Prof. André Luiz da Costa Carvalho RELACIONAMENTOS BINÁRIOS, ATRIBUTOS E CHAVES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IntroduÇão Vou apresentar aqui, neste portfólio, tudo que aprendi, ou pelo menos tentei aprender no decorrer desse 2º trimestre, que é em geral 2 itens:
Advertisements

Árvores Binárias Estruturas de Dados Melissa Marchiani Palone Zanatta.
Banco de Dados Relacionamentos entre Entidades Aula de 15/03/2016 Professor Alessandro Carneiro.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Segundo encontro do terceiro ciclo
Contagem Aula 2, ciclo 6.
1) Defina sequências numéricas.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Contagem – Permutações e Combinações
Modelo Entidade-Relacionamento
Modelo Entidade- relacionamento
Lógica de Programação Prof. Poliana Cássia Soares 2017
Segundo encontro do segundo ciclo
Confiabilidade Estrutural
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Fundamentos de Aritmética
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Ab ARQUITETURA E ORGANIZACAO
Editora Zahar, 2015, tradução de Denise Bottmann.
pROFEssor: jean vilela
Algoritmo de Euclides para o cálculo do mdc
Combinações simples • Escolher • Conjuntos.
Banco de Dados em Jogos Digitais
Sistemas da Informação e Tecnologia
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Equilíbrio de Corpos Rígidos
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Sistemas de Controle III N8SC3
A.L. 1.0│Medição em Química.
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
ÁLGEBRA sistemas Sistemas de Equações lineares Prof. Ademilson
Análise de sensibilidade
LIMITE DE UMA FUNÇÃO Aula 01 – Matemática I – Engenharia de Aquicultura Prof. Danilene Donin Berticelli.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
PCA: Análise de Componentes Principais
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
BANCO DE DADOS II.
Intersecção e Reunião de Intervalos
Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado
Banco de Dados Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado.
Prof. Msc. Diovani Milhorim
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
A.L. 1.0│Medição em Química.
NÚMEROS DECIMAIS ONCEITO.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Sistemas de Equações do 1ºGrau com duas variáveis Matemática – Marcio
Complexidade de Algoritmos
Sistemas de Equações do 1ºGrau com duas variáveis Matemática – Marcio
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos Introdução. 3. 2
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
PROJETO FATORIAL 23 Considere que três fatores A, B e C, cada um em dois níveis O projeto experimental é denominado projeto fatorial 23 Oito combinações.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos planos
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
Bancos de Dados Relacionais
Análise ESTÁTICA COMPARATIVA
Combinações Lineares:
Sistemas de Informação
Distribuição Binomial
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Prof. André Luiz da Costa Carvalho RELACIONAMENTOS BINÁRIOS, ATRIBUTOS E CHAVES

Introdução Nas aulas anteriores, você aprendeu que relacionamentos representam vínculos entre entidades. A maioria destes relacionamentos representa vínculos entre objetos que fazem parte de duas entidades. Estes relacionamentos são conhecidos como relacionamentos binários. Existem também relacionamentos entre objetos da mesma entidade. Estes relacionamentos são chamados de autorrelacionamentos e foram abordados na última aula. Nesta aula, você verá que, algumas vezes, temos relacionamentos que envolvem mais de duas entidades.

Sumário Relacionamentos binários. Relacionamentos entre mais de duas entidades. Identificando relacionamentos ternários. Estabelecendo a cardinalidade dos relacionamentos ternários. Objetivos Discutir o conceito de relacionamento de grau superior a dois. Discutir o processo de identificação das cardinalidades de relacionamentos ternários.

Relacionamento Binário Considere o seguinte relacionamento que pode existir no modelo de dados de um colégio: Este relacionamento indica que um determinado professor está habilitado a lecionar uma ou mais matérias oferecidas pelo colégio e que pode haver diversos professores habilitados a lecionar cada matéria. Assim, o professor João pode estar habilitado para lecionar Matemática, Física e Química. A professora Maria pode estar habilitada a lecionar Química e Biologia. O professor José está habilitado a lecionar apenas Matemática. Pode ser que, no momento, não haja nenhum professor habilitado a ensinar Latim.

