Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL
Advertisements

Estrutura Condicional
Estruturas de Controle
Comandos condicionais
6.3 – Estruturas Repetitivas
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Capítulo 3 Estruturas de Controle
Estruturas de Repetição
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
BC-0505 Processamento da Informação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Introdução a Algoritmos
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Algoritmos.
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Linguagens de Programação
Lógica de Programação.  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Estruturas de Decisão.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
ab LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ab
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
Estrutura Escolha/caso
Estruturas de Repetição
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
ab LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ab
Algoritmos e Lógica de Programação
Estrutura Condicional II
Estrutura Condicional
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO/ALGORITMOS
Estruturas de Dados Vetores.
Prof. Poliana Cássia Soares
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Programação I
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes,
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
Estruturas de Repetição
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).
Algoritmo e Programação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Prof.: Carlos Alberto Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Computação Eletrônica Vetores e Matrizes
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação – CECOMP Algoritmos e Programação Jadsonlee da Silva Sá
Construção de Algoritmos AULA 03
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
Representação de Algoritmos
O que é Programação? = ABSTRAÇÃO!
Algoritmos.
Introdução Capítulo 1 Lógica de Programação
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início Fim

Pseudocódigo Exemplo: Algoritmo Calcula_Dobro Variáveis Num, Dobro: número; Início Leia Num Dobro <= 2 * Num Escreva Dobro Fim

Pseudocódigo Vantagens:  Usa o português como base;  Pode-se definir quais e como os dados vão estar estruturados;  Passagem quase imediata do algoritmo para uma linguagem de programação. Desvantagem:  Exige a definição de uma linguagem não real para trabalho;  Não padronizado.

Pseudocódigo Variável Corresponde uma posição de memória, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo durante a execução de um algoritmo. Só pode armazenar um valor a cada instante É identificada por um nome Deve ser referenciada antes do início do algoritmo Vamos admitir que pode armazenar números ou caracteres (alfanumérico).

Pseudocódigo Comando de Atribuição Permite fornecer um valor a uma variável. Exemplo: A <= 2nome <= 'João' B <= Asenha <= 'x3P159' C <= A + Bx <= 2.5

Pseudocódigo Comando de Entrada Permite obter dados externos ao algoritmo. Utilizaremos o comando Leia. Exemplo: Leia A Leia B Leia lado, altura Leia nome

Pseudocódigo Comando de Saída Utilizado para apresentação de dados. Utilizaremos o comando Escreva. Exemplo: Escreva A Escreva A, B, C Escreva B+10 Escreva 'O aluno ', nome, ' está aprovado'

Pseudocódigo Estrutura Sequencial Os comandos são executados numa sequência linear. Comando-1 Comando-2 Comando-3. Comando-n

Pseudocódigo Estrutura de Decisão ou Seleção É conhecida como estrutura condicional. Existe a subordinação da execução de um ou mais comandos à veracidade de uma condição. Composta Simples Se então ou Se entãocomando-1 SenãoFimse comando-2 Fimse é uma expressão lógica que resultará em verdadeiro ou falso.

Pseudocódigo Decisão ou Seleção Exemplo 1: Se tiver dinheiro suficiente então vou almoçar num bom restaurante Senão vou comer um sanduíche na lanchonete da esquina Fimse

Pseudocódigo Decisão ou Seleção Exemplo 2: Se média>=6 então escreva 'Aluno aprovado' Senão escreva 'Aluno reprovado' Fimse

Pseudocódigo Estrutura de Repetição Permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente até que uma determinada condição não seja satisfeita. Enquanto faça Comando-1 Comando-2 … Comando-N FimEnquanto

Pseudocódigo Estrutura de Repetição Fluxograma Enquanto faça Comando-1 Comando-2 … Comando-N FimEnquanto Condição Comando-1 Comando-2 Comando-N V F

Pseudocódigo Estrutura de Repetição Exemplo 1: Enquanto vidro da janela não estiver quebrado faça Pegue uma pedra Arremesse na janela FimEnquanto

Pseudocódigo Estrutura de Repetição Exemplo 2: … Leia SENHA Enquanto SENHA <> ‘xyz‘ faça Escreva 'Senha inválida' Escreva 'Digite a senha novamente' Leia SENHA FimEnquanto...

Pseudocódigo Complementação : Literal : Um dado de informação fixo. Normalmente utilizado com aspas ( ‘ ’ ). Exemplo: ‘Hoje é sexta’. Nos algoritmos utiliza-se literais para apresentar algo através do comando Escreva ou para atribuir um texto à uma variável do tipo caracter. Exemplo: … conceito <= ‘E’ Escreva ‘O aluno obteve o conceito ‘, conceito …

Pseudocódigo Complementação : Endentação : É um procedimento para facilitar a visualização dos comandos estabelecidos com as suas estruturas de controle utilizadas. A cada nova estrutura (decisão ou repetição), os comandos internos são deslocados para à direita. O comando que fechar a estrutura retorna o recuo estabelecido.

Pseudocódigo Endentação Exemplo: Algoritmo Exemplo Variáveis a, b : número Início Leia a,b Se a>b então Escreva a,’ é maior que ’,b Senão Se a<b então Escreva b,’ é maior que ’,a Senão Escreva a,’ é igual a ’,b FimSe Fim