5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS Suas mãos são preciosas, são suas Ferramentas Naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mãos: Por que é tão importante termos cuidados com elas?
Advertisements

Campanha de Saúde e Segurança –
MÃOS & DEDOS.
Cuidado com as mãos.
Segurança do Trabalho Módulo 5 – EPI
PROTEÇÃO DAS MÃOS Coisas simples e importantes da vida não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar as mãos...
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
 Mantenha o mouse e outros acessórios próximos ao teclado e no mesmo plano.
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
Apresentação Olá, pessoal!
ELETRICISTA.
MÃOS & DEDOS.
Vibrações ocupacionais
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
Biossegurança na Enfermagem
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Levantamento, transporte e deposição manual de peso.
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Formações Falécio Lda..
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
AFPA - Associação Fluminense para Prevenção Acidentes _________________________________ UNIVERSIDADE ABERTA SANTOS DUMONT Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
1 Treinamento, Conscientização e Prevenção FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS CUIDADOS COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS 1) Procure sempre ler os manuais.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Procedimentos de Segurança
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
Ergonomia - E.P.I
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Riscos do uso da eletricidade
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
TREINAMENTO PROTEÇÃO DAS MÃOS.
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Prevenção de acidentes
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
MSDS para produtos DEERFOS
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
“Riscos Ocupacionais: biológicos e ergonômicos
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
MSDS para produtos DEERFOS
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
BUÁS Téc. Segurança do Trabalho. RISCO X PERIGO É uma ou mais condições, de uma variável com potencial necessário para causar danos. CONDIÇÃO É a combinação.
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
OS PERIGOS DO ESMERILHAMENTO Os principais riscos nas operações de corte e desbaste por riscos de abrasão: * Rompimento de disco; * Choque elétrico; *
Transcrição da apresentação:

5 Razões Para Você Proteger Suas MÃOS Suas mãos são preciosas, são suas Ferramentas Naturais, com elas você segura, empurra, etc. As mãos são os olhos dos cegos e voz dos mudos Você só tem duas, elas são importantes para o seu sustento e o de sua família.

Elas são frágeis e estão expostas a riscos diáriamente, arestas cortantes, facas, etc...,são inimigos de mãos desatentas. Não existem mãos de reserva, elas nunca serão encontradas no almoxarifado para reposição. Nada as substitui completamente.

A mão é a região do corpo mais lesionada por acidentes. Qualquer ferimento, limita as suas mãos. Portanto, a segurança de suas mãos, está em suas MÃOS

Dispositivos de Proteção Algumas máquinas possuem telas de proteção para evitar que as mãos ou outras partes do corpo ou da vestimenta do operador entre com contato com os componentes móveis. Portanto nunca remova essas proteções e nem trabalhe com ela sem as proteções. Luvas Protetoras. São importantes para o desenvolvimento de determinadas funções;. Use luvas sempre que for movimentar ou remover peças ou equipamentos quentes;. Nunca use luvas além das medidas das suas mãos, isto é, luvas grandes ou muito folgadas.

M Ã O S Ferramentas Naturais Indispensáveis à Vida

Com as mãos, nós pintamos, apalpamos, prendemos, agarramos, batemos, lançamos, sinalizamos,escrevemos, desenhamos...

. Polido;. Áspero;. Afiado;. Quente;. Frio;. Pontiagudo;. Mole;. Duro, etc... É ainda por seu intermédio que sabemos o que é

Tipos de Acidentes com as MÃOS. Ferimento Cortante;. Substância Química;. Prensado por Objeto;. Energia Elétrica;. Esmerilhado ou Esfolado;. Alta Temperatura;. Superfícies Cortantes;. Queda de Objeto;. Impacto;. Baixa Temperatura;. Vibrações;. Agentes Biológicos, Vírus, Fungos e Bactérias, etc...

Conseqüência De Acidentes Nas MÃOS Com Perdas Substanciais PROFISSIONAL. Dificuldades de ingressos em Empregos;. Alteração da Função;. Dificuldades nas Realizações de Tarefas;.. Dificuldades de Promoções. SOCIAL. Restrições de Atividades;. Impossibilitado à Prática de Esportes;. Privação de Tocar;. Sensação de Incapacidade. PESSOAL. Dificuldades de Alimentar, Vestir e Higiene Pessoal;. Problemas Psicológicos, inclusive no Meio Familiar;. Dependência de Pessoas;. Limitação Física.

PERIGOS PARA AS MÃOS O primeiro passo que você deve dar para evitar que acidentes aconteçam com suas mãos, é a Conscientização quanto aos riscos que estão em sua volta e o que fazer para evitá-los. Eis alguns riscos: Pontos de Atrito e Enrascamento: São os espaços existentes entre componentes de uma máquina, tais como: engrenagens em movimento, polias, etc... Evite introduzir suas mãos nestes espaços

Pontos Quentes: São locais onde geram calor que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves. Exemplo: tubulações de vapor, máquinas de solda, etc... O uso de luvas podem livrar suas mãos dos problemas causados pelas queimaduras Superfícies Rotativas: São atividades desenvolvidas com uso de esmeril, discos de corte, etc, são extremamente perigosas.

Máquinas Automáticas: São quando as alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas, funcionem rapidamente. Jóias e Roupas Largas: Anéis, alianças, pulseiras, correntinhas no pescoço, mangas compridas e folgadas de sua camisa podem causar sérios problemas nos trabalhos diante de máquinas em movimento. Ao iniciar suas atividades remova as suas jóias e procure arregaçar as mangas da camisa.

10 Mandamentos para Proteção das Mãos. Não opere nenhuma máquina, sem conhecê-la bem;. Verifique se a máquina usa alguma proteção. As vezes a proteção é retirada e não é colocada novamente no lugar. Providencie a recolocação o mais rápido possível;. Se tiver alguma dúvida, procure o seu Supervisor de Turno;. Ao manipular Materiais, identifique se é Agressivo e faça uso de Luva Adequada;. Observe os pontos onde pode machucar, eliminando-os;

. Mantenha seus dedos fora do Perigo, ao deixar objetos pesados ou usar alavancas para abrir;. As facas, estiletes representam riscos para as mãos e dedos. As facas e estiletes são as mais perigosas, uma lâmina bem afiada requer menos força, assim sendo existe menor possi- bilidade que esta perca o controle;. Nunca manuseie um objeto cortante em direção ao próprio corpo;. As chaves machucam, principalmente dedos, quando usadas de forma incorreta. Use a ferramenta adequada;. Comunique a sua chefia, se constatar alguma ferramenta defeituosa, não espere acontecer algum acidente.

Tratamento Médico das Lesões nas Mãos As lesões, por mais simples que sejam, devem receber a atenção de médicos especializados. Há no entanto, medidas emergenciais que podem e devem ser tomadas por um colega de trabalho, logo após o acidente, antes do atendimento médico. Cortes e Lesões. Faça pressão sobre a parte afetada com um pano limpo. Queimaduras Aplique um jato de água fria com pressão moderada, logo após o acidente, para aliviar a dor e para diminuir a gravidade da queimadura.

Amputações A amputação da mão ou de um dedo é provavelmente a lesão mais grave que pode sofrer um trabalhador: Eis algumas medidas de emergência:. Faça pressão sobre a área afetada imediatamente;. Conduza a vítima para um lugar tranqüilo, onde ela possa repousar até a chegada da ambulância;. Envolva a parte amputada com uma esponja limpa e a coloque num saco plástico;. Em seguida, coloque o saco plástico e o órgão num recipiente com água gelada ou gelo.