GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
Advertisements

A gênese geoeconômica do território brasileiro
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII. CONTEXTO: Grandes navegações Mercantilismo (colonialismo) Absolutismo Renascimento cultural Reforma religiosa Contrarreforma.
Administração Colonial As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. Os direitos.
Histórico do Transporte Aéreo Regional no Brasil.
ECONOMIA E SOCIEDADE COLONIAL. EMPRESA COLONIAL Plantation Escravidão indígena ∟ início Escravidão africana Comércio triangular.
Vamos relembrar a primeira aula?
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
Colonização Espanhola
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
Expansão Territorial do Brasil
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL COLONIAL –
O Antigo Regime em Portugal
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
A presença portuguesa em África
Brasília - DF Brasília - DF. Brasília - DF Brasília - DF.
Capitanias Hereditárias
O que é região? Regionalização
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
Ensino Fundamental, 8º Ano
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
História – Gillianne Nunes
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima Espanhola
A colonização da América Portuguesa
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
FUSOS HORÁRIOS Você já pensou que confusão seria se cada país quisesse adotar uma hora diferente sem um critério comum? Uma convenção internacional realizada.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
AMERICA PORTUGUESA- ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E ECONOMIA
Preparatório EsPCEx História Geral
ECONOMIA COLONIAL.
COLAPSOS NO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
O DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
Expansão Europeia O Império Português.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Processos de independência na América Espanhola
2.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Colonização – conceitos básicos
LIMITES E FRONTEIRAS TERRITORIAIS DO BRASIL
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Movimentos nativistas e separatistas
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
América Portuguesa Aula 2
A colonização das Américas
A ocupação e o aumento do território
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
América Portuguesa Aula 0
Colonização Portuguesa na América
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
O mercantilismo em Portugal
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
Transcrição da apresentação:

GEOGRFIA

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território

A constituição do território brasileiro no período colonial O Brasil Colônia compreende o período entre a chegada dos portugueses, em 1500, e a independência do país, em De 1500 a 1530, a exploração do território, então chamado Terra de Santa Cruz, era limitada a expedições para coleta e transporte de pau-brasil, madeira nobre muito apreciada no continente europeu.

A constituição do território brasileiro no período colonial Nesse período a costa foi também explorada por holandeses, ingleses e, principalmente, franceses. Apesar de não serem signatários do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu em 1494 as terras recém-descobertas), essas nações enviavam ao Brasil missões para extrair madeira.

A constituição do território brasileiro no período colonial Com o objetivo de garantir o controle do território, em 1534, o rei de Portugal, D. João III, decidiu repartir o Brasil em 15 lotes, ou capitanias hereditárias. As áreas eram doadas em caráter vitalício e hereditário aos cidadãos da pequena nobreza portuguesa, os donatários. Entre os deveres dos detentores das terras estavam governar, colonizar, resguardar e desenvolver a região com recursos próprios.

A constituição do território brasileiro no período colonial  O período colonial vai de 1500, com a chegada dos portugueses, até 1822, com a independência do país.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Apesar das regras de funcionamento, o sistema de capitanias hereditárias não prosperou. Entre os motivos estavam:  a falta de experiência de donatários na administração dos territórios;  as dificuldades de comunicação e locomoção; As exceções foram as capitanias de São Vicente e Pernambuco, que prosperaram por causa dos lucros com a cana-de-açúcar.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Em 1759, foram finalmente extintas e deram lugar às capitanias gerais. Nesse período também foram instaladas as primeiras câmaras municipais, comandadas por ricos proprietários, que definiam os rumos políticos das vilas e cidades. A capital do Brasil nesse período era Salvador, já que a região Nordeste era a mais desenvolvida e rica do país.

A constituição do território brasileiro no período colonial  A base da economia colonial era o engenho de açúcar, que utilizava a mão- de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu, além da produção de tabaco e algodão.

A constituição do território brasileiro no período colonial  O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII.  As principais regiões açucareiras eram a Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e São Vicente (São Paulo).  O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia o monopólio comercial da colônia com a Metrópole.  O Brasil vendia metais, produtos tropicais e subtropicais a preços baixos, estabelecidos pela metrópole, e comprava dela manufaturas e escravos por valores mais altos, garantindo assim o lucro de Portugal.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Neste período, a sociedade colonial já tinha características bem estabelecidas, com senhores de engenho no topo da pirâmide social, seguidos por uma classe média formada por funcionários públicos, feitores, militares, comerciantes e artesãos. Na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, considerados simples mercadorias.

A constituição do território brasileiro no período colonial  No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro começaram a declinar, como conseqüência da produção nas ilhas da América Central. Portugal passou então a buscar novas fontes de renda e teve início o ciclo do ouro no Brasil. Expedições de bandeirantes, no final do século XVII, descobriram minas de ouro nas regiões onde hoje estão os Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a nova atividade, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

A constituição do território brasileiro no período colonial  No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro começaram a declinar, como conseqüência da produção nas ilhas da América Central. Portugal passou então a buscar novas fontes de renda e teve início o ciclo do ouro no Brasil. Expedições de bandeirantes, no final do século XVII, descobriram minas de ouro nas regiões onde hoje estão os Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a nova atividade, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Capitanias hereditárias Em 1504, os portugueses começaram a dividir as terras que estavam sob seu controle em 14 capitanias hereditárias. Nomes como Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Ceará já eram usados na época.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Tratado de Madri Em 1750, com o Tratado de Madri, começa a expansão territorial para o interior. São criados Grão-Pará e São Paulo, que posteriormente é dividido e dá origem aos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Independência e República Até a Independência, em 1822, havia o contorno de 17 estados, mais a Cisplatina (atual Uruguai). Com a República, em 1889, o mapa fica ainda mais parecido com a configuração atual.

A constituição do território brasileiro no período colonial  Primeira metade do século 20 Em 1904, o Acre é comprado da Bolívia. Em 1942, o governo cria os territórios de Roraima (acima, ainda com nome de Rio Branco), Amapá e Fernando de Noronha. Em 1946, é criado o estado de Rondônia (acima, Guaporé).

A constituição do território brasileiro no período colonial  Transformações recentes Em 1960, Goiás é desmembrado para abrigar a capital, Brasília. Em 1979, um novo desenho dá origem a Mato Grosso do Sul. A Constituição de 1988 define as divisões atuais, indicando a criação de Tocantins para 1989.