Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Advertisements

Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
Rodolfo ValezinRA: Júlio Araújo RA: Boaz A. NeimeirRA:  Curso de Informática - Tecnologia em Banco de Dados  Disciplina:
Financeiro – Boletos Arquivo de Remessa e Retorno.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Estrutura de Arquivos e Pastas no Windows e Linux Prof. Olavo José Luiz Junior
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
Redes Sociais s Arquivos Portal. OBJETIVOS DESTA CONVERSA Falaremos a seguir de algumas novidades para 2016 IMPORTANTE: ESTE MATERIAL SERÁ ENVIADO.
É um conjunto de programas responsável pelo arranque do computador, carregamento das aplicações e controlo do teclado, monitor, impressora, portas de.
Arquitetura de Banco de Dados Processamento de Transações Carolina Nogueira Marcelo Eduardo Cardoso Rodrigo Dlugokenski Vítor De Araújo.
REVISÃO 1º Bimestre
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Cluster Windows Server.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Gerência de Arquivos.
Administração e serviços de redes
IFAC1 Hardware e software.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2º Semestre Aula 09 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Redes Industriais Alarmes
Persistência de dados e padrão DAO
Estratégias de backup do Datasul
WF Report Manager 400 WF Report Manager 400
Tema 1: Conceitos fundamentais de banco de dados
Análise e Projeto de Sistemas II
Administração e serviços de redes
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Administração de Gerência de servidores
Administração de Banco de Dados
Prof. Arthur Albertin.
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Sistemas de Arquivos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Prof. Wellington Franco
Sistemas Operacionais de Redes Windows Active Directory Aula 3
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
com VirtualHostingContrib
TEF Discado RD.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Daniel Paulo SQL Server 2016 Módulo II Daniel Paulo
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
Listas Encadeadas.
Aplicativos para Internet Aula 13
Aplicativos para Internet Aula 12
Desenvolvimento em Camadas
BANCO DE DADOS I.
Aplicações de Flip-Flops Registradores
CTRA0014 Atualização de Sistema Apresentação CTRA14
CRIANDO UMA PESQUISA ORGANIZACIONAL
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Arquitetura de Computadores
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Computação Eletrônica Vetores e Matrizes
Professor: Rogério Benedito de Andrade
Módulo III Capítulo 2: SQLite
Treinamento SQL Server Tarefas do dia a dia de um DBA
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
CASO 00 Antes Depois Resumo: Referências:
Gerenciamento de backup e dumps do MySQL
BANCO DE DADOS.
Modelagem de Banco de Dados
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc

Arquivos

 Antes dos SGBDs, as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional.  Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação.

Arquivos  O banco de dados SQL Server possui três tipos de arquivos, são eles de dados (primário e secundário) e de log de transação. Os arquivos de dados são responsáveis por armazenar os dados do banco de dados. O arquivo de log de transação é responsável por armazenar todas as transações ocorridas dentro de um banco de dados.

Arquivos  Primário O arquivo de dados primário contém as informações de inicialização do banco de dados e aponta para os outros arquivos no banco de dados. Dados do usuário e objetos podem ser armazenados neste arquivo ou em arquivos de dados secundários. Todo banco de dados possui um arquivo de dados primário. A extensão de nome de arquivo indicada para arquivos de dados primários é.mdf (no caso do SQL Server).

Arquivos  Secundário Os arquivos de dados secundários são opcionais, definidos pelo usuário, e armazenam dados do usuário. Arquivos secundários podem ser usados para distribuir os dados entre os diversos discos, colocando cada arquivo em uma unidade de disco diferente. Além disso, caso um banco de dados exceda o tamanho máximo em um único arquivo Windows, será possível usar arquivos de dados secundários, assim, o banco de dados continuará a crescer. A extensão de nome de arquivo recomendada para arquivos de dados secundários é. Ndf (No caso do SQL Server)

Arquivos  Log de transações Os arquivos de log de transações armazenam as informações de log usadas para recuperar o banco de dados. Deve haver, no mínimo, um arquivo de log para cada banco de dados. A extensão de nome de arquivo indicada para arquivos de transação é.ldf (No caso do SQL Server).

