Monarquia República Império. Alguns fatores para a ocupação da região: - aspectos físicos (Roma está localizada na Península Itálica) - o solo fértil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monarquia, República e Império
Advertisements

ROMA.
Prof. Luiz Fagner História
ROMA: das origens à República
A formação de Roma.
ROMA ANTIGA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
A REPÚBLICA ROMANA pág /26/2017 Prof. Aurélio Araújo - História.
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Professor Romildo Tavares
República Romana.
Da Monarquia a República Romana (da fundação à expansão)
PROFESSORA : AMANDA RUEDEK
ROMA: A EXPERIÊNCIA REPUBLICANA
ROMA ANTIGA.
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
ROMA.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Aula 1 - Cursinho Noturno
Romanos (I).
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
DISCIPLINA | PROFESSOR
AGITAÇÕES DA REPÚBLICA Patrícios tinham privilégios Plebeus pagavam altos impostos e não participavam da política.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
Antiguidade Clássica: Roma Do desenvolvimento de uma cidade à criação de um Império.
Prof. Claudio Guimarães – 6º. Ano - HISTÓRIA AULA – dia º. Ano ANTIGUIDADES ORIENTAL E OCIDENTAL C O L É G I OC O L É G I O Leonardo da Vinci.
ROMA ANTIGA. Introdução:  A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De.
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
Senatus Populusque Romanus ( O Senado e o povo romano)
Antiguidade Clássica Roma Prof. Osiel Lima.
Pérsia.
O Mundo Romano/Roma Antiga (753 a.C-476 a.C)
As Origens e a Expansão de Roma
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Roma Antiga.
ROMA (EVOLUÇÃO POLÍTICA E SOCIAL)
Tema 1 – As origens romanas
Roma Antiga Monarquia e República.
Roma * Localização: Norte (Alpes), Sul (Mar Jônico), Leste (Mar Adriático), Oeste (Mar Tirreno)
ROMA.
Constantinopla se transformou na região mais rica e urbanizada da Europa onde se realizava comércio de: Perfumes Tecidos Porcelanas Agricultura.
As Origens e a Expansão de Roma
Antiguidade Clássica Prof. Delzymar Dias.  Península itálica (Lácio);  Rio Tibre;  Solo fértil – desenvolvimento da agricultura;  Litoral pouco recortado.
A ANTIGUIDADE CLÁSSICA
A romanização da Hispânia – organização administrativa e políticas de integração Ano lectivo de
Antiguidade Clássica Roma.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
HISTÓRICO DA CIVILIZAÇÃO ROMANA
Roma: da Monarquia à República
Roma: origens de um império
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
Antiguidade Clássica Roma Prof. Delzymar Dias.
Da Monarquia ao Império
A Formação do Império Romano
Os Romanos 6º ano – Cap 10 – Thaís GS.
1º. Reinado Características Gerais Independência feita pelas Classes Dominantes (Aristocracia Rural Independência feita pelas Classes Dominantes.
Transcrição da apresentação:

Monarquia República Império

Alguns fatores para a ocupação da região: - aspectos físicos (Roma está localizada na Península Itálica) - o solo fértil (facilitava a produção de alimentos) - ausência de bons portos (isolando relativamente a região)

No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes:  patrícios: aristocracia rural;  plebeus: camponeses, comerciantes e artesãos;  clientes: não-proprietários sobrevivem a serviço de um patrício, denominado patrono;  escravos: pouco numero no início da República, aumento gigantesco e importância em guerras expansionistas, conquistas externas põe a economia em um sistema de produção escravista.

A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo.

Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. Período da invasão dos etruscos que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

Lutaram mais de 100 anos contra Cartago nas chamadas Guerras Púnicas. Em seguida, ocuparam a Península Ibérica (conquista que levou mais de 200 anos), Gália e o Mediterrâneo Oriental. Os territórios ocupados foram transformados em províncias. Essas províncias pagavam impostos ao governo de Roma (em sinal de submissão).

Organização: 1-Domínio do Senado: legislativo 2-Magistratura: executivo. 3-Assembléia Centuriata: Exército e votação das Leis

Revoltas da Plebe (Patrícios X Plebeus) Mudou: 1-concessões patrícias a plebe 2-Tribuno da plebe: representante. 3-Leis: a) 450 a.C., Lei das 12 Tábuas, os plebeus igualdade jurídica b) 445 a.C., a Lei Canuléia igualdade civil ao autorizar o casamento de patrícios e plebeus c) 367 a.C., a Lei Licínia igualdade política plebeus.

3-Leis: a) 450 a.C., Lei das 12 Tábuas, os plebeus igualdade jurídica b) 445 a.C., a Lei Canuléia igualdade civil ao autorizar o casamento de patrícios e plebeus c) 367 a.C., a Lei Licínia igualdade política plebeus. 4- Comício da plebe (Concilia Plebis)

a) Inicio das guerras PÚNICAS (Roma X Cartago) b) Crises políticas – guerras civis Fases:Irmãos Gracos; ditaduras, 1ºTriunvirato; Ditadura de Cesar, 2º Triunvirato. Principado de Otávio: transição da Republica para o IMPERIO,