A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EUROPA DOS 27.
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA.
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
FRONTEIRAS E seus significados, só pelas imagens. Uns precisam de arame farpado, outros não. PPS montado por Magu, com fotos enviadas pelo Anhangüera,
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A EUROPA DOS 27.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
União Europeia para os mais novos
1 Desafio: Quem sabe, sabe! Sala Integrantes do Grupo no. XX: XXX YYYY VVVV LLLLL MMMM VVVV “Existirão dois tipos de executivos nos próximos anos: os que.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Professor Hudson de Paula.  Globalização está ligada diretamente aos aspectos econômicos, pois como se sabe, a Globalização está presente em todos os.
George Bento Secretaria de Estado da Educação | Pernambuco Faculdade São Miguel FOCCA - Faculdade de Olinda Educação técnica profissional a distância.
Construção Europeia Trabalho elaborado por: Beatriz Jacob Mafalda Rosado Mónica Fernandes.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
COLÉGIO SÃO CARLOS Ensino Médio Prof. Rafael Finotti Andrade São Carlos – SP / 2016 Brexit: os rumos da União Europeia.
O que é a União Europeia (UE)?
PÓS-GRADUAÇÃO Ciências Criminais Direito Penal e Investigação Criminal
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos econômicos.
Processo de Integração da Europa Ocidental
(Capitais da Europa) Desde a menor até a maior ...
Diversidades regionais da Europa
União Europeia: Unidade na diversidade
Trabalho realizado por: Ana Rita Bruxela nº 3
Deputado Carlos M. Coelho
UNIÃO EUROPÉIA.
28 de Fevereiro, Paulo Marques, Eng.
A 1º Guerra Mundial.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Portuguese HYpertension and SAlt Study
Países Ricos e Países Pobres
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Construção da União Europeia
GEOPOLÍTICA DA EUROPA CIC/2017 – 3EM.
A Reafirmação da Europa
A Primeira Guerra Mundial ( )
VI Unidade Geopolítica, geoeconomia e poder mundial
Cristiano Lisboa Yazbek
Trabalho de Geografia 8ªB
A Reafirmação da Europa
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
Trabalho Elaborado por: Tomás Gomes Nª19 7ªB
A UNIÃO EUROPEIA: GÉNESE, ALARGAMENTOS E OBJETIVOS
CAPÍTULO I A GÉNESE E DESENVOLVIMENTO DA UNIÃO E DAS COMUNIDADES EUROPEIAS - www. europa.eu - João Mota Campos, João Luiz Mota Campos, Manual de Direito.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CAUSAS, ACONTECIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS
DESAFIOS PARA UM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVO
Europa Europa, a península mais importante da superfície terrestre Do ponto de vista geológico, a Europa é apenas uma península da Ásia. Do ponto de vista.
A persistência de duas Europas
Globalização e blocos econômicos
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
Geografia do Reino Unido Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Conferência de Yalta
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Os grandes ciclos migratórios
A UNIÃO EUROPEIA.
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Os dez maiores - países Europa 902
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
A União Europeia 28 Estados-Membros 5 países candidatos à adesão*
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
(relação interpessoal)
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A EUROPA DOS 28

HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

1952: CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço). Integrantes: países da BENELUX + França, Alemanha e Itália.

Tratado de Roma1957: assinatura do Tratado de Roma que cria a CEE (Comunidade Econômica Européia) ou MCE (Mercado Comum Europeu). Integrantes: países da CECA + Reino Unido, Dinamarca, Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha.

Por que houve uma evolução tão rápida destes blocos? R: Objetivo de união econômica para fortalecimento em rela- ção aos EUA, diminuindo a dependência criada com Plano Marshall. Forma- ção de uma Europa das Pátrias.

Países europeus que receberam dinheiro do Plano Marshall; Espanha Enquanto o resto da Europa se beneficiava do Plano Marshall, a Espanha atravessou um pós-guerra de miséria. Sua entrada no Plano Marshall foi rejeitada por causa do viés autocrático do regime ditatorial de Francisco Franco ( ).

Enfim, a União Europeia 1992: assinatura do Tratado de Maastricht, que cria a União Europeia. Integrantes: países da CEE + Suécia, Áustria e Finlândia.

Tratado de Maastricht * * concretização do sonho da livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas; * * maiores investimentos nos países menos desenvolvidos, como Espanha, Portugal, Irlanda e Grécia.

O EURO 1999: adoção da moeda única por 12 países (Zona do EURO). Grécia entrou em Ficam de fora o Reino Unido, Suécia e Dinamarca. (01/01/2002: entrada em circulação da moeda). 2011: 19 países membros

2003: A guerra contra o Iraque divide as potências européias (contrários) Alemanha, França e Bélgica (contrários) Reino Unido, Itália e Espanha (favoráveis) X RESULTADO: em 2004 atentados terroristas em Madri e 2005 em Londres.

Anos 90: intensas negociações para a entrada de novos membros, que devem seguir as seguintes exigências: combate à dívida pública; países que sejam capita- listas e democráticos; inflação baixa e sob controle; enxugamento da máquina estatal (privatizações); reduzida carga tributária; respeito aos direitos humanos.

01/05/2004: 10 novos membros São aceitos a Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Malta e Chipre, sendo os 8 primeiros países ex-socialistas. PROBLEMA: criação de uma periferia “empobrecida” frente a um núcleo forte e rico.

A Europa dos 25

Uma Europa ainda incompleta Suiça: apesar de não integrar o bloco, já existe a livre circulação de pessoas e serviços; Noruega: em plebiscito (1994) a população rejeita a entrada na U.E.; Países balcânicos: problemas internos de guerras anteriores, a situação de Kosovo e a pobreza em algumas regiões dificultam o ingresso destes países;

Leste europeu o ingresso da Bulgária e Romênia em 2007, abre possibilidades para os demais países da região;

Turquia: apenas 3% do seu território é europeu, tendo fronteira com o Iraque, 25% dos 73 milhões de habitantes são pobres, 97% da população é islâmica, apresentando problemas com direitos humanos em relação aos Curdos e às mulheres... Enfim, com tantos problemas, talvez o ingresso ocorrerá apenas em ????;

O 28° membro: a Croácia 01/07/2013: a entrada da Croácia marca o início de possíveis novos membros da península balcânica

23/06/2016: Plebiscito no Reino Unido