COMPÓSITOS PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO E O MERCADO DE RESINAS NO BRASIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Tecnologia Global Reichhold em Composites para a Construção Civil”
Advertisements

POLIÉSTER.
Fundamentos de Química Orgânica
Materiais Compósitos Profª Janaína Araújo.
Trabalho elaborado por: Pedro Lopes João Pessoa
Aplicações de Equipamentos em Compósitos para as Indústrias Químicas
Tecnologia de estaleiros navais
COMPARAÇÃO DE TANQUES PRODUZIDOS POR FILAMENT WINDING E MOLDAGEM MANUAL IBCom - Instituto Brasileiro dos Compósitos.
Resinas Termoestáveis da
Resina Composta.
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
FAMILIA VII A Por: Eduardo F. Sovrani. Flúor F 919 Mineral denominado fluor lapis (pedra fluida). Graças à propriedade de fundir-se a temperaturas baixas,
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
NITEROI 19/10/2016 COMPÓSITOS DE FIBRA DE VIDRO E SUAS APLICAÇÕES Empresa: SKY FIBRA DE VIDRO Apresentação Paulo Ernesto Kappel SEMANA DA ENGENHARIA 2016.
Química nos jogos olímpicos. Ciência e Esporte de alta performance.
BAQUELITE, RESINA EPÓXI, SILICONE E POLIÉSTER Alunos: Fernanda, Larissa, Murilo e Roberta Números: 14, 26, 30 e 39 Turma: 301 Componente Curricular: Química.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Impressão 3D com o uso de materiais de moldagem inorgânicos Projeto de Ferramentas I Bianka Simones Pauli Fonte: Revista Fundição e Serviços - Setembro,
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
Elementos Básicos de Operações Aula 04: INDÚSTRIADOS PLÁSTICOS: PVC.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA Prof. Franklin Delano.
Equipamentos: Aplicações e manutenção
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
Meios Físicos de Transmissão
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
Estudo dos Materiais Cerâmicos
Gestão da Umidade no Processo de Produção de Pellets.
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.
Nome:Wellinton Carrilho Série:3° ano A matutino Professor:Beto
CONHEÇA MELHOR A DECORALITA E OS SEUS PRODUTOS.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
TECNOLOGIA SOB MEDIDA PARA SUA EMPRESA
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Reciclar é mesmo a solução?
AUTOMAÇÃO DO PROCESSO SPRAY UP
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Ciências Naturais – 9.o ano
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
Fundada em outubro de 2015 e localizada na cidade de Roseira-SP, seus fundadores com mais de 15 anos de mercado, decidiram unir experiências para proporcionar.
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
5. Proteção de metais.
I REUNIÃO GT INFUSÃO São Paulo, 29 de novembro de 2007 Horário: Início 9h00 – Término 11h00.
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Fadiga em Metais.
Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Adições à dupla ligação
Fibra Óptica.
Energia.
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
NOVA GERAÇÃO DE ADESIVOS ESTRUTRURAIS ACRÍLICOS
Fibra Óptica.
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
O que você deve saber sobre POLÍMEROS E MACROMOLÉCULAS
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
GUIA DE ADESIVOS.
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
O que você deve saber sobre
TÓPICOS ESPECIAIS EM CERÂMICAS Aula 03: A Descoberta das Cerâmicas Avançadas e suas Implicações/Aplicações.
Processos de Fabricação Prof. Anselmo. Processos de Fabricação Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos.
POLÍMEROS.
Transcrição da apresentação:

COMPÓSITOS PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO E O MERCADO DE RESINAS NO BRASIL.

COMPÓSITOS Combinação de uma matriz polimérica com material de reforço. Compósitos também podem ser definidos como dois materiais diferentes que, quando combinados, apresentam maior resistência do que individualmente. Os Compósitos nos permitem criar materiais com as seguintes características: Mais leves De tamanhos diversos De construção rápida De fácil instalação Com elevada resistência mecânica Com boa resistência ao ambiente De melhor relação custo benefício

MATRIZES POLIMÉRICAS RESINAS POLIÉSTER INSATURADA RESINAS ÉSTER-VINÍLICAS RESINAS FENÓLICAS RESINAS ACRÍLICAS RESINAS EPOX

RESINAS POLIÉSTER INSATURADA OBTIDA A PARTIR DA REAÇÃO DE ÁCIDOS E GLICÓIS MATÉRIAS - PRIMAS ÁCIDOS INSATURADOS : ANIDRIDO MALEICO ACIDO FUMÁRICO ÁCIDOS SATURADOS : ORTOFTÁLICO ISOFTÁLICO TEREFTÁLICO ADÍPICO HALOGENADOS

GLICÓIS ETILENO GLICOL PROPILENOGLICOL NEOPENTILGLICOL DIETILENOGLICOL MONÔMEROS REATIVOS ESTIRENO METIL METACRILATO

TIPOS DE RESINAS POLIÉSTER ORTOFTÁLICA: Baixo HDT. Baixa resistência química e mecânica. Cor mais clara. TEREFTÁLICA: Alto HDT. Melhor resistência mecânica. ISOFTÁLICA: Alto HDT. Boa resistência química. ISONPG: Boa resistência às intempéries. ESTER VINÍLICAS: Boa elongação. Boa resistência química. BISFENÓLICAS: Maior resistência química e mecânica. Alto HDT (140 °C) HALOGENADAS: Ácidos que contém Cl ou Br, para inibir ação do oxigênio (auto-extinguível).

Tipos de Reforços em Fibra de Vidro FIO ROVING MANTAS TECIDOS

AGENTES DE CURA ACELERADORES ou INICIADORES OCTOATO DE COBALTO DIMETILANILINA CATALISADORES : peróxidos orgânicos PEROXIDO DE MEK - Pmek PEROXIDO DE BENZOILA.

Resina reforçada com fibra de vidro. A resina cura ou sofre polimerização com a adição de Peróxido de MEK-P (Metil Etil Cetona), reação irreversível; A Fibra de Vidro é impregnada com a resina ainda no estado líquido. Após a cura ou polimerização, a fibra e a resina se unem para formar um material composto de alta resistência.

PROCESSOS SPRAY UP HAND LAY UP RTM LIGHT PULTRUSÃO FILAMENT WINDING INFUSÃO A VÁCUO PRENSAGEM A QUENTE PULTRUSÃO

SPRAY-UP Também conhecido como laminação a pistola este processo é utilizado na produção de peças de médias a grandes dimensões desde perfis simples até os mais complexos. O processo consiste na aplicação simultânea de roving picado e da resina em spray, diretamente na superfície do molde. É necessária a roletagem para acomodar este composto ao perfil do molde, bem como para a retirada das bolhas de ar.

SPRAY-UP

LAMINAÇÃO MANUAL

APLICAÇÕES - LAZER : Piscinas, toboágua, escorregadeiras. -CONTRUÇÃO CIVIL : Caixas-dágua, Banheiras e Spas, Telhas. -NÁUTICA - Lanchas - Resistência à água, produtos como Cloro e ao intemperismo -Resistência mecânica -Excelente acabamento -Fácil manutenção

PULTRUSÃO Pultrusão - consiste na fabricação de perfis contínuos com excelente acabamento superficial e pigmentação durante o processo de produção. Possui teor de fibra na ordem de 70% e 30% de resina, o que confere ao material desempenho mecânico superior com elevada resistência à ataques químicos.

PULTRUSÃO

GRADES

PERFIS PULTRUDADOS

Plataforma

Segmentação do Mercado CONSUMO DE MATERIAS-PRIMAS – 206 MIL TONELADAS FATURAMENTO : 3,3 BILHOES DE REAIS EMPREGOS : 74 MIL Fonte ALMACO

SEGMENTOS - PARTICIPAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL – 37% ENERGIAS EÓLICA - 24% TRANSPORTE - 11% CORROSÃO - 9% SANEAMENTO - 4% ENERGIA ELÉTRICA - 4% PETRÓLEO E GAS - 1% NÁUTICA - 1% OUTROS - 9%

OBRIGADO CLAUDIO LEMOS - Fibraquim Ltda – Um MUNDO de DESAFIOS e OPORTUNIDADES