O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Advertisements

Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Factores que permitiram o desenvolvimento do turismo
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
“O Brasil e o Comércio Internacional”
Economia Européia.
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
PORTUGAL - TURQUIA RELAÇÕES COMERCIAIS Fonte: Eurostat Database Comércio Externo Portugal – Turquia.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
O sector do Turismo e a política salarial Pedro Telhado Pereira 12/12/2003.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior ENCOMEX 2009 JOÃO PESSOA Fábio Martins Faria JOÃO PESSOA -
Agricultura portuguesa
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
As migrações em Portugal
A COMPOSIÇÃO DA APD Ajuda bilateral: assenta na mobilização de fundos por parte do país doador diretamente para o recetor Ajuda multilateral: ajuda fornecida.
BASES NA EUROPA PORTUGAL – CIA TRANSPORTES E RECEPTIVO ESPANHA – HOTELARIA E RECEPTIVO ITALIA – SOCIEDADE EM RECEPTIVO POLONIA – RECEPTIVO LESTE EUROPEU.
O sentido da colonização brasileira e as razões do êxito
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
História da ginástica. GYMNASTIKÉ – arte ou acto de exercitar o corpo, tornando- o mais forte e ágil. OLIMPÍADAS GREGAS Realizadas durante quase 12 séculos.
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Jul 2009/Jan-Jul 2008.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO. Fundamentação Legal : Lei /96 e Convênio ICMS 128/94, Artigos 41 a 52-A do Decreto /97. Art.41- Nas operações.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Comércio Exterior - conceitos Balança Comercial = exportações – importações Superávit: saldo positivo (EXP > IMP) Déficit: saldo negativo (EXP
Processo de Integração da Europa Ocidental
Balança Comercial Brasil e Minas Gerais Janeiro 2017
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
OS USOS E AS UTILIZAÇÕES
Tipologia dos empreendimentos
PAÍS EXPORTADOR DE PESO
Piet – programa de internacionalização de empresas de tubarão
Estrutura Societária Edher e Fabio
Trabalho de geografia *Exemplos de impactos dos subsídios agrícolas da união europeia no Brasil e no mundo.
Evolução da Sinistralidade Rodoviária
Directiva 2006/123/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de Dezembro de 2006 relativa aos Serviços no Mercado Interno Pedro Capucho.
INTRODUÇÃO À SUINOCULTURA MERCADO NACIONAL DE SUÍNOS
Números da Indústria Gráfica Brasileira
Buenos Aires, 20 de Septiembre de 2016
Comércio Exterior - conceitos
Tributação nas importações de serviços: comparação internacional
As etapas do Capitalismo
Direito da União Europeia
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
PROVÍNCIAS UNIDAS DA HOLANDA
AS TURBULÊNCIAS POLÍTICAS DITARAM O DESEMPENHO ECONÔMICO EM 2016
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2016/2017
Ricardo Markwald / FUNCEX
Brasil O Gigante da América do Sul
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Divisões territoriais de Portugal
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Agricultura portuguesa
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
As migrações em Portugal
São Tomé e Príncipe Dos desafios às oportunidades
Objetivo principal| Reforçar a competitividade das PME
As migrações em Portugal
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel
O MOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR (Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de.
Renato Agostinho da Silva
Relatório de Política Monetária
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Designação do projeto | Projetos Internacionalização Osteotech Código do projeto |LISBOA FEDER Objetivo principal| Reforçar a competitividade.
Identificação do projeto
Luís Paulo Rosenberg Novembro, 2003.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Transcrição da apresentação:

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO

Comércio internacional: comércio realizado por agentes económicos que pertencem a países diferentes. Implica, pois, a existência de exportações e de importações. Balança comercial: diferença entre as exportações e as importações de bens e serviços.

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO O comércio intra-UE... Mais de 80% do comércio internacional de Portugal é feito com os países da União Europeia. Os maiores parceiros comerciais de Portugal são os países da UE. Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio intra-UE de bens - saldo da balança comercial Evolução anual e peso no Comércio Internacional,

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO O comércio extra-UE... O comércio com o resto do Mundo representa apenas cerca de 20% do total do comércio internacional de Portugal. De 2005 a 2013, as relações comerciais de Portugal com o resto do Mundo (extra-UE) têm diminuído. Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio extra-UE de bens - saldo da balança comercial Evolução anual e peso no Comércio Internacional,

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO Principais países de destino das exportações portuguesas... Os maiores destinos das exportações portuguesas são Espanha, França e Alemanha (46,8% do total). As exportações para Espanha foram as que mais aumentaram. Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio Internacional de bens - Exportações Principais países de destino, 2013

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO Principais países de origem das importações portuguesas... A Espanha, a Alemanha e a França asseguram quase metade das importações portuguesas. As importações de Angola foram as que mais aumentaram entre 2012 e Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio Internacional de bens - Importações Principais países fornecedores, 2013

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO Principais produtos exportados… Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio Internacional de bens - Exportações Principais grupos de produtos, 2013 As “máquinas e aparelhos”, os “veículos e outro material de transporte” e os “combustíveis minerais” são os principais produtos exportados. As exportações de “combustíveis minerais” foram as que mais aumentaram entre 2012 e 2013.

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO Principais produtos importados… Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio Internacional de bens - Importações Principais grupos de produtos, 2013 Os “combustíveis minerais”, as “máquinas e aparelhos” e os produtos “agrícolas” são os principais produtos importados. As importações de “veículos e outros materiais de transporte” foram as que mais aumentaram entre 2012 e 2013.

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO Principais regiões exportadoras… Fonte: Estatísticas do Comércio Internacional 2013, INE Comércio Internacional de bens – Exportações por regiões da NUTS II, 2013 As maiores regiões exportadoras portuguesas são o Norte e Lisboa, que detêm mais de metade do total de exportações. Lisboa foi a região que registou um maior aumento no total de exportações entre 2012 e 2013.

O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL: UM RETRATO