Relatórios Técnicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Advertisements

ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
1. Elementos Pré-Textuais 2. Elementos Textuais 3. Elementos Pós-Textuais TRABALHOS ACADÊMICOS.
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
(Times New Roman ou Arial, negrito, fonte 14, espaçamento simples)
O aprendiz de investigador
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Passado, presente e futuro de uma coleção ...
SiBi – Sistema de Bibliotecas da UFPR
Centro de Documentação em Políticas de Saúde: CEDOC-Saúde
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
Introdução a Engenharia de Alimentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Coordenação: Luciana Danielli
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Metodologia Científica
Letícia Mahlmeister João Mattar
Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária 3o Ano
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Metodologia de Pesquisa
Conteúdos e metodologias para o Ensino de Ciências nos anos iniciais.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Prof. Kwan-Hoong Ng, PhP, FlnstP University of Malaysia
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
MINICURSO DE PRODUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS UTILIZANDO
Andamento – Projetos de Pesquisa Setor de Endometriose - HCFMUSP
Título: Autora: Mariana Mamede Cavalcanti Queiroz Percinio
Organização de um Relatório
Título: Autora: Sofia Araújo Coelho
Apresentação do Módulo
Pesquisa Quantitativa
Resenha Parte 1.
O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO

Convite Defesa de Dissertação de Mestrado
Pesquisa de artigos científicos
DISCENTE: KAROLINE BRITO
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
em Educação em Direitos Humanos
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Teses e Dissertações Eletrônicas
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
CNPq e o Currículo Lattes
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Título do Trabalho Introdução Resultados e Discussão Conclusão
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Convite Defesa de Dissertação de Mestrado
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
GESTÃO DE ARQUIVOS E DOC. Problemática. Conceitos. Introdução ao Estudo dos Arquivos.
UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DEPARTAMENTODE CIENCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS.
Capacitação no Uso do SABi
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
“GUIA” FONTES DE CONSULTA BIBLIOGRÁFICA ONLINE
ADICIONAR TÍTULO EIXO: COLOQUE A ÁREA TEMÁTICA DO SEU TRABALHO
Adam Vitor Dias Porto De Oliveira³, Melissa da Fonseca Diniz³
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Fontes Gerais de Informação Docente: Dr. Rosilene Agapito Discente: Leticia de Sousa Fidélis Luiz Felipe da Silva Candido

RELATÓRIOS TÉCNICOS

O Que É? Os relatórios técnicos são documentos que descrevem os resultados ou o andamento de pesquisas para serem submetidos à instituição financiadora ou àquela para a qual o trabalho foi feito. São publicações características de entidades que desenvolvem pesquisa, e seus processos de produção são os mais variados. (CAMPELLO, 2003, P.95)

Evolução e Historia Surgiu como forma de comunicação cientifica em 1909, através da evolução da indústria aeronáutica a NASA publica seus relatórios. A forma atual é remota de 1941, pelo OSRD órgão criado para defesa nacional durante a segunda guerra mundial. Expansão e adequação como forma de comunicação se da pela apresentação de resultados de pesquisa durante a segunda guerra, atendendo as necessidade e rapidez.

Tipos de Organizações que Produzem RT Existem três tipos de Organizações : 1.Empresas Privadas 2.Órgãos Governamentais 1.Instituições Contratadas pelo Governo

Características de um Relatório Técnico Relatórios Técnicos tem como função especifica a divulgação de pesquisas e tecnologias nas, mas diversas áreas, sendo constituído por um exemplo típico de publicação convencional ou literatura cinzenta. Autoria: É feito de forma coletiva por uma equipe de trabalho. Solicitação: É feito mais pelas instituições onde foram produzidas do que pelos seus autores. Produção: Produzidos em Series, através de Códigos Alfanuméricos, criados pela própria instituição criadora.

Formação dos Códigos: São formados pela Indicação, Sigla da Instituição, Categoria do Relatório, Grau de Sigilo, Data, Titulo do Projeto, Assunto e Número sequencial do relatório na Série ou Coleção que pertence. Número reduzido de Copias. Feito para uma Clientela Restrita. As Fontes de Indicação sempre mostram a quem os relatórios podem ser solicitados. Fornecido geralmente em Microforma

Apresentam alto Grau de Obsolescência. Fica Desatualizado Rapidamente. A forma física geralmente é feita de uma forma não convencional. Reprodução xerográfica e capa mole. A linguagem não tem restrição de estilo, constituindo um fator na agilização da publicação. Não passa por um processo formal de avaliação e publicação.

Principal Critica ao Relatório Técnico. Não é uma Literatura Convencional. Não Passa por uma bancada examinadora.

Fontes para Identificação. Atualmente as Organizações vem identificando Nos EUA a NTIS produz milhões de relatórios desde 1945, das mas de duzentas agencias americanas, e de países como Japão, Canada, etc. Nos EUA a NASA publica seus relatórios não oficiais. Na Grã-Bretanha a BLDSC reuni literatura cinzenta como forma de relatório, e publica pela The Focus on British Research Series. No Brasil não a uma fonte especifica de divulgação.

NASA

Modelo de Relatório UFPB

OBRIGADO !