Arquivos SQL Server...  Existem três tipo de extensões:.mdf,.ndf e o.ldf. O.mdf e o.ndf armazena os dados. Todo banco de dados tem um arquivo com a extensão.mdf, pois ele é considerado o arquivo primário. Normalmente armazena-se dados de sistema dentro do arquivo primário, e os outros dados são armazenados em arquivos com a extensão.ndf. O.ldf armazena os dados de log de transação. (Dica: coloque o arquivo de log separado dos arquivos de dados, assim não ocorrerão problemas de concorrência entre dados e log)

Arquivos Exemplo:  Pode-se criar um simples banco de dados nomeado como Vendas que tenha um arquivo primário com todos os dados e objetos, e um arquivo de log que tenha as informações de log de transação.  Ou pode-se criar um banco de dados mais complexo nomeado como Pedidos que tenha um arquivo primário e cinco arquivos secundários. Os dados e objetos no banco de dados distribuem-se pelos seis arquivos, e os arquivos de log contêm as informações do log de transação.

Arquivos  Por padrão, os dados e logs de transação são colocados na mesma unidade e caminho.  Isto é feito para controlar os sistemas de um único disco.  Porém, isto não é o ideal para ambientes de produção.  Recomenda-se que coloque os dados e arquivos de log em discos separados.

Grupos de Arquivos  Todo banco de dados possui um grupo de arquivo primário.  Este grupo de arquivo contém o arquivo de dados primário e qualquer um dos arquivos secundários que não foram colocados em outros grupos de arquivos.  Grupos de arquivos definidos pelo usuário podem ser criados para agrupar os arquivos de dados para fins administrativos, de alocação de dados e de posicionamento.

Arquivos

Você chega a um cliente para solucionar problemas de espaço em disco, percebe que todos os arquivos, tanto de dados como de log, estão armazenados no mesmo diretório e não tem mais espaço. E verificando o servidor, percebe que existe outro diretório que podemos colocar o arquivo de log para liberar espaço. E ai vem à dúvida... Podemos mudar o arquivo de diretório mesmo com o banco de dados já criado?

Arquivos Sim...

Arquivos  Inicialização de arquivos de bancos de dados Arquivos de dados e de log são inicializados para substituir todos os dados existentes que foram deixados no disco por arquivos previamente excluídos. Primeiro, os arquivos de dados e de log são inicializados ao serem completados com zeros quando você executa uma das seguintes operações: Criar um banco de dados. Adicionar arquivos, log ou dados a um banco de dados existente. Aumentar o tamanho de um arquivo existente (inclusive operações de aumento automático). Restaurar um banco de dados ou grupo de arquivos. A inicialização dos arquivos faz com que essas operações demorem mais. Porém, quando os dados são gravados nos arquivos pela primeira vez, o sistema operacional não tem de completar os arquivos com zeros.

Arquivos Oracle... Data files (arquivos de dados) O banco de dados Oracle possui um ou mais data files, mas o que é isso ? Esse arquivo é o responsável por guardar os dados do banco de dados. Os dados das estruturas das tablespaces (estrutura lógica) são fisicamente armazenados nos data files.

Arquivos Oracle... Control file (arquivo de controle) É um pequeno binário que faz parte de um banco de dados Oracle. O control file é usado para rastrear o status do banco de dados e a estrutura física. Cada banco Oracle deve ter pelo menos um arquivo de controle. É recomendado criar mais de um control file, e utilizar a multiplexação (separar os arquivos em diferentes discos/partição). Outra recomendação é deixar o redo online também em diferentes discos. Desta maneira, você minimiza o risco em caso de falha de disco.

Arquivos Oracle... Online Redo Log files Permite uma recuperação de instância do banco de dados. Se o banco de dados travar e não perder arquivo de dados algum, a instância poderá recuperá-lo com as informações desses arquivos. A estrutura do redo online é física no banco de dados Oracle e é o responsável por tornar possível refazer (redo) uma transação que possa ter dado alguma indisponibilidade. Ele armazena informações de transações tanto as antigas e as novas.

Arquivos