SURREALISMO. O Surrealismo é um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, enfatizando o papel do inconsciente na actividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos modernos.
Advertisements

Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
Surrealismo.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
SURREALISMO. O que foi foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam.
Futurismo , Dadaísmo e Surrealismo
SURREALISMO.
ARTE SURREALISMO.
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
Introdução à História da Arte
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Realismo e Impressionismo Franceses
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
alunos Gabriel Sales Guilherme Crivelari João Henrique João Lucas
António Pedro Dores, Jul 2016
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Arte comtemporânea mundial
TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
René François Ghislain Magritte
Antonio Damásio Miguel Almeida Rodrigo Sambento André Martins.
Literatura – 2ºA Contexto histórico
RENASCIMENTO Movimento cultural, nascido em Itália, que se alarga a praticamente todos os países da Europa nos séculos XIV a XVI. - Período que está ligado,
PÓS-COLONIALISMO.
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
Arte Moderna Período em questão: 1863 a 1962, aproximadamente
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Estágio IV.
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
ALUNO:LEANDRO,ELAINE,ADJAIDER PROF:JANISLEI 9 ANO A
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Breves apontamentos sobre a dança na cultura digital¹
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
EXPRESSIONISMO- Século XX
Comunicação Social História da Arte
O Romantismo.
A Missão Francesa no Brasil
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
1ª Geração: Nacionalidade
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Psicologia Institucional
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Pitágoras – Filósofo grego
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
FENOMENOLOGIA.
Deslocamentos Fotográficos
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
Raciocínio Lógico e Matemático
História da Psicologia
A Semana da Arte Moderna
ART’OESTE INTERNACIONAL
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Vanguardas Europeias.
Estrutura serviço de Estética
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
A docência na educação superior
Vanguardas Europeias Século XX.
Transcrição da apresentação:

SURREALISMO

O Surrealismo é um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, enfatizando o papel do inconsciente na actividade criativa. Definindo o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Este movimento impunha o chamado automatismo psíquico. Expressa-se verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ). O Surrealismo é um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, enfatizando o papel do inconsciente na actividade criativa. Definindo o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Este movimento impunha o chamado automatismo psíquico. Expressa-se verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ).

A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire ( ), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.

O Manifesto Surrealista foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

Características do Surrealismo: Mais do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte. Busca restaurar os poderes da imaginação, uma combinação do representativo, do abstracto, do irreal e do inconsciente.

O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional.

O Surrealismo como movimento visual, tinha encontrado um método: expor a verdade psicológica ao despir objectos da sua significância normal, a fim de criar uma imagem que ia além da organização formal.

Salvador Dalí e René Magritte criaram as mais reconhecidas obras pictórias do movimento. Dalí entrou para o grupo em 1929, e participou no estabelecimento rápido do estilo visual entre 1930 e 1935.

Paisagem Surrealista “Persistência da Memória” Salvador Dalí

La Voix des Airs, de Magritte La Voix des Airs, de Magritte

Surrealismo em Portugal O surrealismo surge nos horizontes culturais portugueses a partir de 1936, "em experiências literárias «automáticas» realizadas por António Pedro e alguns amigos"

A primeira e única exposição do grupo teve lugar em Participaram António Pedro, António Dacosta, Fernando Azevedo, Moniz Pereira, Vespeira, Alexandre O'Neill, e José Augusto França, além de dois Cadavre Exquis de Vespeira e Fernando Azevedo. A primeira proposta de capa do catálogo, que pretendia inserir-se na campanha eleitoral de Norton de Matos (de oposição ao regime de Salazar), foi proibída pela censura.

Vespeira e Azevedo prosseguiram, ao longo de 1950 e 1951, expondo em 1952 na Casa Jalco, ao Chiado: " exposição de «óleo, fotografia, guache, desenho, ocultação, colagem, linóleo» constituída por três «Primeiras exposições Individuais» de Fernando de Azevedo, Fernando de Lemos e Vespeira", artistas dedicaram ao precursor do movimento, António Pedro.

Por fim, os surrealistas deixavam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. Conclusão

André Macedo / Historia das Artes Visuais Contemporâneas Pedro Colaço do Rosário Comunicação e Multimédia UTAD 2013/2014 André Macedo / Historia das Artes Visuais Contemporâneas Pedro Colaço do Rosário Comunicação e Multimédia UTAD 2013/2014