Pressão Atmosférica C URSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Física PROFESSOR: Alcindo Mariano de Souza CAMPUS JOÃO CÂMARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Advertisements

Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Operação Unitária de Secagem
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Livro 3 - Capítulo 5 HIdrostática.
Bruno F. de Almeida Prado Daniel Awada E. Canto
Diagrama de Fases Professor John Disciplina Física.
Massa e Peso Pressão Expansibilidade Compressibilidade Elasticidade
Conceitos básicos da mecânica dos fluidos
RESUMO DE FÍSICA 2016 Tópico I - Conhecimentos Básicos e o Movimento Tópico II - Leis Físicas Tópico III - Gravitação Universal Tópico IV - Hidrostática.
FLUIDOS Conceito Densidade e Pressão
ATMOSFERA Prof. Lana Salgado 2017
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
9. Acessórios (suportes)
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Ciências da Natureza e suas GERADOR DE VAN DE GRAAFF
Forças Distribuídas: Centroides e Centros de Gravidade
FÍSICA.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
Questões Avaliativas (trabalho de classe)
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Aluno: Arthur victor mezadri 2º m03
Ciências da Natureza e suas
Hidrostática:Teorema de Arquimedes Empuxo
Estudando para o ENEM de forma Invertida
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Ventos É o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma.
Recuperação Trimestral de Física
METEREOLOGIA Página 147.
Estudando para o ENEM de forma Invertida (Orientações do Podcast)
Escoamento Laminar e Turbulento
Estudando para o ENEM de forma invertida 2ª Fase
Gabarito revisão 1. O tempo se refere às condições atmosféricas em momento e lugar específicos, já que varia com o dia. Já o clima consiste em um conjunto.
Prof. Klecius Celestino
MOVIMENTO VERTICAL NO VÁCUO
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Estudando para o Enem de forma invertida
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
Água e Ciência Capítulo 10.
Metodologia Científica
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
A NATUREZA DOS FENÔMENOS GEOGRÁFICOS E DOS DADOS
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
O Estudo da Matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
Clima e formações vegetais
Professor Caio Gomes – Aula 2
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Bases Acústicas da Audição e da Fala
Introdução ao estudo da Química
Fluidos Física II Departamento de Física Professor: Decio Schaffer
Hidrostática 13/11/2018.
Celular,mangueira,bacia,água,copo e lápis
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
NO BARÔMETRO HÁ A NECESSIDADE DE CONHECER A TEMPERATURA, ISTO PARA QUE POSSAMOS TRABALHAR COM O PESO ESPECÍFICO CORRETO DO.
PROPRIEDADES DO AR.
Ciências da Natureza e suas
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Lei Fundamental da Hidrostática
Fatores e elementos climáticos Aula 2
Características físicas do estado gasoso
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Propriedades Coligativas
Transcrição da apresentação:

Pressão Atmosférica C URSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Física PROFESSOR: Alcindo Mariano de Souza CAMPUS JOÃO CÂMARA

 O que é pressão ?;  Pressão Atmosférica;  Unidade de pressão atmosférica;  Um pouco da historia da Pressão Atmosférica.

 O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido.

 É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

 A unidade padrão de pressão no Sistema Internacional (SI) é o Pascal (Pa) (1 Newton/1m 2 ).  (1 atm = ~10 m de coluna de água)  Atmosfera (atm): 1 atm, representa a pressão de atmosfera padrão, medida ao nível do mar, está acompanhada por outras características como densidade do ar e temperatura.

 As origens históricas sobre o conceito de pressão atmosférica, de maneira geral, estão intimamente ligadas ao estudo da Hidráulica e do comportamento dos fluidos.  Atribui-se, por exemplo, a Ctesibio, no século III a.C., vários inventos, como órgãos hidráulicos e bombas aspirantes. Porém, posteriormente, no século IV a.C., Aristóteles já pensava em conceitos como o de vazio (vácuo). Para ele, não se podia conceber na natureza um espaço vazio. Aristóteles Ctesibio ( a.C.)

 Em 1640 Galileu Galilei foi consultado pelos emissários do Grão-Duque de Toscana, a respeito de um fato curioso. A fim de ampliar o sistema de irrigação foram feitos grandes poços nos jardins do Duque e as bombas tinham de trazer a água de uma profundidade de 15 metros. Assombrados os construtores viam que as máquinas trabalhavam sem parar, mas a água só chegava a uma altura próxima de 10 metros em relação ao nível da água no poço. Sem saber o que fazer, resolveram consultar Galileu, famoso em toda a Itália por suas engenhosas soluções.

 Galileu questionando o fato de que este princípio tivesse validade somente até 10,33 metros, concluiu que a coluna de água quebrava-se pela ação do próprio peso, julgando solucionado o problema.  Galileu recebeu patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação.  O coração de sua bomba era um sistema de sucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo 10 metros.  A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno. Galileu Galilei ( )

 Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli ( ) a pedido de Galileu, enfrentou o problema.  Percebeu que a água, por si só, não era capaz de se elevar e ocupar o espaço vazio deixado pelo pistão no interior da bomba; Deveria ser empurrada pelo peso do ar.  Quando a coluna de líquido atingia 10,3 metros de altura, seu peso passava a equilibrar o peso do ar cessando o movimento de subida da água. Evangelista Torricelli ( )

 Para comprovar se a hipótese era correta, Torricelli pensou em realizar a experiência com mercúrio - líquido 13,6 vezes mais pesado do que a água. Portanto a pressão do ar equilibraria uma coluna de mercúrio 13,6 vezes menor do que a da água ou seja de 76 centímetros

BLAISE PASCAL ( )  Cinco anos mais tarde, o francês Blaise Pascal usou o barômetro para mostrar que no alto das montanhas a pressão do ar era menor.  Pascal ampliou e completou a hipótese de Torricelli, a altura da coluna de mercúrio deveria diminuir à medida que se diminuísse a pressão do ar. Blaise Pascal ( )