Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CORPO DE BOMBEIROS ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS
Advertisements

RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
Conceito  Várias medidas tomadas para evitar que doenças contagiosas conhecidas sejam transmitidas de um paciente para outro paciente,profissionais de.
PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA OSTENSIVA
Agrupamento Escolas da Trofa
ACIDENTES COM ANIMAIS.
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Elementos chaves/ Aplicação:
Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Formações Falécio Lda..
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atendimento inicial de emergência Prof: Chizzo SAMU.
Oficina de Proteção Infantil
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Instrutora: Rosemeire Moreira. 2 Toda substância (sólida, líquida ou gasosa), que quando fora de seu recipiente, pode causar riscos para a saúde, ao.
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
São Paulo das Missões, RS
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
QUEIMADURAS.
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Saúde e Segurança no Trabalho
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Índice Cabine de Segurança Biológica Objetivo Capela de Fluxo Laminar
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
Ergonomia - E.P.I
PRODUTO PERIGOSO DEFINIÇÃO
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
PROGRAMAÇÃO AULAS PRÁTICAS
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
MSDS para produtos DEERFOS
MSDS para produtos DEERFOS
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
MSDS para produtos DEERFOS
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
GOIANA – PERNAMBUCO - BRASIL. PERMISSÃO DE TRABALHO ? PERMISSÃO DE TRABALHO ? É uma autorização prévia por escrito em nome da Jeep, das atividades consideradas.
CAPACITAÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA - SND.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Segurança em Unidades de Processo
Sinais e sintomas de intoxicações e medidas de primeiros socorros.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está.
Transcrição da apresentação:

Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos Apresentação: Cap Omar Lima LEAL Corpo de Bombeiros de São Paulo

Atendimento a Acidentes com Substâncias Perigosas  Tombamento de substâncias sólidas;  Derramamento de substâncias líquidas;  Vazamentos de gases.

Atendimento a Acidentes com Substâncias Químicas > Avaliação para Tomada de decisão; > Reavaliação e adequação do Plano de emergência.

Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Aproximar-se da cena com vento pelas costas, tomando como referência o ponto do: Derrame para líquidos; Vazamentos ou fugas para gases; Tombamento para sólidos.

Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Certificar-se se há vítimas e vazamentos; Identificar o produto através de rótulo de risco, painel de segurança ou documentos e embarque; Aproximar-se seguindo os Guias de Emergência; Não socorrer vítimas que estão contaminadas pelo produto.

SUBSTÂNCIAS NÃO IDENTIFICADAS MANTENHA DISTÂNCIA

Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Fazer o isolamento inicial utilizando os guias de emergência, impedindo a entrada e saída de pessoas do local afetado; Não usar fogo ou sinais luminosos não blindados contra explosão dentro da área; Evitar qualquer tipo de contato físico com o produto.

Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Acionar o socorro especializado; Não entrar sozinho na área contaminada; Arrolar testemunhar e sinistrados; Avaliar os procedimentos de emergência adotados.

Áreas ou Zonas de Trabalho Quente: local onde os contaminantes estão presentes; Morna: local onde estão as equipes de intervenção direta e o CRC; Fria: local considerado não contaminado, onde estão o PC e o apoio logístico.

FRIA EMERGÊNCIAS QUÍMICAS QUENTE MORNA

Equipamento de Proteção Individual - EPIs Barreira entre o corpo humano e o agente; Previne contato, inalação e ingestão; Constitui-se de EPI/AEPP + EPR; EPI/AEPP possui níveis de proteção de acordo com as características físico-químicas do produto.

Níveis de Proteção Nível A: para PP desconhecido ou que ataca violentamente a pele e a respiração; Nível B: o PP é identificado como agressor ao sistema respiratório, porém ataca em nível secundário a pele; Nível C: o PP ataca a pele e a respiração em níveis secundários. Respingos químicos; Nível D: uniforme não projetado para lidar com PP.

Níveis de Proteção: Observações Importantes A seleção do nível de proteção está relacionada com o tipo de produto e suas ameaças e vulnerabilidades.

Níveis de capacitação para Resposta Primeira Resposta = trabalho em área fria; Técnico = trabalho em áreas quente, morna e fria; Especialista = Comanda e coordena todas as atividades durante o atendimento do incidente/acidente com Produtos Perigosos.

Avaliação Qual o termo técnico mais apropriado para vazamento de uma substância líquida ? ( ) fuga ( ) escape ( ) derrame Qual o melhor nível de proteção para um profissional que não conseguiu identificar o produto perigosos sinistrado ? ( ) nível A ( ) nível B ( ) nível C

Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos O Capitão LEAL agradece a atenção de todos os participantes. MUITO OBRIGADO ! E MAIL :