FISSURAS POR RETRAÇÃO CONCEITOS TEÓRICOS E ESTATÍSTICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reologia e Tecnologia do Concreto
Advertisements

Patologias em Estruturas de Concreto Armado
CHAPISCO, TALISCAMENTO E REBOCO
Standard Penetration Test Principais Vantagens:  Custo relativamente Baixo;  Facilidade de execução e possibilidade em locais de difícil acesso;  Permite.
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
Aula 11 – Corrosão.
UNIDADE III PILARES.
Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Daniel Alexandre Aio Autor Orientador ILHA SOLTEIRA Departamento.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Avaliação do Concreto Leve Estrutural com Adição de EPS Reciclado Beatriz Correa Xavier Fabrício Bassani André Soares Mendes.
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
PAVIMENTO PERMEÁVEL: UMA SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS DE INUNDAÇÕES URBANAS  Equipe: DANIEL OLIVEIRA SOUSA DA SILVA DANIEL OLIVEIRA SOUSA DA SILVA -
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
Ciências da Natureza e suas
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
Limite de plasticidade e de liquidez
Hidráulica Geral (ESA024A)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Palestra de ventilação
Altura Ativa.
Eng. Ricardo Leopoldo e Silva França
VALORES CARACTERÍSTICOS DAS AÇÕES USUAIS NAS ESTRUTURAS
SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.
Índices Físicos dos Solos
Estudando para o Enem de forma invertida
Ciências da Natureza e suas
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
SERVIÇOS PRELIMINARES
COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque
III- Análise da estrutura da cobertura dos solos
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Instalação Predial Prof. FIRMINO Agosto de 2017 Patologia e Desempenho de Sistemas Hidrossanitários.
AGLOMERANTES PROF. TALLES MELLO.
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
DIMENSIONAMENTO CENTRAL GLP
CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV. NOMENCLATURA PASTA=cimento+água ARGAMASSA=PASTA+agregado miúdo CONCRETO=ARGAMASSA+agregado graúdo CONCRETO.
Fundação Profunda NBR 6122 – FUNDAÇÃO PROFUNDA
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
PAVIMENTO RÍGIDO Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana
PLANO DE ENSINO E TERMINOLOGIA DOS PAVIMENTOS
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
RECALQUE DO SOLO É o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido o adensamento.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
ESTACA STRAUSS ARQUITETURA E URBANISMO SOLOS E FUNDAÇÕES CÉSAR AUGUSTO BARBOSA RA: KELLI PACHECO RA:
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
TRAÇADO DE UMA ESTRADA ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO
Enchentes e Deslizamentos de Terra
PATOLOGIA DO CONCRETO.
ESTABILIDADE DE TALUDES
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
COBERTURAS Função da cobertura:
IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO MILHO
FACULDADES SANTO AGOSTINHO - CURSO : ENGENHARIA CIVIL
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
PROLIFERAÇÃO DE MICRORGANISMOS PÓ BRANCO SOBRE A SUPERFÍCIE
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Concreta Tecnologia em Engenharia
Fonte: Pet Engenharia Civil UFJF, 2014 Infiltração por capilaridade ou percolação ocorre quando a umidade do solo sobe para a superfície (umidade ascensional),
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

FISSURAS POR RETRAÇÃO CONCEITOS TEÓRICOS E ESTATÍSTICAS

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA E ORIGEM DA FISSURA 1) Retração de compostos à base de cimento; 2) Sobrecarga; 3) Movimentação higrotérmica; 4) Recalque; Morfologicamente são caracterizadas pela estanqueidade, graus de inclinações 0 e 90 graus, inexistência de sentido de abertura e superficialidade (não atingem o substrato).

CONCEITUAÇÃO Redução de volume causada pela diminuição de umidade no concreto ou na argamassa, onde a resistência do composto é insuficiente para evitar as tensões de tração que levam à formação de aberturas.

CAUSAS E AÇÃO 1) Geometria da estrutura 2) Traço do concreto ou da argamassa 3) Condições climáticas 4) Heterogeneidade dos materiais (aço retrai mais que concreto). Com temperatura do ar em 25ºC, umidade relativa do ar de 40% e velocidade de vento de 15 km/h é suficiente para se atingir um nível de evaporação de 1litro/m²/hora. Portland Cement Association (PCA, 1995) Ou 22 litros de água para cada m³ concreto.

PREVENÇÃO 1) Realizar a cura do concreto; 2) Concretagem em períodos de menores temperatura, incidência de ventos e maior UR do ar; 3) Utilizar baixo fator de água cimento (próximo de 0,4). 4) Adição de fibras sintéticas; 5) Emprego de armadura de combate à retração (armadura de pele).

ESTATÍSTICA 1) Estatisticamente a incidência de fissuras de retração em nossa região não atinge níveis alarmantes. 2) As fotos mostradas foram extraídas em casas de conjuntos habitacionais vistoriados esse ano. 3) Em 241 perícias realizadas esse ano foram apuradas ocorrências dessa patologia em 58 casas e, em apenas 6 delas houve a necessidade de intervenção imediata.

Bibliografia : THOMAZ, E. Trincas em edifícios. São Paulo, IPT/EPUSP/PINI, 1989.

FISSURAS POR RECALQUE CONCEITOS TEÓRICOS E ESTATÍSTICAS

RECALQUE DIFERENCIAL: É um desnivelamento de uma estrutura, piso ou terrapleno, devido à deformação do solo.

Ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo (diminuição dos seus vazios) sob sua fundação.

Todos os tipos de solos submetido a uma carga, sofrem recalques. Em maior ou menor grau, dependendo das propriedades de cada solo e da intensidade do carregamento. Cessa ou estabiliza após um certo período de tempo, dependendo das peculiaridades geotécnicas dos solos.

Exemplos de recalque em solos: Arenosos: podem se estabilizar em poucas horas ou dias Argilosos: tendem a cessar ou estabilizar somente após algumas décadas.

F ENÔMENO DO COLAPSO. São dois os requisitos básicos para o desenvolvimento do colapso (recalque) em solos naturais: 1. estrutura porosa (alto índice de vazios ) 2. condição não saturada (baixo teor de umidade ou grau de saturação ).

Mas para um solo entrar efetivamente em colapso, duas condições básicas devem ser atendidas: 1.a elevação do teor de umidade (que ocorre a partir de chuva, vazamento, etc.) 2.atuação de um estado de solicitações externas (uma construção residencial, por exemplo)

-Baixos valores do índice de resistência a penetração (NSPT menor de 4 golpes); - Granulometria aberta (ausência da fração de silte); -Baixo grau de saturação (menor de 60%); -Grande porosidade (geralmente maior que 40%). Indicativos de solos colapsíveis

O NSPT ou índice de resistência à penetração é obtido a partir da cravação de um mostrador que é cravado no terreno através do impacto de uma massa metálica de 65 kg caindo em queda livre de 75 cm de altura. O NSPT será a quantidade de golpes necessários para fazer penetrar os últimos 30 cm. As diretrizes para a execução de sondagens SPT são regidas pela NBR 6484.

CAUSAS DE RECALQUE (SOLO) - Rebaixamento do Lençol Freático; - Evaporação ou drenagem de solo naturalmente úmido; - Solos Colapsíveis quando entram em contato com a água (destruição da cimentação intergranular); - Escavações em áreas próximas à fundação mesmo com paredes ancoradas, podem ocorrer movimentos, ocasionando recalques nas edificações vizinhas; - Vibrações da operação de equipamentos como: bate-estacas, tráfego viário etc.

TIPOS DE DANOS: a) ESTRUTURAIS- são os danos causados à estrutura propriamente dita; b) ESTÉTICOS- são os danos causados à estética da construção, tais como trincas em paredes e acabamentos; c) FUNCIONAIS- são os causados à utilização da peça ou do sistema, emperramento das portas e janelas, desgaste excessivo de elementos, etc.

PREVENÇÃO DE RECALQUES 1 - Diminuir a porosidade com a devida compactação; 2 - Dimensionar fundação com dados de sondagem e SPT (Preferencialmente utilizar fundações profundas); 3 – Efetuar impermeabilização e drenagem de águas pluviais.

Obrigado pela presença! Prof. Luciano