Pronomes relativos Eu vi as árvores. Você cortou as árvores. Eu vi as árvores que você cortou. pronome relativo A segunda oração repete um nome (o substantivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Advertisements

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Características e empregos dos pronomes relativos – Profª Andréa
Sujeito Sujeito.
Função composta. A =  B =  C = N =   B AC AN A.
Termos Integrantes da Oração
Particularidades Gramaticais Aula 1
Tipos de Sujeito.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 10. O Artigo AULA DIGITAL.
Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal.
Oração subordinada adjetiva Observe os enunciados 1- Eles viajaram para as cidades que ficam no litoral. Eles viajaram para cidades litorâneas. 2- A empresa.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Estudo morfossintático da palavra que. Chora que chora e não resolve o problema. ?
Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos.
CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Revisão para a Avaliação FINAL
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
Marcelo Bruder concurseiroalerta.com.br
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Determinantes e pronomes possessivos
Dupla: Andressa e Walter
Sintaxe II – coordenação e subordinação
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Professora: Raysa Ferreira
ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19
Funções da particula Que
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Classes de palavras: o pronome e o determinante
O = SN + SV + SP + SP Geração de frases.
Orações subordinadas substantivas
Como Memorizar a GRAMÁTICA da Os onze tipos de Advérbios
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Funções sintáticas Constituintes do predicado
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Coordenação e subordinação
Prof.: Benedito Salazar Sousa
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
(As Palavras Variáveis)
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
SEGUNDA 2B 3B 2C 3ª TERÇA 2ª 2C 1C 3A QUARTA 3C 2C 2B 3B QUINTA 1C 3B 3ª 2ª 2A.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
Colocação Pronominal Quem me telefonou ontem? Pronome antes do verbo
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Orações subordinadas adverbiais
Verbo principal e verbo auxiliar
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Pronome Relativo usos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Letra “A” Classificação Morfológica Profª Rosana Mayer.
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

Pronomes relativos Eu vi as árvores. Você cortou as árvores. Eu vi as árvores que você cortou. pronome relativo A segunda oração repete um nome (o substantivo árvores). É possível evitar a repetição de um nome, substituindo-o por um pronome. O pronome que, que substitui o substantivo árvore, é um pronome relativo.

Estrutura do período composto Eu vi as árvores que você cortou 1ª. oração 2ª. oração O substantivo árvores aparece explicitamente apenas na primeira oração; na segunda, ele passou a ser representado pela palavra que, que é um pronome relativo.

Não conheço a pessoa que me telefonou. Ninguém quer chuva que cause estragos. Encontre sapatos que sirvam para você. Pronomes relativos são pronomes que retomam um nome anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

A chuva aliviou o calor. A chuva caiu hoje de manhã. Transformando as duas orações em um só período, temos: A chuva |que caiu hoje de manhã |aliviou o calor. 1ª. oração 2ª. oração 1ª. oração Nome repetido (chuva) Pronome relativo QUE: retoma a palavra CHUVA

Comprei uma caneta. A caneta já sumiu do estojo. Transformando as duas orações em um só período, temos: A caneta |que comprei |já sumiu do estojo. 1ª. oração 2ª. oração 1ª. oração Nome repetido (caneta) Pronome relativo QUE: retoma a palavra CANETA

O pronome relativo precedido de preposição Este é o livro. Eu preciso do livro. vti preposição (de + o) Este é o livro eu preciso. A preposição “de” é exigida pelo verbo “precisar”. de que

O Everest é uma montanha. Ninguém chega a essa montanha. verbo + preposição (chegar a) O Everest é uma montanha ninguém chega. A preposição “a” antes do pronome relativo é exigida pelo verbo “chegar” (quem chega, chega a algum lugar). a que

O cinto de segurança é um equipamento. Confiamos no equipamento. verbo preposição (em + o) O cinto de segurança é um equipamento confiamos. A preposição “em” antes do pronome relativo é exigida pelo verbo “confiar” (quem confia, confia em algo). em que

São pronomes relativos: InvariáveisVariáveis queo qual, a qual, os quais, as quais quemcujo, cuja, cujos, cujas onde, aonde

A palavra “que”, em um período composto, pode ser: 1. conjunção integrante, quando inicia uma oração subordinada substantiva ou 2. pronome relativo, quando inicia uma oração subordinada adjetiva.

Quando puder ser substituída por o qual, a qual, os quais ou as quais, a palavra “que” será PRONOME RELATIVO.

Imóveis que ficam perto da praia valem muito. (que = os quais; que é pronome relativo) O corretor disse que meu imóvel vale muito. (que ≠ o qual; que é conjunção integrante)

Havia condições quenos prejudicavam. Havia condiçõesdequedesconfiávamos. (desconfiar de) Havia condiçõesemqueinsistíamos. (insistir em) Havia condiçõesaquenos opúnhamos. (opor-se a) Havia condiçõescomquenão concordávamos. (concordar com)

Gramática Teoria: páginas 92, 93, 319 e 320 Exercício, página 96 Exercícios e e, página