ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos … Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO – Serviço de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
9ºANO E AGORA? Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama SPO.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
© J.C. Gomes da Costa. A Reitoria em consonância com o Conselho Geral implementou o programa de tutoria da UTAD (PT-UTAD) pela 1ª vez no ano letivo.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Motivação para o curso | Métodos de estudo | Provas de avaliação 10.º ANO: uma nova etapa! ESCOLA SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Curso de Filosofia - UFRN
Sessão de Esclarecimento para Encarregados de Educação/Pais Saídas após o 9ºAno de Escolaridade. 26 de janeiro de 2017.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
RITO DE PASSAGEM #PartiuEnsinoMedio.
Oferta Formativa Ensino Secundário 2017 / 2018.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
QuímicA 2017.
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Avanços nas últimas décadas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Arquitetura e Urbanismo Biologia
DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES
41 FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
1º sem 2º sem 3º sem 4º sem 5º sem 6º sem
Disciplinas Optativas
Bacharelado Débora Inácio 3°A.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2017) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Serviço de Psicologia e Orientação
Disciplinas Optativas
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Serviço de Psicologia e Orientação
… um caminho para o sucesso!
Serviço de Psicologia e Orientação
Advocacia Geral da União
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Prof. José Fernando Q. Rey
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Como estudar em Portugal
Disciplinas Optativas
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
2° Chamada – 1° período – 1º e 2º anos
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/304
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Portugal Ana Almeida Professora Adjunta
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
TEAR -Criativo Coordenadoras: Sónia Figueiredo e Rosário Cadete.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos … Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO – Serviço de Psicologia e Orientação

9.º ANO … e agora? CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Cursos Profissionais Cursos Artísticos Especializados Cursos Científico- -Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de carácter universitário ou politécnico, têm a duração de 3 anos letivos correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade. Os Cursos Científico-Humanísticos destinam-se a alunos que, tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, pretendam obter uma formação de nível superior. Estes cursos conferem um diploma de conclusão do ensino secundário. CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS LÍNGUAS E HUMANIDADES ARTES VISUAIS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS

Componente de Formação Geral Português Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física Componente de Formação Específica Matemática A Escolher duas disciplinas: Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva A ______________________ Educação Moral e Religiosa (facultativa)‏ CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias

Exemplos de Cursos Superiores: Ciências Farmacêuticas; Engenharias; Medicina; Enfermagem; Análises clínicas e de Saúde Pública; Radiologia; Gerontologia; Ergonomia; Ciências da Nutrição; Terapia da Fala; Terapia ocupacional; Prótese Dentária; Medicina Dentária; Ortóptica; Podologia; Psicologia; Cardiopneumologia; Física; Matemática; Química; Biologia; Agronomia; Medicina Veterinária; Educação Física; Geologia; Fisioterapia; Desporto; Enologia; Bioquímica; Criminologia; Psicologia … CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências e Tecnologias

Componente de Formação Geral Português Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física Componente de Formação Específica Matemática A Escolher duas disciplinas: Economia A Geografia A História B ________________________ Educação Moral e Religiosa (facultativa)‏ CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências Socioeconómicas

Exemplos de Cursos Superiores: Economia; Informática de Gestão; Gestão de Empresas; Contabilidade; Turismo; Administração Pública; Direito; Marketing; Psicologia; Secretariado; Geografia e Planeamento; Sociologia; Relações Internacionais; Finanças; Fiscalidade; Direção e Gestão e Administração Hoteleira; Solicitadoria; Gestão Bancária e Seguros; Negócios Internacionais; Marketing e Comunicação Empresarial; Ciência Política; Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação; Engenharia Informática … CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Ciências Socioeconómicas

Componente de Formação Geral Português Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física Componente de Formação Específica História A Escolher duas disciplinas: Geografia A Latim A Língua Estrangeira I, II ou III Literatura Portuguesa Matemática Aplicada às Ciências Sociais ________________________ Educação Moral e Religiosa (facultativa)‏ CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Línguas e Humanidades

