O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas. T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas*
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Apresentação Disciplina Ciência e tecnologia dos materiais.
Trabalho No power point: Capa: (título, turma e nome/número dos alunos) Introdução: (Anunciar a ideia básica; Descrever as motivações que levaram à escolha.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
A QUÍMICA E O MUNDO DO TRABALHO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Química e Biologia - DAQBI Prof a. Juliana Kloss
Classificação dos Métodos de Ensino:
Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)
ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA E PROCESSAMENTO DO PESCADO
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito - máximo: 60)
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
SEMINÁRIOS Orientações Colégio São Luís
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Coordenação: Marcelo Correa
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
TÍTULO Identificação Eixo.
TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO, TÍTULO DO ARTIGO
Autor (Instituição) Co-Autor(es) (Instituição)
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
Química da Madeira.
O primeiro autor determina o apresentador do trabalho.
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Nome do aluno: Nome do orientador:
Escolha o fundo e a cor das letras
Planejamento e Preparação de um Seminário
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP
IX Normas Gerais para Apresentação Oral:
Professor (a) orientador
VI SEMANA DE ENGENHARIA DO SUDOESTE DA BAHIA
Coordenação: Marcelo Correa
Zoologia dos vertebrados
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
Logomarca da instituição de origem dos autores
Avaliação do 1º Bimestre;
Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Orientação para a Elaboração das Reflexões
Escolha o fundo e a cor das letras
Gêneros de Divulgação científica:
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Metodologia Científica . Professor: Wildson Cruz (Adaptado)
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Disciplina: Monografia I
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE ARIAL OU TIMES, TAMANHO 60, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO E CENTRALIZADO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME,
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Escolha o fundo e a cor das letras
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Práticas de Planejamento Tributário
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Roteiro para avaliação das apresentações (2,0) O grupo se organizou para que a apresentação ocorresse dentro do tempo estipulado (30 minutos)? O grupo.
Exemplos de atividades por videoconferência
English Presentations
XI Normas Gerais para Apresentação Oral:
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Título do Trabalho Autores, Instituição.
Transcrição da apresentação:

O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado já indica a força criadora do seminário, aponta o seu papel de lançar sementes, novas idéias, novas perspectivas de pesquisa para os participantes” - Dinâmica de estudo em grupo a partir da proposição e da discussão de um tema; - O estudo envolve apresentadores e platéia; - Requer preparo prévio – coleta de material bibliográfico acerca do tema, leitura, redação e metodologia de apresentação oral.

Qual a finalidade de um seminário? - Aprofundar um tema; - Propiciar o debate; - Socializar o conhecimento; - Despertar o interesse; - Estimular a participação; - Tornar o estudo aprazível.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre compostos orgânicos, suas nomenclaturas, propriedades e estruturas moleculares, além de correlacionar a QUÍMICA ORGÂNICA diretamente com sua aplicabilidade em várias atividades da vida humana.

Realização do seminário LOCAL: Sala de informática PERÍODO : IV unidade DURAÇÃO: minutos EQUIPES: 2 componentes VALOR: 4,0

A Química Orgânica e...  1. A indústria petroquímica.  2. A indústria dos plásticos.  3. A indústria têxtil.  4. A indústria dos produtos de limpeza.  5. A indústria dos materiais de revestimento superficial  6. A indústria dos cosméticos  7. A indústria dos alimentos  8. A indústria dos defensivos agrícolas.  9. A indústria farmacêutica.  10. As plantas medicinais.  11. As biomoléculas.  12. Os biocombustíveis.  13. A ciência forense.  14. As drogas.  15. O amor.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS Apresentação Os seminários devem ser apresentados de forma clara, objetiva e dentro do limite de tempo previamente estabelecido em classe. Devem começar com uma introdução e/ou motivação e conter uma conclusão com avaliação pessoal do assunto e a lista de bibliografias consultadas. A avaliação da apresentação levará em conta os seguintes fatores: Estrutura/organização da apresentação Domínio do assunto Clareza de expressão Adequação ao tempo disponível Qualidade dos recursos audiovisuais Comportamento diante do público Habilidade em responder perguntas Trabalho escrito ou resumo para o da turma com 48h de antecedência

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS Trabalho escrito O estilo de redação deve ser claro e objetivo. Deve conter uma imtrodução, um desenvolvimento, uma conclusão e uma lista de referências bibliográficas. A avaliação do trabalho escrito levará em conta os seguintes fatores: Organização e estrutura Estilo de redação Precisão e corretude do assunto abordado Aspectos/tópicos discutidos Grau de detalhe/profundidade Adequação e completude da lista bibliográfica Respeito às normas da ABNT

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A nota dos seminários e parte escrita será atribuída considerando principalmente se o conteúdo dos temas sorteados foi adequadamente apresentado para cada tema, de forma coerente e compatível com o conteúdo da disciplina. Cada integrante do grupo deverá participar da apresentação do seminário. As notas serão individuais e coletivas, mas em caso de falta, a nota do seminário será zero para o aluno ausente. Apesar de a nota ser individual será necessária integração entre os componentes, pois, a avaliação de um estará sempre relacionada ao grupo.

Para atribuição de nota ao seminário, será considerada a adequação do conteúdo ao nível e objetivos da disciplina e a clareza da apresentação. Não serão considerados para nota os aspectos estéticos ou de criatividade (slides “bonitinhos” ou “engraçadinhos”, animações, etc.) Aspectos químicos: apresentação detalhada, em linguagem adequada à área de Química, dos conceitos químicos envolvidos no tema apresentado. Devem ser apresentadas estruturas químicas, reconhecimento das funções orgânicas e/ou reações químicas. Deverá ser entregue um único trabalho escrito por grupo.

Sofrerá perda de 1 ponto quem atrapalhar o seminário dos colegas com barulhos ou atitudes inadequadas. As apresentações dos seminários poderão ocorrer em horários diferentes dos horários normais das aulas de cada turma. A realização do seminário deverá ser divulgada para comunidade escolar com antecedência de, no mínimo, uma semana.

BOM SEMINÁRIO!