A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGIÃO NORDESTE.
Advertisements

COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
COMPLEXOS REGIONAIS.
sub – regiões nordestinas
Keynesianismo O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês.
Região Sudeste Escola: Coopen Aluno: Enzo Série: 5° ano A.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Região Nordeste 7º Ano.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo11, 12 e 13 Pág. 120 á 148.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Nordeste. Diversidade Natural Humana Clima: úmido, quente e equatorial e semiárido Contrastes na paisagem Clima: úmido, quente e equatorial e semiárido.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
Complexo regional do Nordeste
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
Princípios Economia Solidária
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Feira regional Componentes: Anny vitória, yasmim Lopes, bruna carolina, mayla santos, Pedro almeida, ana julia micari, Matheus satochi.
Transposição do rio são francisco
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Reutilização da água. Projeto Chove, Minha chuvinha.
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Climatologia.
Região Nordestina Cap. 9.
Hidrografia GG.06- p.36.
FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL II (REC 2402)
Formação vegetal 6º Ano.
Teoria e Política do Comércio Internacional
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Nordeste: breve histórico
Uma região, vários Nordestes
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Região Nordeste 7º Ano.
Conselhos para um bom Semestre
Módulo 4 Pág. 59 a 73 Região Nordeste  Prof Fylipe Alves.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Universidade Federal de Alagoas Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Prof. Dr. José Vieira Silva Discentes:
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
CLIMA BRASILEIRO.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
O que é região? Regionalização
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O Território Brasileiro
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Diversidades Regionais
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
O Complexo Centro-Sul.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Transcrição da apresentação:

A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da região: É a que possui o maior número de estados entre as regiões oficiais do IBGE; É a segunda mais populosa; É a região brasileira de ocupação mais antiga. 2. AS SUB-REGIÕES Do ponto de vista físico, a região Nordeste pode ser dividida em quatro sub-regiões, são elas: Zona da Mata Agreste Sertão Meio-Norte

3. POR QUE CHOVE POUCO NO SERTÃO? A escassez e a distribuição irregular de chuvas no sertão se devem a dois fatores: A dinâmica das massas de ar próximas da região; À influência do relevo. OBS: POLÍGONO DAS SECAS: região delimitada pelo governo federal, em 1951, com o objetivo de facilitar ações para o combate as secas, que abrange as áreas no país atingidas pelo clima semi-árido e por grandes estiagens. 4. O NORDESTE E SEUS CONTRASTES SOCIOECONÔMICOS A.ZONA DA MATA É a sub-região economicamente mais importante; Concentra diferentes tipos de indústrias; Atividade agrícola voltada para o mercado exterior e ao consumo industrial; Rede de transporte estruturada e grande mercado consumidor;

B. AGRESTE Atividade agrícola voltada para o abastecimento dos grandes centros da Zona da Mata; Algumas cidades nesta sub-região foram criadas e se desenvolveram tendo como função a comercialização e a distribuição de produtos. C. SERTÃO Economia baseada na agropecuária; Algumas áreas do sertão denominadas de “brejos”, por possuírem mais umidade, possibilitam o desenvolvimento de algumas lavouras comerciais. OBS: A “INDÚSTRIA DA SECA”: conjunto de medidas adotadas pelo governo federal em época de grandes estiagens, que visam amenizar os problemas causados pela seca, que acabam apenas beneficiando latifundiários e políticos influentes na região. D. MEIO NORTE Predominam as atividades agrícolas e extrativas; Iniciativas como o Corredor de Exportação Norte e o Complexo Portuário e Industrial de São Luís vem impulsionando a economia na região.