ENGENHOS HIDRÁULICOS E O HOMEM Renato Calegari Professor-Aluno : Renato Calegari Estadual Técnica José Cañellas Professor da Escola Estadual Técnica José.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HIDROSTÁTICA.
Advertisements

Tópicos Abordados Nesta Aula
Lei de stevin e princípio de pascal
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
Hidrodinâmica Aula 07 (1 0 Sem./2016) 1. Algumas propriedades importantes da vorticidade 2.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 6.
7. Movimento Circular Uniforme Professor Sandro Dias Martins.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA
SENAI Água Fria FENÔMENOS HIDRÁULICOS Pressão, Vazão, Velocidade, Perda de carga, Golpe de aríete e Vasos comunicantes Para trabalharmos com tubulação,
Densidade Aluna: Ana Carolina da Silva Turma: 3º N01 Professor: Lucas
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
Geometria Aula 3, ciclo 1.
FENOMENOS DE TRANSPORTE
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin
Fenômenos de Transporte
Fenômenos de Transporte
Física Lorena e Paulo.
Análise de Estruturas.
Análise de Estruturas.
Estudando para o ENEM de forma invertida
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
Método do Trabalho Virtual
E.E.E.F.M Profª Filomena Quitiba
Estudando para o Enem de forma invertida
Aluna: Isabella Altoé Turma: 3º N01 Professor: Lucas Xavier
Mecânica dos fluidos Prof. Eng. Marcelo Silva..
Propriedades da água.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Estudando para o Enem de forma invertida
Soluções e Gases Gases.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Estudando para o ENEM de forma invertida Lei de Pascal Questão 65 (ENEM 2013) EEEFM. “Professora Filomena Quitiba” Professor: Lucas Xavier Aluna: Juliany.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Estudando para o ENEM de forma invertida
Estudando para o Enem de forma Invertida
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Estática dos Fluidos Variação da Pressão de um.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Hidrostática Prof. Luciano Mentz. Empuxo Pressão Peso do volume deslocado Força aplicada sobre uma área Problemas de Hidrostática Conceitos Envolvidos:
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 3 e 4.
Semelhança de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo
Fenômenos de Transporte
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Professor : Neilton Satel
MECÂNICA DOS FLUIDOS 2 – ME262
Sistemas Hidráulicos e de Trem e Pouso Prof. Dr. Rodrigo Lemes Unidades de Pressão Divididas em três grupos: a)Unidade de pressão (Força/Área) Kgf/m 2.
HIDROSTÁTICA MECÂNICA DO FLUIDOS.
Teorema de Stevin – Vasos comunicantes
TRABALHO E CALOR.
Cinemática dos Fluidos
HIDROSTÁTICA.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Ainda que sem máquina é um avanço.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 1 ANO
PROPRIEDADES DA ÁGUA.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 2 ANO
Pressão, pressão atmosférica e densidade
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
Pressão, pressão atmosférica e densidade
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Teorema de Pascal – Prensa hidráulica
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Oficina pedagógica de iniciação ao Diagrama de Gowin
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

ENGENHOS HIDRÁULICOS E O HOMEM Renato Calegari Professor-Aluno : Renato Calegari Estadual Técnica José Cañellas Professor da Escola Estadual Técnica José Cañellas Frederico Westphalen, RS -Brasil

Aplicações práticas do Teorema de Pascal TEMA PROPOSTO

OBJETIVOS dos temas propostos  Induzir o aluno a analisar o tema sob diferentes perspectivas ao seu alcance;  Integrar os conteúdos de física com os de outras áreas do conhecimento;  Desenvolver no aluno uma atitude crítica.

A NARRATIVA DO PROFESSOR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO O DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO

Em sala de aula questionei os alunos quanto ao funcionamento dos equipamentos hidráulicos utilizados para erguer veículos em postos de combustível e também sobre o sistema de direção hidráulica, adotando o polígrafo elaborado para esse fim, e dispondo da sala de aula como ambiente de aprendizagem. Como levei a esse ambiente algumas experiências e equipamentos, dispensei o uso do laboratório da escola.

Em uma aula anterior questionei o assunto a ser abordado, induzindo-os a pesquisar o tema, tanto em jornais e revistas como na internet, de forma a desenvolver na aula seguinte uma discussão em grupo.

Em uma aula prática, levei os alunos a uma oficina mecânica bem como a um posto de combustível, de modo a propiciar a visualização dos conceitos desenvolvidos em sala de aula.

Esta experiência em particular foi desenvolvida devido ao fato de envolver o uso de um equipamento já conhecido da maioria dos alunos, instigando seu interesse. A relação entre o manuseio e a experimentação prática com o equipamento, é a responsável pelo estabelecimento de conexões com o conhecimento pré-adquirido, resultando no processo que culmina com a aprendizagem.

