Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo.

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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR DO QUE É FEITO O AR ? Imagem: U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Jeremy T. Lock / Domínio Público

O AR É UMA MISTURA DE GASES QUE FORMAM A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA. Imagem: Vista da lua crescente do topo da atmosfera da Terra / NASA Earth Observatory / Domínio Público

COMPOSIÇÃO APROXIMADA DOS GASES PRESENTES NO AR: Fonte: pt.wikipedia.org

Você percebeu que, no gráfico anterior, restam 0,06% para completar a composição aproximada do ar? Esse restante é composto basicamente por vapor de água, outros gases, poeira e microrganismos. Imagem: Gamekeeper / Domínio Público

Vejamos as características e principais utilidades dos gases que compõem o ar. Imagem: Jason7825 / Domínio Público

NITROGÊNIO (N2) É o gás encontrado em maior quantidade no ar (78%). Algumas plantas e bactérias conseguem aproveitá-lo no próprio ar. Imagem: Aldipower / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

NITROGÊNIO (N 2 ) Os seres vivos, incluindo o homem, precisam do nitrogênio; na alimentação, adquirem na forma de proteínas; as principais fontes de proteínas são carnes, ovos, leite e seus derivados. Os seres vivos, incluindo o homem, precisam do nitrogênio; na alimentação, adquirem na forma de proteínas; as principais fontes de proteínas são carnes, ovos, leite e seus derivados. Imagem: Ovos cozidos / Eyone / Domínio público

OXIGÊNIO (O 2 ) Segundo gás mais abundante em nossa atmosfera (21%); indispensável à sobrevivência dos homens e de muitos seres vivos, pois é utilizado na respiração. Segundo gás mais abundante em nossa atmosfera (21%); indispensável à sobrevivência dos homens e de muitos seres vivos, pois é utilizado na respiração. Imagem: Cat from Sevilla, Spain / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

OXIGÊNIO (O 2 ) É importante na respiração humana; apresenta uma utilidade essencial para o homem, pois é um gás comburente, ou seja, capaz de manter aceso o fogo. É importante na respiração humana; apresenta uma utilidade essencial para o homem, pois é um gás comburente, ou seja, capaz de manter aceso o fogo. Imagem: Luc Viatour / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

GÁS CARBÔNICO (CO 2 ) O Gás Carbônico (CO 2 ), também conhecido por Dióxido de Carbono, é formado por uma molécula de carbono (C) e duas de oxigênio (O); os seres vivos são as principais fontes desse gás na Terra. O Gás Carbônico (CO 2 ), também conhecido por Dióxido de Carbono, é formado por uma molécula de carbono (C) e duas de oxigênio (O); os seres vivos são as principais fontes desse gás na Terra. Imagem: Benji9072 / Domínio Público

É durante a respiração que alguns seres vivos liberam gás carbônico no processo de produção de energia. Imagem: James Gathany / United States Public Domain GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

O Gás Carbônico é indispensável para o processo de fotossíntese realizado pelas plantas na produção de seu alimento. Imagem: Derschueler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

LUZ SOLAR CLOROFILA GÁS CARBÔNICO ÁGUA GLICOSEÁGUAOXIGÊNIO ESQUEMA RESUMIDO DA FOTOSSÍNTESE Na Fotossíntese as plantas utilizam gás carbônico, água, luz do Sol e uma substância chamada clorofila (que já existe dentro delas) para produzir um tipo de açúcar chamado glicose. A glicose é o principal alimento das plantas. Por fim, liberam oxigênio. GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

O Gás Carbônico é um gás tóxico para o ser humano, por isso precisa ser eliminado; as plantas são indispensáveis na renovação do ar que respiramos, pois captam, durante a fotossíntese, o gás carbônico e produzem oxigênio. O Gás Carbônico é um gás tóxico para o ser humano, por isso precisa ser eliminado; as plantas são indispensáveis na renovação do ar que respiramos, pois captam, durante a fotossíntese, o gás carbônico e produzem oxigênio. Imagem: Jörg Hempel / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

O Gás Carbônico é utilizado pelo homem na fabricação de refrigerantes e de extintores de incêndio. Imagem: Refrigerante de Morango / Kotra / Domínio Público GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

O Gás Carbônico em excesso, causado pela liberação dos es- capamentos de carros, cami- nhões e chaminés de fábricas, pode elevar a poluição do ar, que provoca doenças e danos à qualidade de vida na Terra. Imagem: Mathew Paul Argall / Domínio Público GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

Gases Nobres São chamados de nobres porque existem em menor quantidade na atmosfera e porque não se misturam com outras substâncias. Imagem: Vrysxy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

Gases Nobres OS PRINCIPAIS GASES NOBRES SÃO:

Os Gases Nobres são utilizados pelo homem em diversas atividades. Exemplo: o argônio, o xenônio e o criptônio são usados na fabricação de lâmpadas de vários tipos. Imagem: Silver Spoon / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Gases Nobres

1. QUAL O GÁS QUE EXISTE EM MAIOR QUANTIDADE NO AR? OXIGÊNIO HÉLIO NITROGÊNIO GÁS CARBÔNICO

2. O Oxigênio é importante em nosso organismo porque: a) permite que o nitrogênio seja fixado; b) permite que seja retirada a energia dos alimentos; c) permite o aproveitamento da água; d) permite que o gás carbônico seja eliminado.

3. Relacione os gases nobres com algumas de suas utilidades para o homem: Radônio Gás Carbônico Argônio Hélio É utilizado na fabricação de refrigerantes. É utilizado na fabricação de lâmpadas. É usado em tratamentos contra o câncer. É utilizado para encher balões.

4. O consumo de carnes e ovos, leite e seus derivados permite ao nosso organismo receber um elemento muito importante, que existe em enorme quantidade no ar, mas que nós não conseguimos absorver através da respiração. Esse elemento é o: a) oxigênio; b) gás carbônico; c) nitrogênio; d) vapor d’água. a) oxigênio; b) gás carbônico; c) nitrogênio; d) vapor d’água.

EXPERIÊNCIA 1 COMPOSIÇÃO DO AR - EXISTÊNCIA DE OXIGÊNIO (combustão) Materiais: um prato, uma vela, um copo, água colorida com guache, fósforo. Etapas: 1. Colocar água no prato. 2. Colocar a vela em pé no centro do prato. 3. Acendê-la. 4. Com muito cuidado, emborcar o copo sobre a vela. 5. Aguardar alguns momentos. Agora responda em seu caderno: a) O que você observou? b) Por que isso ocorreu?

EXPERIÊNCIA 2 MATERIAL 1. Bexiga. 2. Água quente. 3. Três colheres de chá de lêvedo. 4. Três colheres de chá de açúcar. 5. Uma garrafa de plástico. COMO FAZER 1. Coloque o lêvedo e o açúcar na garrafa. 2. Jogue um pouco de água quente. 3. Tape a boca da garrafa com a bexiga. 4. Espere algumas horas. O QUE ACONTECE Em poucas horas, na medida em que o líquido da garrafa começa a espumar, a bexiga vai se encher. POR QUE ACONTECE? Porque, dentro da garrafa, tem lêvedo e açúcar, que juntos produzem bolhas de gás dióxido de carbono. O dióxido de carbono faz a bexiga encher. O lêvedo é usado para fazer o pão. O dióxido de carbono que ele libera faz a massa crescer antes de ser assada. Fonte: Acesso em 17/06/2012

EXTRAS DICA DE SITE No site: os alunos poderão aprender a fazer várias experiências sobre o ar e outros assuntos de ciências. DICA DE FILME No filme TWISTER (1995), um casal de meteorologistas enfrenta a força de ventos de mais de 100km/h. Capaz de arrancar árvores, levantar automóveis e destruir praticamente tudo, o furacão é um dos fenômenos mais assustadores da natureza e uma das maiores provas da força do ar atmosférico. CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental Composição Química do Ar

BIBLIOGRAFI A DE CARO, Carmen Maria. Coleção construindo consciências - Ciências. Belo Horizonte: Scipione, Acesso em 18/05/2012http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012. Acesso em 18/05/ Acesso em 18/05/ Acesso em 18/05/2012. DE CARO, Carmen Maria. Coleção construindo consciências - Ciências. Belo Horizonte: Scipione, Acesso em 18/05/2012http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012. Acesso em 18/05/ Acesso em 18/05/ Acesso em 18/05/2012. CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental Composição Química do Ar

n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 2U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Jeremy T. Lock / Domínio Público 130_jump.jpg 29/08/2012 3Vista da lua crescente do topo da atmosfera da Terra / NASA Earth Observatory / Domínio Públ mosphere.jpg 29/08/2012 5Gamekeeper / Domínio Público yser_yellowstone_groot.jpg 29/08/2012 6Jason7825 / Domínio Público l.jpg 29/08/2012 7Aldipower / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Pflant.jpg 29/08/2012 8Ovos cozidos / Eyone / Domínio público JPG 29/08/2012 9Cat from Sevilla, Spain / Creative Commons Attribution 2.0 Generic r_joy.jpg 29/08/ Luc Viatour / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported ing_2_Luc_Viatour.jpg 29/08/ Benji9072 / Domínio Público _structure.png 29/08/ James Gathany / United States Public Domain 29/08/2012 Tabela de Imagens

n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 13Derschueler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 29/08/ Jörg Hempel / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany cis_LC0009.jpg 29/08/ Refrigerante de Morango / Kotra / Domínio Público _soda.jpg 29/08/ Mathew Paul Argall / Domínio Públicohttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:2006_Car_E xhaust_Pipe.JPG 29/08/ Vrysxy / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic Ballon_Parade.jpg 29/08/ Silver Spoon / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 29/08/2012 Tabela de Imagens