ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Advertisements

Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Leticia Tavares, Ana Luíza Cavalcanti e Andreia Veiga Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
Tipos de Energia. Energia Elétrica Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que.
Referências MACHADO, Andrea Horta, MORTIMER, Eduardo Fleury. Química volume único. São Paulo: Scipione, Reações químicas espontâneas não espontâneas.
Energia Luminosa A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata- se de uma radiação.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
E NERGIA DETECTADA PELO OLHO. A S LÂMPADAS E TOCHAS FUNCIONAM TRANSFORMANDO ELETRICIDADE OU CALOR EM ENERGIA LUMINOSA. A LUZ É UMA SÉRIE DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
Nomes : Ana Clara Ferreira e Ana Clara Duarte Turma: 502 Professora: Roberta Monis.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
CÉLULA E ENERGIA Prof. Marcelo Correa. CITOLOGIA Organização geral da célula eucariótica - Citoplasma – Citoesqueleto  =  MICROFILAMENTOS e MICROTÚBULOS.
Nome:Gabriela da S. Camargo nº15 Profº Beto 2º ano A Matutino.
AS ENERGIAS DO MUNDO NOMES: ERICK LANNES E MATEUS RODRIGUES. TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Lucas Medeiros e Igor de Sá Turma: 501 Professora: Andrea loureiro.
Tipos de Energia Nomes : Renato Cavalcante e Emanuel Ferr eira Turma:501 Professora : Andrea Loureiro.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Fontes de energia renováveis: Biomassa
ENERGIA E FONTES DE ENERGIA Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associado à capacidade.
Tipos de Energia Nomes: Caike André e Pedro Carvalho Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MACAU FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA Termoquímica Érico de Moura Neto 2º semestre.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
FERMENTAÇÃO LÁTICA.
Venha conhecer as diferentes FORMAS DE ENERGIA!
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Helena Cristhine e Luiza Meili
Energia e sua conservação
Energias renováveis em Portugal
ELETRODINÂMICA BÁSICA
PROJETO P5 Clique para iniciar....
Nome: Raiane Sabioli Data 27/07/2016 Prof Vanderley 3°A Matutino
Propriedades da Matéria
ENERGIA GEOTÉRMICA CONCEITO VANTAGENS DESVANTAGENS FUNCIONAMENTO
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
O que é energia solar ?.
Tipos de Energia Nomes: Esther Alexandre e Ana Carolina Cunha
tipos de energia Beatriz Freire e Rafaela Augusto Barreiros 501
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
AS ENERGIAS DO MUNDO Nomes: Alanna C. Sousa e Rebeca Bruce Mattos
Metabolismo Energético
Professor: Guilherme Vieira
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
ENERGIA LUMINOSA A energia do Sol é a fonte de luz mais forte que existe no planeta. A energia luminosa é a mais utilizada no mundo. A humanidade utiliza.
Iluminação Alternativa com LEDS
Energia eólica.
MOTOR ALUNOS: DANIEL, VITOR, WESLEY, GABRIEL LIMA, JUDSON, JHEOVANA, JOANA, JOSIMARA, KRISSIA E MARCELA.
A ATIVIDADE DA CAIXA Isopor Cascalho e areia.
Pilha de Daniell. O primeiro dispositivo que aproveitou a energia das reações de oxirredução para gerar eletricidade foi a pilha de Alessandro Volta. Ela.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Ar.
Transferência de energia
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
As reações químicas e a energia
Exemplos e aplicações práticas - corrente
Indução Eletromagnética
Ligações metálica, iónica e covalente
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
ENERGIA NUCLEAR.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
ENERGIA ¹.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
LEB 244 – Aula 2 Parte 1 Conceitos de Energia
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015

ENERGIA É a capacidade de produzir algum tipo de trabalho ou pôr algo em movimento. A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no Universo.

Lei da Conservação de energia A Lei de Conservação de Energia em Física descreve que a energia pode ser convertida ou transformada, mas não pode ser destruído. A perda de energia devido a uma reação química em um sistema normalmente é executado pela liberação no meio ambiente, talvez através do formulário de luz ou calor.

Energia Química O que é? É uma energia baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas, presente na matéria que forma tudo que esta à nossa a volta, inclusive o nosso corpo. Ou seja, é a energia que nos mantém vivos.

Energia Química Uso de energia química Aplicação da energia química Energia química no cotidiano Energia química Humana Energia química na Respiração Energia química dos motores Energia química da bateria (pilhas)

Uso de Energia Química O uso de energia química é visto praticamente em tudo que nos cerca, ou seja, a comida, o ar puro, o transporte de veículos, e também os dispositivos alimentados por bateria. É um formato de energia gerado através de uma reação química que produz as cargas elétricas.

Aplicação da Energia Química Na atualidade, a energia química permite a mobilização dos automóveis, navios, aviões e de qualquer outra máquina.

Energia Química no cotidiano Petróleo, gas natural e carvão. Alimentos; Madeira e hulha; Biomassas Bicombustíveis; Impactos ambientais de combustíveis fósseis; Energia nuclear; Lixo atômico. Seres vivos; as pilhas; as baterias motores, entre outros.

Energia Química Humana O Corpo humano, os chakras, as linhas de meridiano de energia e a AURA: a “árvore da vida”… A forma mais básica que o corpo humano utiliza para gerar esta energia é a quebra de cadeias de moléculas em meio a processos celulares. No momento em que as moléculas são quebradas os átomos se liberam, liberando assim energia atômica. Bioeletromagnetismo

Energia química na Respiração: São armazenada em nosso corpo provenientes dos alimentos que ingerimos é convertida em energia para a manutenção da vida. Hábitos até inconscientes, como respirar ou nos alimentar, têm o fenômeno da energia química envolvida. A alimentação acontece para obter energia, para abastecer o corpo nas atividades que exercemos e para seu bom funcionamento dele. RESPIRAÇÃO Exercício físico/ movimento

Energia química dos motores a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. Uma vez que os combustíveis são queimados produzem violentas reações químicas que geram trabalho ou movimento de maneira instantânea e brusca no caso da gasolina dentro dos cilindros dos motores; as misturas de gases inflamadas se dilatam e em apenas um instante sua energia se comunica com os pistões do motor.

Energia química da bateria (pilhas) As baterias são dispositivos que se aplicam ao uso de várias substâncias químicas que reagem entre si para produzir energia elétrica. Como o zinco é mais reativo que o cobre, ele tem a tendência de doar elétrons para o cobre. Assim, se ligarmos esses dois eletrodos por meio de um fio condutor externo, ocorrerá a transferência dos elétrons e conseqüentemente a passagem de corrente elétrica. Funcionamento :baseia -se em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxidorredução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.

Conclusões Conclui-se de forma geral que a energia é imprescindível para a vida, bem como para o desenvolvimento socioeconômico a nivel mundial. Sabe-se que existem vários tipos de energia, todas provenientes dá matéria, mas cada tipo de energia é utilizado de acordo com o que cada país tem. Devemos então optar por novas fontes de energia limpas, pois ainda existem muitas fontes prejudiciais ao planeta.

Referências _30.html; _30.html quimica; quimica LIVRO: Energia e Meio Ambiente de Roger A. Hinrichs, Merlin Kleinbach e Lineu Belico dos Reis – Disponivel : traducao-da-4a-ed-norte-americana/#sthash.Y3v9PL7d.dpuf

FIM OBRIGADO A TODOS!