Matérias de um curso No mesmo colégio, podemos ter o seguinte relacionamento: Este relacionamento indica quais são as matérias de um curso. Um curso inclui várias matérias e uma matéria pode fazer parte de vários cursos. Assim, o curso de Informática pode incluir as matérias de Tecnologia, Análise de Dados e Análise Funcional, entre outras. A matéria de Tecnologia faz parte de outros cursos, além do curso de Informática.

Relacionamentos Inadequados Considere agora o relacionamento que indica que um professor foi escalado para lecionar uma determinada matéria. A solução abaixo não é uma solução adequada: Este relacionamento pode indicar, por exemplo, que o professor João leciona Matemática. Mas em que curso? O relacionamento seguinte também é inadequado: Este relacionamento pode indicar que o professor João leciona no curso de Informática, mas que matéria ele leciona?

Relacionamento Ternário A solução para este problema é o chamado relacionamento ternário, que envolve três entidades: professor leciona matéria em um curso

Cardinalidade Num relacionamento ternário, as cardinalidades do relacionamento são estabelecidas da seguinte forma: Um determinado professor leciona uma determinada matéria em quantos cursos? A resposta pode ser: de zero até muitos Esta pergunta determina a cardinalidade da entidade curso neste relacionamento.

Cardinalidade das Entidades Da mesma maneira, podemos estabelecer as cardinalidades das outras entidades: Um determinado professor pode lecionar em um determinado curso quantas matérias? Resposta: zero ou muitas Num determinado curso, uma determinada matéria pode ser lecionada por quantos professores? Resposta: um e somente um

Outros Graus de Relacionamento Um relacionamento ternário envolve três entidades. É possível encontrar relacionamentos que envolvam quatro ou mais entidades? A resposta é sim. Podemos ter relacionamentos com quatro (quaternários), cinco ou mais entidades, mas eles são muito raros.

Exercício Um funcionário pode exercer diversas funções e trabalhar em diversos projetos simultaneamente. Represente, graficamente, o relacionamento que indica que um funcionário está designado para trabalhar em um projeto, executando uma determinada função. Considere que, embora o funcionário possa em diversos projetos executar diferentes funções, em cada projeto ele só pode exercer uma única função.

ATRIBUTOS DE RELACIONAMENTOS

Introdução Até o momento nós só falamos de atributos de entidades. Agora, uma pergunta: e os relacionamentos, podem ter atributos também?

Exercício A comissão organizadora do torneio quer estabelecer um sistema de notas pela atuação de cada jogador nas partidas em que ele participar. Esta nota será armazenada no atributo Nota pela atuação. A que entidade pertence este atributo?

Se você respondeu jogador, lembre-se de que haverá uma nota para este jogador para cada partida que ele disputar. Se você respondeu partida, leve em conta que em cada partida vários jogadores participam e, portanto, haverá várias notas em cada partida. Então, onde colocar este atributo?

A nota pela atuação do jogador em uma partida depende do jogador e da partida ao mesmo tempo. Portanto, não pode ser atributo nem de uma e nem de outra entidade. Resolvemos este problema colocando este atributo no relacionamento entre jogador e partida.

Da mesma forma, outros atributos deste relacionamento podem ser identificados: Número de gols marcados pelo jogador em uma partida. Número de faltas cometidas por um jogador em uma partida. Cartões recebidos por um jogador em uma partida.

Chaves Um relacionamento não precisa ter uma chave, da mesma forma que uma entidade. A chave do relacionamento precisa ser: Única Universal Imutável A chave do relacionamento é sempre a combinação das chaves das entidades relacionadas. Assim, se a chave da entidade jogador for número do sócio e se a chave da entidade partida for número da partida, a chave do relacionamento será: Número do sócio Número da partida

Exercício Determine as chaves e os atributos dos relacionamentos do problema do Videoclube: