Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Advertisements

Movimentos sociais Conceitos.
Conceitos de Karl Marx.
A ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA NO BRASIL ?. LUTA OPERÁRIA NO PERÍODO IMPERIAL Um dos primeiros protesto ocorreu no Porto de Salvador, na época.
A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
A vida urbana e a velocidade do cotidiano As revoluções estudadas promoveram muitas mudanças na sociedade, muitas delas podem ser observadas ainda hoje.
Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
O que é Capitalismo e Socialismo:
Sistemas socioeconômicos
Instituto Federal de santa catarina Fundamentos de Economia Karl Marx
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
IDEOLOGIAS SOCIAIS.
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
GIDDENS, A. Sociologia (FCG, 2008).
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Aula de Sociologia – Karl Marx
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Principais características do modo de produção capitalista
Espaço Geográfico e industrialização
O PENSAMENTO LIBERAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: DESENVOLVIMENTO E CRÍTICA AULA 26.
1º bimestre Temática central: Política e sociedade
As etapas do Capitalismo
Professor Romildo Tavares
As ideias de Marx em 1848.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Karl Marx e a História da Exploração
O Comunismo aplicado a um país rural p
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Filosofia da Educação Brasileira
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
CAPITALISMO SOCIALISMO
O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
As revoluções liberais da Europa no século XIX
Revoluções e Estados liberais conservadores
O socialismo científico e seus desdobramentos
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
70. Pioneirismo inglês: Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Disponibilidade de mão-de-obra (cercamento dos campos – “enclosures”).
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Max Weber  .
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Colégio Estadual Castelo Branco
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Karl Marx (1818 – 1883).
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
CAPITALISMO E SOCIALISMO Capítulo 1 Página F1. capitalismo  DOUTRINA Propriedade privada dos:. meios de produção. bens de produção. bens de consumo.
Doutrinas Sociais no século XIX
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Marx – Ideologia Sociologia.
Socialismo Utópico Integrantes: Vitória, Yasmin Teixeira, Pedro Paulo, Yasmin Paulo, Raylane, Pedro Vinícius,Soraya.
Transcrição da apresentação:

Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista e o estabelecimento de uma sociedade igualitária.

Origem do Comunismo Em sua forma moderna, o comunismo surgiu do movimento socialista da Europa do século XIX. Com o avanço da Revolução Industrial, críticos socialistas culpavam o capitalismo pela miséria da classe proletária e as condições perigosas em que trabalhavam nas fábricas. Entre eles, o maior destaque fica para Marx e seu associado Friedrich Engels. Em 1848, Marx e Engels deram uma nova definição ao comunismo e popularizaram o termo no famoso panfleto O Manifesto Comunista.

Pais do Comunismo Friedrich Engels Karl Marx

Objetivo do Comunismo Segundo Karl Marx ( ), o objetivo do comunismo é o domínio do proletariado, perante o declínio da burguesia, acabando assim com a diferença (confronto) de classes.

O ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria. Pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc.) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado. As ideias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels. O grande marco histórico do comunismo foi a Revolução Russa de Podemos citar também, neste contexto, a Revolução Cubana que ocorreu em 1 de janeiro de 1959 Conclusão Geral