QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Advertisements

DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Visualizador de série espaço- temporal do índice de vegetação Paulo Renato Morais Oliveira.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Europa: aspectos humanos Aulas Apostila 4 3°EM 1.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Análise Sócio Demográfica
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Representações cartográficas
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
População 2º EM – 2016 Jeferson.
Demografia e Idade média das aposentadorias
Determinantes do Nível de Atividades
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
METODOLOGIA DE PESQUISA
Dinâmica de populações
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Disciplina: Geografia
CONCEITOS, FLUXOS E DRAMAS
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Frequência (n.Pessoas)
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
A Urbanização Brasileira
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
População brasileira e mundial
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Estudo sobre População
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Tema | ano Aluno: Fulano da Silva de Tal |
Evolução da população portuguesa
EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Macroeconomia 1.2 – Principais agregados econômicos: produto, renda e despesa Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Técnicas de análise da conjuntura
Conselhos para um bom Semestre
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Prof. Elisson de Andrade
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS “Não é amontoando os ingredientes que se prepara uma receita; assim como também não é amontoando frases que se constrói uma resposta”.

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Principais problemas apontados: Confuso; Parcialidade; Palavras abreviadas; Estética da letra ; Deixar de lado as imagens e fragmento de texto colocados na questão;

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Dicas: Analisar a informação essencial; Síntese – idéias principais (argumentos) que levaram a tese defendida; “NUNCA UTILIZE” alguma data, fato histórico, ou algum dado qualquer, se você não tem “1000%” de certeza ; No caso do tópico anterior podemos utilizar algumas palavras que não comprometem a resposta como: aproximadamente, em meados, no final ou início da alguma década e etc...

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS -Tema: População UNICAMP FUVEST UNESP 15 questões em 6 anos.

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS QUESTÃO 13

CURSO QUESTÕES DISSERTARIVAS

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA RELEMBRAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DO TEMA POPULAÇÃO PARA AS PROVAS DE SEGUNDA FASE!

População Absoluta É o número total de habitantes de um determinado lugar. Segue a lista dos cinco países mais populosos do mundo: -China: 1336,3 bilhão; -Índia: 1186,2 bilhão; -EUA: 308,8 milhões; -Indonésia: 234,3 milhões; -Brasil: 169,7 milhões.

População Absoluta

População Relativa ou Densidade Demográfica É o resultado da divisão da população absoluta e o espaço territorial. O Brasil apresenta uma baixa densidade demográfica 20 Hab./Km², número bem pequeno comparado com Mônaco Hab./Km² (altamente povoado).

Crescimento Vegetativo É a diferença obtida entre a taxa de natalidade (TN) e a taxa de mortalidade (TM).

Crescimento Demográfico 1ª Fase ou crescimento lento; Altas taxas (TM e TN) 2ª Fase ou de rápido crescimento; Altas TN e Baixas TM 3ª Fase ou transição demográfica; Queda TN, Queda TF, Manutenção TM 4ª Fase ou de baixíssimo crescimento ou de estagnação demográfica; Baixas taxas (TM e TN)

O Crescimento da População Brasileira -Pós Segunda Guerra registrou uma brusca aceleração do ritmo de crescimento; -Redução na taxa de mortalidade graças as revoluções médico sanitárias; -A partir da década de 1960 houve uma queda na taxa de natalidade, difundia-se programas de planejamento familiar;

QUESTÕES Observe o gráfico abaixo e responda as questões:

QUESTÕES a) Indique a(s) região(ões) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior à média mundial nos intervalos de e Indique a região representada no gráfico com melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos e

QUESTÕES Resolução: -Observar que a questão está dividida em dois momentos; -Fazer leitura no gráfico e identificar os dois momentos pedido no enunciado; -Escrever os dados buscados na tabela sempre na linha cronológica exposta no enunciado;

QUESTÕES b) Por que, entre os períodos e , houve um aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?

QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO pergunta afirma que houve um aumento da esperança de vida ao nascer em todas as regiões; -Se o enunciado está afirmando que houve um aumento nas taxas de natalidade é que houve melhoras nas áreas: saúde, saneamento básico, alimentação, e entre outros fatores sociais;

RESPOSTAS ESPERADAS PELA BANCA

QUESTÕES

QUESTÕES

QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO a pergunta se divide em dois momentos: cite duas e comente duas causas do crescimento da população de São Paulo... -A questão pede para o candidato associar o crescimento junto aos dados da tabela. -Lembrando que, o aumento rápido de população normalmente vem associado à grandes fluxos populacionais, visando melhoria de vida.

QUESTÕES Resposta Esperada: a) Uma das principais causas que promoveu esse acelerado crescimento na cidade de São Paulo está associado com a industrialização, principalmente do setor automobilístico, quanto a grande oferta e também construção de equipamentos urbanos.

QUESTÕES

QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO pergunta se divide em dois momentos: cite e explique uma causa da desaceleração da população de São Paulo... -A questão pede para o candidato associar a desaceleração junto aos dados da tabela. -Lembrando que, essa diminuição rápida está associada ao grande “Bum” migratório e a saturação de mão de obra.

QUESTÕES Resposta Esperada: b) - O aumento do custo de vida na área urbana, o qual a especulação imobiliária dificulta o acesso dos grandes fluxos populacionais mais pobres à moradia e ao acesso aos equipamentos urbanos, assim acabam sendo redirecionado para outras áreas. - Avanço no desenvolvimento tecnológico que afeta diretamente no processo produtivo e acaba utilizando cada vez mais um número menor e mais especializado de mão de obra.

QUESTÕES

QUESTÕES

QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO! esta questão se divide em duas pirâmides e caracteriza as taxas (natalidade e expectativa de vida) das duas pirâmides. -OBS.: é um erro comum comentar que uma pirâmide é de País desenvolvido e a outra é subdesenvolvida. -É pedido para associar os dados da pirâmide com as taxas.

QUESTÕES Resposta Esperada: a)A pirâmide I demonstra um baixo índice de natalidade e ainda segundo os dados citados essa pirâmide apresenta um boa expectativa de vida. A pirâmide II apresenta um alto índice de natalidade e segundo os seus dados uma baixa expectativa de vida comparado ao da pirâmide I.

QUESTÕES

QUESTÕES Resolução: -ATENÇÃO! o enunciado traz a palavra desenvolvimento atrelada a aspectos econômicos, sociais e migratórios. -A questão traz em um trecho do seu enunciado: “grupo de países hipoteticamente representados...” Cuidado para não citar nome de algum País, Região, Estado e outros. -Se prenda apenas na análise e nos dados da pirâmide, não a trate apenas como figura ilustrativa.

QUESTÕES Resposta Esperada: b) A pirâmide I representa uma população com boa economia, que diretamente afeta sua estrutura social onde apresenta um bom acesso a serviços de saúde, saneamento básico e alimentação. Como a base desta pirâmide é estreita e isso representa baixas taxas de natalidade, provavelmente essa população apresenta carência de mão de obra, podendo incentivar imigrações.