Linux e suas Partições. Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formatação de micro. Obs: o exemplo a ser seguido é para a plataforma windows 95, mas os passos podem ser usados para qualquer plataforma. Primeiramente.
Advertisements

Gerência de Entrada e Saída (Aula 24). 2 Sistemas Operacionais LPRM/DI/UFES Dispositivos de Entrada e Saída (1) Constituídos de 2 partes: Mecânica Eletrônica.
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Capítulo 5 - LVM Conceitos Iniciais O Gerenciador de Volumes Lógicos (LVM), permite a criação de volumes redimensionáveis que podem ser utilizados.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de.
LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops.
Prof. André Luiz da Costa Carvalho RELACIONAMENTOS BINÁRIOS, ATRIBUTOS E CHAVES.
Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD
Algoritmo e Lógica Programação Vetores e Matrizes
Aula 2 – sistema operacional
IFAC1 Hardware e software.
Tipos de perguntas possíveis nas Cédulas de Votação
Introdução à Computação
Soluções Básicas em informática
Impressora Blindada Bematech 4000/4200.
Programação em C Aula 8.
Números primos e O Crivo de Eratóstenes.
UML – Diagramas de componentes
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Linguagem C Para programadores Python
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Prof. Wellington Franco
Administração de Sistemas Operacionais I
Introdução à Programação BCC 201 Aula
TÍTULO – Times New Roman, Tamanho 80
UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física
Laboratório 2 de Fundamentos de Física e Matemática Revisão das atividades do Lab anterior: Plot de Graficos – Maximos locais e globais.
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
Administração de Sistemas Livres
Instalador 5.0 Patch e Patch 5.2
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Endereçamento IP.
NOÇÕES DE HARDWARE.
VCS Control Administração de links
Introdução à Programação
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Funções do Usuário em Matlab
Representação dos dados
Aplicações adicionais da derivada
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Programação para Internet Rica
Tecnologias da Informação e Comunicação
Programação.
Aplicações adicionais da derivada
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES
Binário, Hexadecimal, Decimal
NÚMEROS DECIMAIS ECOMPOSIÇÃO.
Software.
Curso Técnico em Informática
BANG 734-X SISTEMA OPERACIONAL ANTES (CONSOLE) RUN DCC LD-128
EDA - Prof. Paulemir Campos
Projeto 1: Game Genius usando AppInventor®
Arquitetura de Computadores
PILHAS E BATERIAS. UMA OXIDAÇÃO ÚTIL.
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Seu clube de amigos on-line!
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Arrays de caracteres: strings
6XX – Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho AUTOR 1 Universidade.
Disciplina: Orientação de Estudo Profs. Ana Cristina, Oscar e Rafael
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
Problemas de Transporte (Redes)
Limite no ponto e limites laterais
CRIAÇÃO DE SITE II AULA 2  Criação de uma página no formato Webquest,
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Transcrição da apresentação:

Linux e suas Partições

Partições Partições primárias Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições primárias, nenhuma outra partição poderá existir neste disco.

Partições /dev/hda1 /dev/hda2 /dev/hda3 /dev/hda4 Uma dessas partições deve estar marcada como ativa, ou seja, marcada como ‘bootável’ para que a BIOS possa iniciar a máquina por ela.

Partições Partição estendida No singular. Só pode haver uma partição estendida em cada disco. Uma partição estendida é um tipo especial de partição primária que não pode conter um sistema de arquivos. Ao invés disso, ela contém partições lógicas. Se existir uma partição estendida, ela toma o lugar de uma das partições primárias, podendo haver apenas três.

Partições Se houver, por exemplo, três partições no disco, sendo duas primárias e uma estendida, o esquema de nomes ficará assim: /dev/hda1 (Primária) /dev/hda2 (Primária) /dev/hda3 (Estendida)

Partições Partições lógicas Também chamadas de unidades lógicas, as partições lógicas residem dentro da partição estendida. Podem haver de uma a 12 partições lógicas em um disco. As partições lógicas são numeradas de 5 até 16. Em um disco contendo duas partições primárias, a partição estendida e 3 partições lógicas.

Partições O esquema seria o seguinte: /dev/hda1 (Primária) /dev/hda2 (Primária) /dev/hda3 (Estendida) /dev/hda5 (Lógica) /dev/hda6 (Lógica) /dev/hda7 (Lógica)

Partições Note que, neste caso, não há uma partição nomeada como /dev/hda4, pois os numeros de 1 a 4 são reservados para partições primárias e para a partição estendida. Perceba que, mesmo sendo 16 o numero máximo de partições em um disco, apenas 15 poderão receber sistemas de arquivos, já que uma delas será estendida.

Partições

Resumindo Existem 3 tipos de partições: Primárias: Possuem um sistema de arquivos. Devemos criar no mínimo uma e no máximo 4 desse tipo. Estendidas: Como se fossem partições primárias, mas ao invés de sistemas de arquivos, abrigam outras partições (lógicas). Lógicas: São as criadas dentro da partição estendida do HD. Podem ser criadas no máximo 12 delas.

Devices ou o \DEV Um dispositivo é todo o componente de hardware, e do sistema operacional. Um dispositivo é “algo especial” que é compartilhado com o Kernel, ou seja, um exemplo de dispositivo são as impressoras, CD-ROMs, modems, portas, mouse, HDs, etc. No Linux, os dispositivos físicos são tratados como arquivos. Estes arquivos são um tipo especial no sistema de arquivos e se encontram no diretório /dev. Cada arquivo neste diretório corresponderá a um dispositivo de acordo com o seu tipo

Devices /dev/fdX Aqui é o dispositivo equivalente ao drive de disquete, onde o x corresponde a qual driver. Caso você tenha apenas um drive, esse drive vai ser o /dev/fd0. Se tiver 2 drives, o primeiro será /dev/fd0 e o segundo /dev/fd1, e por aí vai. /dev/ttyX Quando você se loga no seu Linux, você acaba de se logar nesse terminal. Ou seja, um terminal serve para voce se logar e usar uma shell (interpretador de comandos). O /dev/ttyX corresponde a cada terminal, onde X vai ser substituído pelo número do terminal (são dezenas se quiser). Pode ser /dev/tty1 (Terminal 1), /dev/tty3 (Terminal 3), /dev/tty8 (Terminal 8) e por ai vai. Você também pode se deparar com /dev/ttypX. Neste caso é para terminais acessados por telnet/ssh.

Devices DispositivoDescrição /dev/ttyS0COM1 (Porta serial 1) /dev/ttyS1COM2 (Porta serial 2) /dev/ttyS2COM3 (Porta serial 3) /dev/ttyS3COM4 (Porta serial 4) /dev/ttySX Portas seriais! Na versão 2.2.x do kerne, estas portas seriais correspondem ao modem, ao mouse, e outras coisas ligadas nas ‘COMs’. Veja a tabela: Agora se você usa um kernel velho de versão anterior a 2.2.x, ao invés de ser /dev/ttySX, vai ser /dev/cuaX. Ou seja, você terá os equivalentes como /dev/cua0, /dev/cua1, /dev/cua2 e /dev/cua3. E estes dispositivos /dev/cuaX são usados para determinar os modems.

Discos Dispositivos padrão IDE são tratados como:HD Dispositivos de Disco:SATA, SAS,SCSI e USB são tratados como SD. Tape Drive SCSI:ST CD ou DVD:SR SCSI Generico:SG OBS:Dispositivos USB são os últimos a serem nomeados pelo sistema.

Disco