – SST
ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
SEGURANÇA DO PACIENTE E QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Características dos acidentes e suas respectivas áreas de impacto.
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.
Acidente do trabalho/doença do trabalho (Aspectos Jurídicos)
Palestrante: APARECIDO INÁCIO FERRARI DE MEDEIROS
Instrumentalidade e Processos de Trabalho
2- Segurança, higiene e saúde no trabalho ( conceitos básicos)
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
Introdução e Conceituação
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
PRINCIPAIS ASPECTOS DA PEC 6/2019 – REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Transcrição da apresentação:

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

INTRODUÇÃO Até meados do século 20 as condições de trabalho nunca foram levadas em conta, sendo sim importante a produtividade, mesmo que tal implicasse riscos de doença ou mesmo a morte dos trabalhadores.

Para isto contribuíam 2 factores:  1 mentalidade em que o valor da vida humana era desprezível;  Total ausência, por parte dos estados, de leis que protegessem o trabalhador

A partir da década de 50/60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em atividades adequadas às suas capacidades. A Higiene, a Segurança e a Saúde estão relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um bom nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma empresa.

DEFINIÇÕES  Segundo a O.M.S. saúde consiste “num estado de bem- estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade”.

Acidentes de trabalho É considerado acidente de trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte e redução da capacidade de trabalho.

No entanto, a expressão “acidente de trabalho” não se refere apenas a ocorrências no local de trabalho, mas também no exercício de funções diretamente associadas ao exercício da atividade profissional Dos acidentes de trabalho podem resultar diferentes tipos de incapacidade: Incapacidade temporária absoluta – perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às atividades normais;

Incapacidade permanente parcial – diminuição para toda a vida, de parte da capacidade total para o trabalho. Ex: quando há perda de um dedo ou de uma vista Incapacidade permanente absoluta – invalidez incurável para o trabalho.

Sempre que dos acidentes de trabalho decorra incapacidade para o trabalho, podemos classificar essa incapacidade como doença profissional ou doença relacionada com o trabalho. Doença profissional ou relacionada com o trabalho Em muitas profissões, a atividade exercida é determinante para o surgimento de uma dada doença.

Exemplos ATIVIDADE PROFISSIONALDOENÇA PROFISSIONAL SoldadorPolinevrites CanteiroFibrose pulmonar CimenteiroDermatose TorneiroEpicondilite EnfermeiroHepatite B MineiroSilicose Empregado fabrilTendinite BombeiroAsma MetalomecânicoSurdez profissional

Segundo os dados da Inspeção-Geral do Trabalho (IGT), e para o ano de 2007, a lista de setores de atividade com mortes por acidentes de trabalho apresenta em: 1º lugar Construção Civil 2º lugar Industria transformadora 3º lugar Comércio e serviços 4º lugar Agricultura 5º lugar Transportes e armazenagem