O elevador hidráulico pôde ser usado pelos alunos para um poder erguer o outro, permitindo perceber a força necessária para erguer o colega. No decorrer da aula houve interação entre alunos–equipamento, professor-alunos, alunos- alunos, envolvendo debates.

Os resultados obtidos pelos alunos foram expressos em tabelas e divulgados nos murais da escola. Aproveitei o fato de já ter exercido a profissão de mecânico de automóveis e estabeleci conexões entre o conteúdo da disciplina e a parte prática.

A principal dificuldade que enfrentei no desenvolvimento do conteúdo deveu-se ao fato de envolver um único equipamento (a plataforma hidráulica) disponível para uma turma inteira de alunos, fato esse que desencadeou conversas e distração na sala.

enfrentada pelos alunos A principal dificuldade enfrentada pelos alunos ocorreu quando efetuaram cálculos matemáticos. Esses envolveram principalmente o trabalho com áreas e comprimentos. Dentre os quais, a área do círculo era considerada a mais difícil de avaliar.

FIGURA DEMONSTRATIVA DO ELEVADOR HIDRÁULICO F2F2 F1F1 A1A1 A2A2

FOTO DA TURMA COM O EQUIPAMENTO EM SALA DE AULA

CONTEÚDO DE HIDROSTÁTICA e PRINCÍPIO DE PASCAL DESENVOLVIDO NAS AULAS.

Analisar os conhecimentos prévios dos alunos através de questionamentos orais, tais como: Analisar os conhecimentos prévios dos alunos através de questionamentos orais, tais como:  Você conhece uma oficina mecânica ou posto de gasolina?  Você já visualizou a elevação de um automóvel em um destes locais?  Qual é o equipamento responsável pela elevação do automóvel?  Como funciona? Indagações

 prensa hidráulica;  macaco hidráulico;  elevador hidráulico;  freio automotivo;  direção hidráulica. Alguns exemplos de sistemas hidráulicos:

Ao analisar os sistemas hidráulicos existentes em uma oficina mecânica, constatamos na prática a aplicabilidade do Princípio de Pascal. Princípio de Pascal Quando um automóvel em movimento é freado, o motorista realiza uma força relativamente pequena em relação à força necessária para travar as rodas. Explicamos esse fato através do Princípio de Pascal. Princípio de Pascal

O Princípio de Pascal afirma que os líquidos em equilíbrio estático transmitem um acréscimo de pressão integralmente para todos os pontos e direções deste líquido. O Princípio de Pascal apresenta muitas outras aplicações práticas, quase todas caracterizadas pelo termo "hidráulico". Como exemplo, podemos mencionar o macaco hidráulico, o freio hidráulico e a prensa hidráulica, entre outros.

multiplicadores de força” Devido ao fato de, ao obedecerem o Princípio de Pascal, esses dispositivos serem capazes de exercer grandes forças a partir de forças de entrada relativamente pequenas, nos leva a denominá-los de “ multiplicadores de força”, isto é, como a pressão decorre da aplicação de força em dada superfície, para acréscimo de pressões iguais teremos força maior onde a área for maior. Vejamos um exemplo de prensa hidráulica:

F2F2 F1F1 S1S1 S2S2 Segundo Pascal temos:

Assim, relativamente à prensa hidráulica, pode-se afirmar que: “o ganho na intensidade da força, resulta em uma perda em deslocamento.” Isso decorre do fato de o trabalho realizado ser sempre o mesmo: W 1 = W 2 F 1 x h 1 = F 2 x h 2

∆h1∆h2 Observando a figura, notamos que o volume ∆V do líquido deslocado no recipiente da direita, após o movimento dos êmbolos, passa a ocupar o recipiente maior. Como ∆V é sempre o mesmo, e as superfícies possuem áreas S 1 e S 2 diferentes, então as alturas dos êmbolos também serão diferentes. Sendo ∆h1 e ∆h2 os deslocamento dos dois êmbolos temos: ∆V = ∆h 1.S 1 e ∆V = ∆h 2.S 2 Logo: ∆h 1.S 1 = ∆h 2.S 2 ∆h 1.S 1 = ∆h 2.S 2

deslocamentos inversamente proporcionais Portanto, na prensa hidráulica, os deslocamentos dos êmbolos são inversamente proporcionais às respectivas áreas

4 cm40 cm N Na prensa hidráulica da figura, os diâmetros dos tubos 1 e 2 são, respectivamente, 4 cm e 40 cm. Sendo o peso do carro igual a N, determine: a)a força que deve ser aplicada no tubo 1 para equilibrar o carro; b)o deslocamento do nível de óleo no tubo 1, quando o carro sobe 20 cm. Exemplo 12

a) A área da secção transversal do êmbolo é dada por A=π x R 2, onde R é o raio do tubo. Como o raio é igual à metade do diâmetro, temos R 1 =2 cm e R 2 =20 cm. Como R 2 = 10 x R 1, a área A 2 é 100 vezes a área A 1, pois a área é proporcional ao quadrado do raio. Portanto A 2 = 100 x A 1. Como as pressões são iguais e o fluído é incompressível, temos: Resolução

