MANUTENÇÃO DE MICRO- Partes do Computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Hardware e Software Exemplos de Hardware: Teclado, Mouse, Monitor, HD entre outros. Exemplos de Software:
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Oficina de Informática
1) Para que serve o HD de um computador? a) b) c) d) Para Gravar arquivos em CD Para rodar DVD Para gravar dados e programas do computador Para gravar.
Software e Hardware Nome: Gilmar Semedo Nº 26. Dispositivos de 1/0.
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Preceitos básicos da Introdução à informática: João Paulo de Lima Raphael Brasil.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
LACS Tech Support Client Treinamento básico de RAID DELL CONFIDENTIAL1 1 L2 Team - Desktops.
Prof. Arthur Albertin.
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
IFAC1 Hardware e software.
Os componentes do computador
Arquitetura de Computadores
Introdução à Computação
Soluções Básicas em informática
Sua função é a interconexão entre componentes
Ab ARQUITETURA E ORGANIZACAO
Memória Principal.
Ana de Oliveira Rodrigues Julho de Curso Office for Kids
Componentes básicos de um computador
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
Energia e Tipos de energia
Arquitetura de Computadores
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES DIRETOR: MARCOS ANTÔNIO DA SILVA REICHEL COORDENADORA: LEILA APARECIDA DA SILVA PROGETEC: LUZIA BENTO SOARES PROFESSOR:
FONTES DE ALIMENTAÇÃO.
Memórias Memória RAM É a principal memória do computador.
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Prof. Wellington Franco
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Funções de um computador
Arquitetura de Computadores
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
NOÇÕES DE HARDWARE.
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Representação dos dados
Tecnologias da Informação e Comunicação
Boot Post CMOS,BIOS Setup Virtualização Sistema Operacional
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES
Desenho Técnico Moderno
MEMORIAS.
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Software.
Curso Técnico em Informática
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
A UCP e suas conexões (barramentos)
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS
Disco rígido e unidades removíveis
BANG 734-X SISTEMA OPERACIONAL ANTES (CONSOLE) RUN DCC LD-128
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Informática Básica Introdução a informática básica FUNCIONAMENTO
PORTAS LÓGICAS Fábio Roberto Hack Fabrício Fujimura Matheus Mafra
Arquitetura de Computadores
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Transcrição da apresentação:

MANUTENÇÃO DE MICRO Professor : Ronaldo Pinheiro Equipe: Horse the Troy (Jamilli, Carlos, Carla, João Paulo, Rodrigo E Diego)

Integrante responsável pela pesquisa Carlos Rodolfo Gabinete

 Max torre como o próprio nome sugere, este é o maior gabinete. Possui espaço para quatro ou mais drives ópticos, e, internamente, comporta mais HDS que o Mini e o midi: acima de quatro (geralmente). É usado, sobretudo como servidor em redes.  Mídi torre São gabinetes médios, com espaço para até três dispositivos ópticos, e permite, geralmente, a instalação de mais de dois HDS.  Função O gabinete tem como objetivo proteger os seus periféricos internos contra pragas como Baratas, Osgas, Ratos, e ao mesmo tempo armazenar seus dispositivos como placa mãe, HD, fonte, de forma organizada para facilitar a manutenção dos mesmos. É no gabinete que montamos todo o micro, o que chamamos de unidade principal, Os três tipos de gabinetes, quanto ao tamanho, são:

 Gabinete Plataforma Muitos computadores possuem um gabinete horizontal ou desktop. Alguns gabinetes horizontais são relativamente grandes, outros são bastante compactos. O mostrado na figura ao lado pode ser considerado bem compacto, e é também chamado de slim. Muitos gabinetes slim podem ser usados tanto na posição horizontal como na posição vertical. Uma desvantagem dos gabinetes compactos é que normalmente não oferecem espaço para expansões internas.  Mini torre São gabinetes pequenos, com espaço para até dois drives ópticos, dois drives de disquete (alguns comportam somente um) e dois HDS.

Placa Mãe Integrante responsável pela pesquisa Rodrigo Vieira

 Função A Placa Mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador como HD, Memória RAM, CPU entre outros, além de alimentar periféricos através de energia. A Placa Mãe assim como o processador tem uma importância fundamental no computador, porque como sabemos mesmo com a ausência de alguns componentes de Hardware como teclado, mouse, monitor etc... o computador pode funcionar, claro que com limitações, porém se houver a ausência da CPU e também da Placa Mãe, o computador não funciona porque a CPU é como se fosse o coração do computador e a Placa Mãe o cérebro do mesmo.

