PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA
PROPAGAÇÃO RETILÍNEA; REVERSIBILIDADE INDEPENDÊNCIA
PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA Num meio, homogêneo e transparente, a luz se propaga em linha reta
PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA
Exercício H = 45m H
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA REVERSIBILIDADE A trajetória de um raio de luz não depende do sentido de propagação do feixe de luz Gustavo Killner
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA REVERSIBILIDADE A trajetória de um raio de luz não depende do sentido de propagação do feixe de luz Gustavo Killner
PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA INDEPENDÊNCIA Gustavo Killner Um feixe de luz não altera a trajetória do outro
Velocidade da Luz (c) A velocidade da luz no vácuo é a MAIOR velocidade possível de ser atingida no universo e sua medida não depende do referencial adotado. Ela vale aproximadamente C = km/s
Exercício 2 Aproximadamente 8 minutos MILHÕES km
Exercício 2 ~Nove mil e quinhentos trilhões de metros. 1 ano = 365 dias e cinco horas e 57min = 365,2425 dias
CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS Gustavo Killner
CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS TRANSPARENTES Gustavo Killner Não alteram a trajetória da luz
TRANSLÚCIDOS Gustavo Killner Luz percorre trajetórias irregulares CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS
OPACOS Gustavo Killner Não permitem a passagem da luz CLASSIFICAÇÃO DOS MEIOS ÓPTICOS
FENÔMENOS ÓTICOS
REFLEXÃO Gustavo Killner
REFLEXÃO REGULARDIFUSA Gustavo Killner Mantém a forma do feixeAltera a forma do feixe A luz retorna ao meio de onde veio
REFRAÇÃO Gustavo Killner
REFRAÇÃO Gustavo Killner A luz muda de meio de propagação
ABSORÇÃO A luz é transformada em calor ou outra forma de energia
ABSORÇÃO A luz é transformada em calor ou outra forma de energia
FENÔMENOS ÓPTICOS REFLEXÃO (vemos o iceberg) Gustavo Killner ABSORÇÃO (o gelo derrete) REFRAÇÃO (a luz penetra na água)
DISPERSÃO
A A luz branca é decomposta em cores “primárias”.
FENÔMENOS ÓPTICOS VISÃO E CORES DOS OBJETOS Gustavo Killner
VISÃO E CORES DOS OBJETOS Gustavo Killner
VISÃO E CORES DOS OBJETOS Absorve várias cores......reflete o AZUL
Gustavo Killner VISÃO E CORES DOS OBJETOS
EXERCÍCIO 3 ABCD BRANCAVERMELHAAZULVERDE AZUL BRANCA VERMELHA LUZ ROUPA
Gustavo Killner VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Gustavo Killner VISÃO E CORES DOS OBJETOS
Ponto Objeto e Ponto Imagem Os raios de luz PARTEM do PONTO OBJETO e CHEGAM na superfície. Os raios de luz PARTEM da superfície e CHEGAM no PONTO IMAGEM.
PONTO OBJETO Formado pelos raios de luz INCIDENTES numa superfície Gustavo Killner Prolongamento do raio INCIDENTE
PONTO IMAGEM Gustavo Killner Formado pelos raios de luz EMERGENTES de uma superfície
PONTO OBJETO REAL Cruzamento EFETIVO de raios de luz INCIDENTES numa superfície P.O.R. P.O.R. P onto O bjeto R eal Gustavo Killner
PONTO OBJETO VIRTUAL Cruzamento de prolongamentos dos raios de luz INCIDENTES numa superfície P.O.V.P.O.V. P onto O bjeto Virtual Gustavo Killner
PONTO OBJETO IMPRÓPRIO raios de luz INCIDENTES numa superfície são paralelos P.O.I.P.O.I. P onto O bjeto I mpróprio Gustavo Killner
PONTO IMAGEM REAL Cruzamento efetivo de raios de luz EMERGENTES de uma superfície P.I.R.P.I.R. P onto I magem R eal Gustavo Killner
PONTO IMAGEM VIRTUAL Cruzamento de prolongamentos dos raios de luz EMERGENTES de uma superfície P.I.V.P.I.V. P onto I magem V irtual Gustavo Killner
PONTO IMAGEM IMPRÓPRIO raios de luz EMERGENTES de uma superfície são paralelos P.I.I.P.I.I. P onto I magem I mpróprio Gustavo Killner
Os raios de luz atravessam a superfície ou são refletidos? Lente Os raios de luz chegam à superfície ou emergem dela? P.O. Os raios de luz se encontram ou foi necessário prolongar? Real.