∆h 1 b) Para obter o deslocamento ∆h 1 aplicamos: ∆h 1 x A 1 = ∆h 2 x A 2 ∆h 1 x A 1 = 0,2 m x 100 x A 1 ∆h 1 = 20 m (2000 cm)

ASSUNTO: Transmissão de pressão nos líquidos OBJETIVO: Verificar se a pressão exercida sobre um líquido se transmite em todas as direções e sentidos MATERIAL: - 1 balão – 1 alfinete – água de torneira PROCEDIMENTO: 1°) realizar 2 furos no balão. 2°) colocar debaixo da torneira e abrir a torneira para que a água entre no balão. 3°) realizar mais furos no balão e repetir o 2° procedimento.

ASSUNTO: Princípio de Pascal – Elevador Hidráulico OBJETIVO: Verificar o Princípio de Pascal; Determinar as forças aplicadas nos êmbolos; Determinar os deslocamentos dos êmbolos; Determinar a área dos êmbolos. MATERIAL: -Dois amortecedores de suspensão de automóvel, com diferentes diâmetros, que servirão como êmbolos; - Tubulações de freio de automóvel, para comunicação dos êmbolos; - Armação de ferro para sustentação do conjunto; - Duas chapas de ferro para a sustentação de pesos nos êmbolos. PROCEDIMENTO: 1°) Coloque um corpo de peso 50 N no êmbolo maior; 2°) Exerça uma força no êmbolo menor; 3°) Repita a experiência utilizando corpos de diferentes pesos em qualquer um dos êmbolos.

a) 2,0 x 10 cm 2 b) 2,0 x 10 2 cm 2 c) 2,0 x 10 3 cm 2 d) 2,0 x 10 4 cm 2 e) 2,0 x 10 5 cm 2 Exercício 1) Deseja-se construir uma prensa hidráulica que permita exercer no êmbolo maior uma força de 5,0 x 10 3 N, quando se aplica uma força de 50 N no êmbolo menor, cuja área é de 20 cm 2. Nesse caso a área do êmbolo maior deverá ser de:

O Princípio de Pascal afirma que as pressões em todos os pontos de um líquido são iguais. Como, por definição, pressão é a razão entre uma força e uma área, então: Resolução

2) Numa prensa hidráulica, o êmbolo menor tem área de 10 cm 2 enquanto o êmbolo maior tem sua área de 100 cm 2. Quando uma força de 5N é aplicada no êmbolo menor, o êmbolo maior se move. Pode-se concluir que: a) a força exercida no êmbolo maior é de 500 N. b) o êmbolo maior desloca-se mais que o êmbolo menor. c) os dois êmbolos realizam o mesmo trabalho. d) o êmbolo maior realiza um trabalho maior que o êmbolo menor. e) O êmbolo menor realiza um trabalho maior que o êmbolo maior. Exercício

O item a é falso pois: O item b também é falso, pois: Isto é, o êmbolo maior desloca-se menos que o menor! Resolução

c correta O item c é a resposta correta, pois pelo Princípio de Pascal, a pressão em todos os pontos do líquido é a mesma: Por outro lado, o volume do fluído deslocado entre os êmbolos é igual: Substituindo-se (2) em (1) temos finalmente que: (1) (2) de Conseqüentemente os itens d e e são falsos !

3) Na figura, os êmbolos A e B possuem áreas de 80 cm 2 e 20 cm 2, respectivamente. Despreze os pesos dos êmbolos e considere o sistema em equilíbrio. Sendo a massa do corpo colocado em A igual a 100 kg, determine: Exercício A b) Qual será o deslocamento do corpo em A se deslocarmos o corpo B em 20 cm para baixo ? a) A massa do corpo colocado em B.

Resolução a) Lembrando que pressão representa a razão entre uma força e uma área, e que pelo Princípio de Pascal a pressão é constante em todos os pontos do líquido, temos:

b) Lembrando que o líquido é incompressível, então um elemento de volume deslocado no tubo B corresponderá a um volume igual de líquido que chega ao tubo A. Como o volume de um cilindro é a área da base (S) vezes a altura (  h), então:

4) As áreas dos pistões do dispositivo hidráulico da figura mantêm a relação 50:2. Verifica-se que um corpo de peso P, colocado sobre o pistão maior, é equilibrado por uma força de 30 N no pistão menor, sem que o nível de fluido nas duas colunas se altere. De acordo com o princípio de Pascal, o peso P vale: a) 20 N b) 30N c) 60 N d) 500 N e) 750 N Exercício

Resolução Valendo-se do Princípio de Pascal, temos que a pressão em todos os pontos de um líquido em repouso é constante, então : Pelo enunciado da questão, temos: