Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.
Advertisements

O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Classificação das Cadeias Carbônicas
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
Orações Subordinadas. Oração Subordinada Oração subordinada é a que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal.
Orações Coordenadas São orações independentes, não dependem sintaticamente de outras.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
Período Simples e Período Composto. Os períodos são formados através das orações. Orações são frases que apresentam verbo ou locução verbal.
* Vitória Mila * Thamyres Souza  Círculo e circunferência são duas figuras geométricas muito parecidas, o que pode ocasionar dúvidas sobre as suas definições.
As orações subordinadas adverbiais. As orações subordinadas adverbiais têm valor de adjunto adverbial. Adjunto adverbial: termo que se relaciona essencialmente.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Geometria Aula 3, ciclo 1.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
É todo enunciado de sentido completo .
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Classes fechadas de palavras
Período Composto por Coordenação
Sintaxe do período composto
ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19
“Conjunções Coordenativas”
Conjunções.
Transitividade verbal
Orações subordinadas substantivas
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Intersecção e Reunião de Intervalos
Expressões algébricas
Coordenação e subordinação

ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS E SINDÉTICAS   ORAÇÕES: frases que apresentam verbo explícito ou subentendido. ORAÇÕES COORDENADAS: são ligadas uma à.
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Conjunção.
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Preposições. Preposição é … A classe das preposições é fechada de palavras relacionais, pois mediam uma relação entre dois itens da frase. De forma simplificada,
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
A apresentação musical estava muito emocionante.
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
Intersecção de Intervalos
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Coordenação e subordinação
Orações subordinadas adverbiais
Vírgula.
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Conjunção Introdução.
Definições especiais:
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Preposições.
Pronomes anotações.
Orações Subordinadas Adverbiais Jair Nascimento
Coordenação e Subordinação
Coordenação e subordinação
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Expressões algébricas
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Conjunção Vestibular1 – É a palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração, estabelecendo relações entre elas.
Transcrição da apresentação:

Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas

Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”. Vejamos a definição do último termo no dicionário Aurélio: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunião das partes dum todo. Já o sufixo -ção tem significado de “resultado de uma ação”. Logo, se associarmos as duas definições, temos que: conjunção é a ação de juntar simultaneamente as partes de um todo.

Com essa primeira definição, vejamos essa frase composta por três verbos, ou seja, por três orações: Os dias passam, as prestações chegam, a vida continua. Vamos acrescentar na frase acima as palavras e e mas: Os dias passam e as prestações chegam, mas a vida continua. Notamos o seguinte: retiramos a vírgula e substituímos por palavras, e ao fazê-lo ligamos uma oração à outra, criamos um vínculo, uma união. A palavra e está ligando as orações 1 e 2 e a palavra mas está ligando as orações 2 e 3. Portanto, as palavras e e mas que unem as frases são exemplos de conjunção.

Amor e carinho são sentimentos que estão em falta no nosso dia a dia. Observamos que as palavras amor e carinho têm a mesma função na frase, a de sujeito da oração. O e está ligando essas duas palavras equivalentes, ou seja, de mesma função na oração. A ação de unir simultaneamente as partes (amor, carinho) de um todo (sujeito) foi feita a partir da palavra e, a qual é, portanto, uma conjunção.

Podemos agora definir conjunção de uma segunda maneira, a usada pela maioria dos gramáticos, por ser definição do dicionário: Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Partindo desses pressupostos, vamos interagir com as respectivas características que norteiam ambas as modalidades. Vejamo-las:

Conjunções Coordenativas É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. As conjunções coordenativas recebem diferentes classificações, baseadas nas diferentes relações de sentido que elas dão às orações coordenadas.

Conjunções subordinativas As orações subordinadas, como já expresso, caracterizam-se pela relação de dependência que a subordinada estabelece com a oração principal.

Locução conjuntiva Recebem o nome de locução conjuntiva os conjuntos de palavras que atuam como conjunção. Essas locuções geralmente terminam em "que". Observe os exemplos: Visto que Desde que Ainda que Por mais que À medida que À proporção que Logo que A fim de que

Locução conjuntiva Ex: Ele irá te ajudar, desde que você faça a sua parte. Temos duas orações: “Ele irá te ajudar” e “você faça a sua parte”, ligadas pela locução conjuntiva desde que.

Atenção!!! Muitas conjunções não têm classificação única, imutável, devendo, portanto, ser classificadas de acordo com o sentido que apresentam no contexto.