Exemplos de Cursos Superiores: Direito; Criminologia; Línguas e Literaturas Modernas; História; Filosofia; Sociologia; Jornalismo; Tradução; Secretariado, Animador Sociocultural; Ciências da Comunicação; Relações Comerciais Internacionais; Psicologia; Serviço Social; Educação Social e Gerontológica; Recursos Humanos; Geografia e Planeamento; Publicidade e Marketing; Turismo; Relações Internacionais; Ciência Política; Arqueologia; Assessoria e Tradução; Línguas e Culturas Orientais; Línguas e Literaturas Europeias; Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa … CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Línguas e Humanidades

Componente de Formação Geral Português Língua Estrangeira I, II ou III Filosofia Educação Física Componente de Formação Específica Desenho A Escolher duas disciplinas: Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes _______________________ Educação Moral e Religiosa (facultativa)‏ CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Artes Visuais

Exemplos de Cursos Superiores: Arquitetura; Arquitetura Paisagista; Escultura; Som e Imagem; Conservação e Restauro; Design e Marketing de Moda; Design Gráfico; Design de Ambientes; Design de Comunicação; Design do Produto; Design e Multimédia; Design de Jogos Digitais; Comunicação e Design Multimédia; Pintura; Artes Plásticas; Design de Interiores e Equipamentos; Teatro; Animação e Produção Artística; Artes Plásticas; Ciências da Arte e do Património… CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Artes Visuais

CURSOS PROFISSIONAIS Os Cursos Profissionais são uma modalidade de formação inserida no ensino secundário, com dupla certificação, escolar e profissional, que se caracteriza por uma forte ligação ao mundo do trabalho. Conferem dois diplomas: - conclusão do ensino secundário; - diploma de qualificação profissional de nível IV. Permitem o prosseguimento de estudos a nível superior universitário ou politécnico. Têm uma estrutura curricular organizada em módulos, conferindo uma maior flexibilidade e respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno.

CURSOS PROFISSIONAIS Plano de estudos inclui 3 componentes de formação: Sociocultural, Científica e Técnica. Formação Técnica inclui uma formação em contexto de trabalho. Duração: 3 anos letivos – 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, com um total de horas / ciclo de formação de 3230 horas. Os Cursos Profissionais funcionam em escolas profissionais, públicas ou privadas, e em escolas secundárias da rede pública.

A melhor escolha é sempre aquela que é realizada de modo consciente, levando em conta as informações sobre si e sobre as alternativas de formação após o 9.º ano de escolaridade. A segurança com a escolha é o único caminho possível capaz de evitar frustrações futuras. 9.º ANO… e agora?

As decisões tomadas no final do 9.º ano são importantes, pois poderão promover o teu sucesso escolar e pessoal. Contudo, as mesmas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objetivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!

Atenção! Não esquecer! Negativas no 9.º ano podem representar negativas no Ensino Secundário… Porque não começar a preveni-las, já este ano? No 10.º Ano é indispensável ter um método de estudo e hábitos de trabalho diários, sob pena de surgir insucesso, logo nos primeiros meses de aulas. Porque não começar a desenvolver AGORA um verdadeiro método de estudo? Antes do 10.º ano é necessário concluir o 9.º ano! Os exames de Matemática e de Português no final do 9.º ano, valem 30% da nota final, tal como os exames do Secundário. Para concluíres o 12.º ano, terás que obter aprovação a todas as disciplinas do teu plano de estudos. O ingresso no Ensino Superior depende da média do Ensino Secundário (10.º ao 12.º anos) e dos resultado dos exames nacionais.

ACREDITA EM TI! O Processo de Aprendizagem é longo e exige Persistência e Empenho para a concretização dos projetos vocacionais. Contamos e estamos contigo na Construção do Teu Futuro!