Leitor de DVD ou Drives Ópticos Integrante responsável pela pesquisa Jamilli ynglid

Uma drive ótica é um aparelho eletrônico que possibilita a leitura ou gravação de suportes de dados óticos como, por exemplo, CDs ou DVDs. Chama-se ótica, porque um laser (luz) percorre a superfície de um suporte de dados ótico e reage às respetivas estruturas da superfície ou as cria durante a gravação. Uma drive ótica típica é a do CD-ROM no PC. Os vários tipos de drives óticos e de gravadores nem sempre se dedicam exclusivamente a um tipo de suporte de dados óticos. Uma drive de CD-ROM só lê CDs e um gravador de CDs lê e grava apenas CDs (CDs e CDs RW). Contudo, um drive de DVD consegue ler CDs e DVDs, da mesma forma, um gravador de DVD, grava os dois tipos de disco. Um gravador/uma drive Blu- ray pode usar-se com CDs, DVDs e BDs.  Tipos  Função

Também existem as chamadas drives combo, que leem CDs e DVDs, mas só conseguem gravar CDs. AparelhosMídias Leitor de CD Lê apenas CD Gravador de CDGrava e Lê CD, CD-R e CD-RW Gravador de CD com Leitor de DVD Grava e Lê CD, CD-R e CD-RW e também lê DVD, DVD-(-)R, DVD-(+)R e DVD-RW Leitor de DVDLê CD, CD-R, CD-RW e DVD, DVD-(-)R, DVD-(+)R e DVD-RW Gravador de DVDGrava Todos os Formatos, tanto de CD como de DVD

Memoria Ram Integrante responsável pela pesquisa Carla Quaresma

A Memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. É a memória RAM, essencial no processamento e armazenamento dos seus programas, atuando em conjunto principalmente com o seu processador. O termo é um acrônimo para Randon Access Memory, isto é, memória de acesso aleatório. Isso implica que esta memória pode acessar os dados de forma não sequencial (ao contrário de uma fita cassete, por exemplo), acelerando em muito os processos de leitura e escrita. Qualquer setor livre ou já preenchido é imediatamente encontrado e processado. Entretanto, ao contrário de um disco rígido, a memória RAM é totalmente volátil, o que significa que todos os dados armazenados podem ser perdidos quando o dispositivo não é devidamente alimentado. Mas se há este contratempo, saiba que ela é milhares de vezes mais rápida que a varredura do disco físico.  Função

Fonte Integrante responsável pela pesquisa João Paulo

A fonte ATX é um modelo de fonte que foi desenvolvido pela Intel e introduzido juntamente com os primeiros micros Pentium II. As fontes do modelo ATX, Como todas as fontes de alimentação, são responsáveis por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. Para isso, convertem corrente alternadas (AC -ALTERNATINGCURRENT) - grossamente falando, a energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua (DC - DIRECTCURRENT), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos.. Então a fonte de alimentação de um computador, deve ser escolhida e manipulada com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina.  Função

Disco Rígido Integrante responsável pela pesquisa Diego Geovani

É um sistema de armazenamento de alta capacidade(que permite armazenar arquivos e programas). Ao contrário da memória RAM, os dados gravados não são perdidos quando se desliga o micro essa é sua principal função, assim, todos os dados e programas ficam gravados no disco rígido. Apesar de também ser uma mídia magnética, um HD é muito diferente de um disquete comum, ele é composto por vários discos empilhados que ficam entro de uma caixa hermeticamente lacrada, pois como gira a uma velocidade muito alta, qualquer partícula de poeira em contato com os discos, poderia inutilizá-los completamente. Por esse motivo, um disco rígido nunca deve ser aberto.  Função

Periféricos Integrantes responsáveis pela pesquisa Carla e Jamilli

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Existem vários tipos de periféricos.  Função

 De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);  De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);  De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;  De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, web can). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica no caso das caixas de som, a placa de som.  De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).  Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador. Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc.

 Conclusão Os componentes citados nos slides anteriores são muito importantes porque é através deles que podemos construir um computador, nenhum dos componentes citados é mais importante do que o outro porque todos precisam trabalhar em conjunto para o bom funcionamento do computador facilitando a vida do usuário. Agradecemos a Atenção