Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Maias, Eça de Queirós.
Advertisements

INTERAÇÕES Um olhar sobre Os Maias
EÇA DE QUEIRÓS.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Memórias de um Sargento de Milícias
SENHORA José de Alencar
Na obra Os Maias, de Eça de Queirós
Eça de Queirós ...O Realismo é uma reacção contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do carácter. É a crítica.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25.
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
Os Maias.
Jantar no Hotel Central
Jantar no Hotel Central
A carta do leitor.
Carta argumentativa.
Proposta de Redação – UFPR / 2007 A irrelevância da mídia A indústria da informação, sobretudo a imprensa, está numa encruzilhada. Com a circulação estagnada,
Produção de Texto SARESP 2011
Eça de queiros.
Escola Básica 2,3 de S.Torcato Ano Letivo
obras de um Pintor Fracasado ROLAGEM AUTOMÁTICACOM FUNDO MUSICAL.
Jornalismo literário.
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
AULA 04.
Uma viagem ao tempo dos castelos
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Capitães da Areia Estrutura e Enredo.
Auto da Barca do Inferno O “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao.
Os Maias, de Eça de Queirós
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Os Maias - Crónica de Costumes A Crónica de Costumes em Os Maias A crónica de costumes é constituída por vários episódios, que colocam Carlos da Maia no.
Carta do Leitor O que você deve saber sobre a carta do leitor:  Compreender a estrutura e os recursos linguísticos.  Perceber as marcas linguística do.
Artigo de opinião. Você vai aprender como é construído um artigo de opinião e será capaz de:  Compreender o gênero artigo de opinião no âmbito do jornalismo.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues.
Como fazer Fichamento de texto ou livro Prof. Donizete Soares.
Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23.
Macbeth: Contexto histórico e Influências na obra.
Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
O aprendiz de investigador
25 de abril História.
Poema «Lisbon revisited (1932)»
Análise global / Recapitulação
Processo de Produção da Notícia
Contributos para uma história da Escola Normal do Porto
O tempo n’Os Maias.
ARTIGO DE OPINIÃO.
Proposta de Redação – tarefa de casa
Conquista e exploração da América
Texto narrativo.
revisões 10º e 11ºanos Prova de expressão oral
Temas d’Os Maias Fotograma do filme Os Maias, realizado por João Botelho, em 2014, com produção da Ar de Filmes.
REALISMO-NATURALISMO EM PORTUGAL
O título e o subtítulo d’Os Maias
Agrupamento de Escolas de Santo André Escola Básica da Quinta da Lomba Disciplina de Português Apresentação do poema “Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira.
Temas dos «Episódios da vida romântica»
Regras de segurança na internet
Eça de Queirós ( ).
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Orações Coordenadas Explicativa: que, porque, pois.
Linguagem e estilo n’Os Maias
A intriga amorosa n’Os Maias
Texto argumentativo: artigo de opinião
Textos da Vida Diária.
Transcrição da apresentação:

Os Maias Crónica de Costumes - O Jornalismo Português - Autor: Tiago Ferreira nº23 11ºB

A Corneta do Diabo aparece em Os Maias, de Eça de Queirós, como um jornal de maledicência e de escândalos. O narrador afirma que "na impressão, no papel, na abundância dos itálicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundície e malandrice“ O Diretor e principal redator é Palma Cavalão, um jornalista corrupto. É nesta publicação que Dâmaso Salcede publica um artigo a satirizar a intimidade da relação de Carlos da Maia e Maria Eduarda. O JORNAL “CORNETA DO DIABO“

Retrata a parcialidade do jornalismo da época e mostra a corrupção quando o Palma Cavalão aceita, por dinheiro, denunciar o autor da carta comprometedora para Carlos. O propósito queirosiano de denunciar a vida portuguesa da sociedade da época percebe-se também quando Carlos da Maia considera que “só Lisboa, só a horrível Lisboa, com o seu apodrecimento moral, o seu rebaixamento social, a perda inteira de bom senso, o desvio profundo do bom gosto, a sua pulhice e o seu calão, podia produzir uma Corneta do Diabo.” O JORNAL “CORNETA DO DIABO“

Personagens Proprietário e redator do Jornal “A Corneta do Diabo” Jornalista Corrupto Sem carácter, publica artigos injuriosos ou retira-os É baixo e gordo Símbolo do Jornalismo de escândalo feito por jornalistas imorais e corruptos.

O JORNAL "A TARDE“ Ega estava na posse da carta de retratação de Dâmaso. Junto com Carlos, decidem não a publicar, pois isso só suscitaria a curiosidade da sociedade lisboeta relativamente à relação de Carlos e Maria. No entanto, Ega vê Dâmaso com “a sua” Raquel Cohen. Dominado pelo ciúme, resolve humilhar Dâmaso publicamente. Dirige-se à redação do jornal A Tarde e tenta convencer o diretor, o Neves, a publicar a carta de Dâmaso.

Este, inicialmente recusa, pois pensa tratar-se de Dâmaso Guedes, um correligionário político. Mas quando percebe que se trata do Salcede, acede a publicar a carta, para se vingar do “manganão” que os “entalara na eleição passada”. Na sequência da humilhação pública, Dâmaso parte de férias para Itália, e o assunto cai no esquecimento. O JORNAL "A TARDE“

Em suma, no episódio do jornal "A Tarde" (pp. 57l - 579) revelam-se os vícios mais degradantes do jornalismo português: A parcialidade (os favores prestados aos correligionários, aos membros do partido - p. 577 ); A dependência política; Os compadrios. O JORNAL "A TARDE“

Personagens Diretor do Jornal “A Tarde” Influencia politicamente os leitores Revela parcialidade na publicação e na rejeição dos artigos

Em Suma…