METABOLISMO BÁSICO E ORIGEM DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.
Advertisements

Metabolismo Energético Celular
FOTOSSÍNTESE.
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE
Pré-Vestibular Frei Seráfico
FOTOSSÍNTESE Profª Drª Elizabete M J Costa.
FOTOSSÍNTESE.
Células e energia Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química contida em moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas podem ser.
CICLOS BIOGEOQUIMICOS
FOTOSSÍNTESE Marcio Barbieri.
CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.
Planeta Terra — 8.º ano. Qual é a fonte de energia dos ecossistemas? Para realizarmos qualquer actividade, necessitamos de energia. De onde vem essa energia?
CÉLULA E ENERGIA Prof. Marcelo Correa. CITOLOGIA Organização geral da célula eucariótica - Citoplasma – Citoesqueleto  =  MICROFILAMENTOS e MICROTÚBULOS.
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
Água e Sais Minerais Módulo 3 Bio II Claudio Paris – 23/02/2011.
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO Profa. Rosilene Linhares Dutra BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
A alimentação das plantas.
Mecanismo responsável pela vida como a conhecemos
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
PROTEÍNAS I Prof. Ana Rocha.
Fase clara da fotossíntese: Fotólise da Água
Bioquímica Metabólica
Introdução à BIOLOGIA Prof. Leandro Melo.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Cadeia Respiratória BÁRBARA SCHMIDT, BETINA VELLINHO, BRUNA MARTINY, CLARA BRUSIUS E RENATA DRESCH TURMA 111 PROF. LEONARDO F. STAHNKE - BIOLOGIA.
FOTOSSÍNTESE: FOTOFOSFORILAÇÃO Cíclica e Acíclica
FOTOSSÍNTESE.
Fotossíntese: moléculas em ação
Desenvolvimento da semente e conteúdo de água
Histologia Vegetal Marcus Ferrassoli.
Metabolismo Energético
Professor: Guilherme Vieira
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Objetivos do metabolismo:
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
Cap. 1 – Características dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
Metabolismo Energético
ESTUDO DA VIDA BIOLOGIA.
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Energia celular.
Transferência de energia
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Ecologia.
Bioenergética I - Fotossíntese
MITOCÔNDRIAS.
METABOLISMO CATABOLISMO: reações químicas que promovem a destruição ou degradação de material biológico. Exemplo: reabsorção de tecidos, digestão.
VIA DAS PENTOSES-FOSFATO
SERES VIVOS.
Substâncias orgânicas que formam as células
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Transferência de energia
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Citologia.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
Biologia Celular.
Professor Marcus Magarinho
Fotossíntese e Respiração Celular CLAUDIO GIOVANNINI.
Revisão para o teste de Ciências
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Introdução à Bioquímica Disciplina: Bioquímica Prof.ª MSc. Danielle Ayr Tavares de Almeida 2015.
Bioenergética.
Estrutura do ATP Citoplasma – Glicólise Mitocôndrias – ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons Cloroplasto - fotossíntese Onde o ATP é.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
Transcrição da apresentação:

METABOLISMO BÁSICO E ORIGEM DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS METABOLISMO: conjunto de reações químicas que continuadamente estão ocorrendo em cada célula O metabolismo vegetal é direcionado por enzimas específicas para satisfazer as exigências: fundamentais das células: Energia (ATP) Poder redutor (NADH) Biossíntese das substâncias essenciais à sua sobrevivência (macromoléculas) e biossíntese de metabólitos secundários

METABOLISMO PRIMÁRIO: são os processos metabólicos essenciais à vida e comum a todos os seres vivos. Ex. síntese de carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. METABOLISMO SECUNDÁRIO: vegetais e alguns microorganismos apresentam um arsenal metabólico capaz de produzir outras substâncias, não necessariamente relacionadas à manutenção da vida, entretanto, que garantem vantagens para a sua sobrevivência e para perpetuação de sua espécie, em seu ecossistema. Os metabólitos secundários são elementos de diferenciação e especialização, considerados por alguns autores como metabólitos especiais.

FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS ASPECTOS FITO-SOCIOLÓGICOS Sabe-se que muitas destas substâncias estão diretamente envolvidas nos mecanismos ecológicos de adequação da espécie a seu meio, como por exemplo: Defesa contra herbívoros e microorganismos Proteção contra os raios U.V. Atração de polinizadores ou animais dispersores de sementes Participação em alelopatias

FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS ASPECTOS FARMACOLÓGICOS As espécies vegetais se destacam pela elevada capacidade biossintética dos metabolitos secundários com atividade farmacológica, tanto em relação ao número de substâncias dentro de uma mesma espécie, quanto pela sua complexidade sintética. VINCA: acumula mais de 90 tipos de alcalóides complexos numa mesma espécie: Catharanthus roseous L. Vincristina

Digitalis ou dedaleira: os digitálicos são até hoje extraídos das folhas desta planta. Algumas espécies sofreram melhoramento genético para maior produção de digoxina e digitoxina

FOTOSSÍNTESE A fotossíntese é a conversão de energia luminosa em energia química, onde ocorre a produção de carboidratos a partir do dióxido de carbono e água na presença de clorofila. As reações fotossintetizantes ocorrem em duas etapas: fase luminosa e fase escura. A fase luminosa: a energia proveniente da luz solar energiza um elétron da clorofila capacitando-o a se mover por uma cadeia transportadora de elétrons, aonde vão perdendo a energia e produzindo ATP. Os elétrons da clorofila são bombeados juntamente com o íon H+, que são recolhidos pelo NADP+, convertendo-o em NADPH. Esta síntese é também chamada de fosforilação acíclica. Na fase escura, acontecem as reações de fixação do carbono. O ATP e o NADPH produzidos na fase luminosa servem como fonte de energia e como força redutora, respectivamente, para converter o CO2 em carboidratos através do ciclo de calvin.

FOTOSSÍNTESE                                                                     

FOTOSSÍNTESE 6H20 + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 GLICOSE RESPIRAÇÃO CELULAR LUZ 6H20 + 6CO2 C6H12O6 + 6O2 RESPIRAÇÃO CELULAR METABOLIMO PRIMÁRIO GLICOSE ARMAZENAMENTO EM ÓRGÃOS DE RESERVA METABOLISMO SECUNDÁRIO

METABOLISMO SECUNDÁRIO