LENTE ESPELHO POR PIV PIR PIV POR PII PIV POI PIR POV PIV POV.B.B
REFLEXÃO DA LUZ raio incidente raio refletido reta normal î r ângulo de incidência ângulo de reflexão Ponto de incidência A partir do ponto de incidência, traçamos uma reta perpendicular à superfície O QUE MEDIR? Como medir? Medimos os ângulos que o raio incidente e o raio refletido fazem com a reta normal
REFLEXÃO DA LUZ raio incidente raio refletido reta normal î r RETA NORMAL
REFLEXÃO DA LUZ Será que existe alguma relação entre os raios ou entre os ângulos envolvidos?
REFLEXÃO DA LUZ 2 a LEI DA REFLEXÃO O ÂNGULO DE INCIDÊNCIA É IGUAL AO ÂNGULO DE REFLEXÃO Qual é a relação entre o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão?
FORMAÇÃO DE IMAGENS P’ POR PIV CARACTERÍSTICAS DA IMAGEM VIRTUAL SIMÉTRICA P Onde está a imagem? O ponto imagem é formado pelos raios que PARTEM da superfície. Natureza Oposta!
FORMAÇÃO DE IMAGENS Ângulo reto P P’ Ângulos congruentes (POR CONSTRUÇÃO) Lado comum Exercício 5 A B
FORMAÇÃO DE IMAGENS P P’ Exercício 5
FORMAÇÃO DE IMAGENS P P’
FORMAÇÃO DE IMAGENS P P’
FORMAÇÃO DE IMAGENS
CARACTERÍSTICAS DA IMAGEM VIRTUAL DIREITA (direta) SIMÉTRICA ENANTIOMORFA (REVERSA)
FORMAÇÃO DE IMAGENS
CAMPO VISUAL DO ESPELHO PLANO Quais estrelas são visíveis através do espelho? região do espaço visível ATRAVÉS do espelho
CAMPO VISUAL DO ESPELHO PLANO Quais estrelas são visíveis através do espelho?
EXERCÍCIO 7 Um espelho plano precisa ter o tamanho de uma pessoa para que ela se veja por inteiro?
h H X 2X Para que Narciso se veja por inteiro, é necessário que sua imagem se forme por inteiro “atrás” do espelho (imagem virtual). Nesse caso, podemos imaginar que a luz proveniente das extremidades da imagem de Narciso (cabeça e pés) atinja os olhos do mesmo. Então, podemos chamar de h a altura do espelho (que é o que queremos descobrir) e de H a altura de Narciso (1,80m). Com este triângulo vermelho. Se a distância de Narciso ao espelho é X, então a distância dele a sua imagem é.. Podemos, então, comparar este pequeno triângulo verde,
h H X 2X h H X 2X h H2 h = 0,90m ou 90cm Não depende da distância ao espelho!
O mesmo raciocínio pode ser feito para determinar a altura que o espelho deve ter em relação ao solo. Nesse caso, considere a visão dos pés de Narciso.
X 2X y Y X 2X y Y2 y y = 0,88m ou 88cm Y
LIÇÃO DE CASA Gustavo Killner FÍSICA
LIÇÃO DE CASA APOSTILA : ler pg Exs 7 a 9.