A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
AULA Nº 7 ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS 1º/2017 CURSO: Engenharia DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

2 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET
Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no Google: “A Física tá complicada?”

3 Mas o que é mesmo um seminário?
Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento

4 Qual a importância de um seminário para um graduando?
Os seminários são uma ótima maneira de despertar o aluno para a vida acadêmica. Salientamos ainda que o aluno-pesquisador, ao preparar sua apresentação, está desenvolvendo uma série de habilidades que lhe serão úteis na vida profissional.

5 A PROPOSTA DE TRABALHO

6 A Física na Engenharia: aplicações dos conceitos físicos no cotidiano desse profissional
OBJETIVO GERAL O intuito de todos seminários é abordar as diversas aplicações dos conceitos físicos na rotina do engenheiro.

7 A Física na Engenharia: aplicações dos conceitos físicos no cotidiano desse profissional
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aprofundamento em um ramo específico da física. Relacionar o ramo de estudo destinado ao grupo com suas diversas aplicações na Engenharia. Procurar explicitar não só as aplicações mais comuns, mas também ter a sensibilidade de buscar relações pouco conhecidas do emprego da Física no dia-a-dia do profissional de Engenharia. Valorização da Física para a sua formação em nível superior. Reconhecer a ciência como resultado de uma produção histórica e cultural.

8 Organização dos trabalhos
A turma será dividida em 12 equipes de aproximadamente 4 ou 5 alunos. A duração mínima da apresentação é de 15 minutos e máxima de 20. Se a apresentação extrapolar o tempo máximo, ela será interrompida pelo professor, para não comprometer os demais grupos. Haverá 5 minutos para que a equipe responda perguntas do professor e da turma.

9 Organização dos trabalhos
Todos os componentes devem falar na apresentação, de forma organizada, obedecendo a uma sequência previamente estabelecida pelo grupo. A distribuição das falas entre os componentes deve ser equilibrada. Deixa-se à disposição das equipes o notebook e o datashow do professor. Podem ser usados recursos audiovisuais diversos. Havendo vídeos, eles não podem ser longos demais. Use o bom senso!

10 Avaliação do Seminário (6,0 pontos)
A nota do seminário será divida em 4 partes: 2,0 PONTOS PARA O SEMINÁRIO, como um todo, para o desempenho global do grupo (planejamento, comprometimento, criatividade e organização da apresentação) 2,0 PONTOS PARA O DESEMPENHO INDIVIDUAL, para a desenvoltura de cada componente. 1,0 AUTOAVALIAÇÃO, ou seja, o próprio grupo deve atribuir uma nota para o desempenho da equipe, justificando o porquê na nota atribuída. 1,0 AVALIAÇÃO DOS COLEGAS, feita por um outro grupo, a ser sorteado na hora para tal.

11 No dia da apresentação Cada grupo trará o seu notebook. O professor emprestará Datashow. O aluno que faltar no dia da apresentação do seminário ficará com nota zero no seminário e deverá fazer a Avaliação Substitutiva, com o conteúdo do semestre inteiro.

12 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
Antes de tudo, é preciso que os apresentadores dominem o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros. Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.

13 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
A não-realização de ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado. No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: Né? Tipo Assim, Ahnn... prejudicam a fluência na exposição.

14 DICAS PARA UM (BOM) SEMINÁRIO
A postura do apresentador é fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia. Slides com poucos textos, priorizando figuras esquemas. Apresentação sem a leitura de “papelzinho”.

15 OS 12 TEMAS 3 – Leis de Newton, Forças e suas aplicações na Engenharia. 4 – Princípios da Hidrostática, Hidrodinâmica e suas aplicações na Engenharia. 5 – Planos Inclinados, roldanas, dispositivos similares e suas aplicações na Engenharia . 6 – Dilatação Térmica e suas aplicações na Engenharia.

16 OS 12 TEMAS 7 – Temperatura, formas de propagação do calor, conforto térmico e suas aplicações na Engenharia. 8 – O Som, conforto acústico e suas aplicações na Engenharia. 9 – Luz, cores, poluição luminosa e suas aplicações na Engenharia. 10 – Eletricidade e as relações entre as engenharias elétrica e civil.

17 OS 12 TEMAS 11 – Magnetismo e dispositivos eletromagnéticos aplicados na Engenharia. 12 – Física Moderna e os dispositivos baseados em sensores aplicados na Engenharia. 1 – Seminário Especial I: oportunidades de estágio no DF e as possibilidades do egresso em um curso de Engenharia. 2 – Seminário Especial II: especializações, mestrados e doutorados nacionais e internacionais em Engenharia.

18 PENALIDADES E BENEFÍCIOS
Os seminários são feitos pelos alunos e PARA os alunos, principalmente. A presença dos estudantes na apresentação dos colegas será essencial. Serão 4 noites de apresentação. O estudante que estiver presente nos outros três dias (fora o do seu próprio seminário), terá um ACRÉSCIMO de 0,2 ponto por cada presença, podendo ficar com até 0,6 ponto a mais na nota da NP2 (desde que não extrapole 10,0 pontos). Pelo contrário, o estudante que FALTAR no dia dos outros seminários PERDERÁ 0,2 ponto por cada falta, podendo ficar até com menos 0,6 ponto na média da NP2 caso se ausente na apresentação dos colegas.

19 ATENÇÃO PARA AS NOVAS DATAS DAS APRESENTAÇÕES
16/05/17 (terça, das 21h às 22h15): Grupos 3 e 4. 19/05/17 (sexta, das 19h25 às 22h15): Grupos 5, 6, 7 e 8. 23/05/17 (terça, das 21h às 22h15): Grupos 9 e 10. 26/05/17 (sexta, das 19h25 às 22h15): Grupos 11, 12, 1 e 2.

20 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google